quarta-feira, 9 de abril de 2014

Plano de Pormenor do Bairro Novo encontra-se suspenso

Na passada segunda-feira, no decorrer da reunião realizada à porta fechada, foi aprovada a suspensão do Plano de Pormenor do Bairro Novo da Câmara Municipal da Figueira da Foz, publicado pela Deliberação n.º 441/2008, DR N.º35, 2.ª Série, de 19/02/2008, com cinco votos a favor da maioria socialista e quatro votos contra da oposição Somos Figueira.
Este  Plano de Pormenor encontrava-se em vigor desde 2008 e “visava definir as orientações necessárias à preservação e valorização do património edificado”.
Segundo a autarquia, em nota de imprensa tornada pública, foram detectadas “situações de falta de adequação das normas  do plano à realidade”, bem como a “incapacidade” do mesmo em “responder  às novas intenções de uso e ocupação decorrentes de um novo contexto sócio-económico”.
Desta forma, com a suspensão “pretende-se agilizar as intervenções urbanísticas no Bairro Novo, aproximando-as das novas realidades salvaguardando a preservação cultural e patrimonial daquela área”, refere a câmara.
O vereador da oposição João Armando Gonçalves, contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, afirmou: “parece-nos que a identidade do Bairro Novo é uma das grandes mais-valias que a cidade tem. Importa preservar essa identidade e o plano que existia assegurava essa missão, apesar de sabermos que tem alguns erros. A suspensão do plano aumenta o risco de se desvincular essa identidade do Bairro Novo”, disse ainda o vereador da oposição. 

Sem comentários: