quarta-feira, 6 de março de 2019

João Albino Rainho Ataíde das Neves

Presidente da CIM Região de Coimbra abre conferência dos 20 anos do Euro em Sevilha

"O presidente da CIM Região de Coimbra vai proferir a comunicação de abertura da conferência comemorativa dos vinte anos do Euro que se realiza em Sevilha, Espanha, a 7 e 8 e Março, sob o título “20 Years of the Euro: Achievements and Challenges”.

João Ataíde das Neves, em representação do Centro de Informação Europe Direct da Região de Coimbra (CIED RC) – promovido pela CIMRC -, sublinha que o Euro é “um símbolo de unidade, soberania e estabilidade. A moeda única tem sido uma das maiores histórias de sucesso na Europa: não há dúvidas sobre sua importância e impacto nas duas primeiras décadas de sua história. Neste evento iremos debater e reflectir sobre os principais desafios e conquistas dos últimos 20 anos, mas também sobre o futuro da União Económica e Monetária”.

A conferência que comemora duas décadas de moeda única na UE resulta de uma parceira do CIED RC com o  Centro de Documentación Europea de la Universidad de Sevilla e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e conta com oradores provenientes de várias universidades europeias, nomeadamente António Portugal e o Pedro Bação da Universidade de Coimbra.

O euro foi introduzido no início de 1999, primeiro em formato electrónico na banca e pagamentos, e três anos depois sob a forma de notas e moedas. A moeda comum tornou mais fácil para as pessoas comparar os preços além-fronteiras, fazer compras e viajar, e fazer economias em uma moeda estável. Abriu, também, mais oportunidades para as empresas, pois os custos e a incerteza de lidar com as taxas de câmbio oscilantes desapareceram. O euro é, actualmente, a moeda oficial em 19 países da União Europeia (UE). Desempenha, igualmente, um importante papel internacional: em 2017, foi utilizado em 36% dos pagamentos internacionais, perdendo apenas para o dólar dos EUA (que foi utilizado em 40% dos pagamentos)."

Sem comentários: