sábado, 2 de março de 2019

Que o carnaval vos faça bom proveito...

Não é só em Buarcos, um pouco por todo lado do nosso feliz e querido rectângulo nacional, os foliões podem divertir-se com a programação de carnaval generosamente oferecida pelo dinheiro dos contribuintes.
Portanto, viva a festa e a boa disposição.
Aliás, o carnaval na Figueira já começou ontem em Buarcos. Ao que consta participaram no desfile 1.700 crianças. A iniciativa, dizem, foi solidária e ecológica (com a preciosa participação da Águas da Figueira) e angariou mais de uma tonelada de alimentos para distribuir por duas instituições da cidade.

Para a malta da pesada a festarola começa hoje, com o Desfile Nocturno das Escolas de Samba, pelas 22H00, na avenida do Brasil.
No domingo e na terça feira (3 e 5 de março), pelas 15H00, o Grande Corso Carnavalesco vai decorrer no mesmo local. A entrada para ambos os corsos custa quatro euros. As crianças até aos 12 anos não pagam.
 

Estou naquela altura do ano em que pela natureza da própria coisa,  entro num período de recolhimento espiritual,  deixando a  outros a celebração mundana e pagã que se vai seguir. Já basta o carnaval díário que é este aglomerado de pessoas a que, talvez por equívoco, chamamos cidade.
Portanto, tal como o Tejo nasceu em Espanha e não quis lá ficar, eu, que nasci na Figueira, no carnaval não me apetece por cá andar.
Vou dar uma volta. Lamentavelmente, vou continuar, como desgraçado que também sou, a viver num País onde é sempre carnaval, onde os desgraçados como eu continuam a ser, mais do que esmagados, triturados, por quem manda para encher o rabo (ficava mal escrever cu) a verdadeiros agiotas que fazem  negócios da china com a nossa desgraça, provocada pela nossa mansidão, lassidão, desinteresse e, sobretudo,  os nossos sucessivos erros ....
Quase todos aceitam a ficção que fez caminho da narrativa única. Quem ousa ter opinião diferente está tramado: os bons da fita são os que comem e calam.
Então, até um dia destes. Bom carnaval pra todos. Um dia destes volto...

Sem comentários: