quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

O Enterro do Bacalhau na Cova-Gala














Morreu, foi queimado, mas não deixou grande coisa em testamento.

12 comentários:

Unknown disse...

Eis o ENTRUDO em toda a sua pujança e alegria popular e no seu melhor. As expressões genuinas e portuguesas, a verdadeira sátira a uma vida curta e efémera.
O resto são carnavais e para os carnavais já demos! Senão todos muitos de nós. Uma tradição que não se deve perder a de gozarmos connosco próprios.

Anónimo disse...

Quem me dera a mim ter assim um pau daqueles..
Já o tive mas as velhinhas do centro já mo comeram todo, diziam que andavam esfomeadas e depois era so trincas..

Ai se eu agora o tivesse não me escava agora nenhuma rapariga ainda por cima agora elas andam todas despidas, ai se fosse quando eu o tivesse..

Ai que saudades do meu pau..
Tenho que ir ao Dr. Preciso De Ajuda..

Um beijo nas vossas ..... para todas as velhinhas do centro..

Anónimo disse...

As opiniões dividem-se. Para uns o Enterro do Bacalhau realiza-se a seguir à Quaresma, e o que se fazia após o Carnaval era o Enterro do Entrudo.
Para outros não houve distinção dos enterros e ambos não deixam de ser o mesmo, realizando-se na quarta-feira de Cinzas. Seja como seja cá tivémos o nosso Enterro do Bacalhau.
Obrigado Pedro pelo teu esforço...

Já agora meus amigos ainda se lembram das Cegadas, que eram autenticas manifestações de teatro de rua, mordazes e irónicas que criticavam situações locais ou nacionais....

Isso agora a acontecer aqui na nossa Terra seria uma catástrofe tal a falta de chá dos políticos que temos...
Caia o Carmo e Trindade....
Ai ai estes democratas de aviário....

Anónimo disse...

É claro que isto está uma aldrabice pegada.
Meia duzia de bacanos ignorantes aviltam as tradições e trocam o Carnaval pelo Bacalhau. Assim se perdem tradições antigas à mão de mentecaptos ignorantes.
Vejam primeiro o que se fazia e quando. Depois tentem fazer qualquer coisita parecida já que não têm categoria para mais.
Já com as brasileiradas do carnaval foi a mesma porcaria. Ainda bem que acabou.

Anónimo disse...

Não seja radical e mantenha o nível.
O meu amigo até escreve bem e com humor.
Só que tem um problema, creio que incontornável: tem um medo visceral de tudo o que cheire a Povo!........
Mude isso....
Mas como se pode virar aquilo que já existe desde nascença?

Anónimo disse...

ohh pa ke k criticam???? o enterro do bacalhau e as tradiçoes que inda se manteem na cova..! carnaval?? opa isso ja nem ca ha..!

enterro do bacalahu é k rulla..!!

Anónimo disse...

Engana-se, não medo nenhum do que é povo. Tenho medo é da ignorância. Tenho medo que esta prevaleça e adultere o que ainda resta. É o grande azar das tradições, quando estas passam a ser "mantidas" por mais ou menos, de improviso, compreende? O mal, como em tudo, não deve prevalecer sobre o bem. Mas infelizmente assim é e depois vai tudo à vida.
E sou seu amigo? Hummm...

Anónimo disse...

ai credo!!!! isto de darem muitos coprimidos cá no infantario aos velhos Pôis-me a hibernar. AI meus ricos filhos! mas num é que aparecia o pirilau do mê Iselindo! sim sinhora, era dele sim senhora tal e qual. mas qual carnaval qual entrudo aquilo era só pró bacalhau cá da Hortência e olhe ó senhor de menticapo ele não tinha nada ouviu? capo o mê Iselindo não era capo era daquele tamanho sim senhora...ora agora capo num querias tu mais nadinha não? E antigamente atradição também era á mão ah pois claro! as bezes lá tinha queser. Cumu? a hora da medicação? Ah pois claro! lá me vou eu ótra vez hibernar..o raio das infermeiras...

Anónimo disse...

Agora façam a respectiva rebobinação e digam que não tenho razão!!!
Podem não querer dar-ma mas que tenho, tenho...
Quem foi que disse aqui neste blog que não conhecia a Martinha Lacerda entre muitos outros?~Não fui eu pois não?
Lei atentamente os comentários da dita no dia 22/02 ás 17:17 ás 19:33 e no dia 23/02 ás 00:32 e vejam se precisam de explicadores é que se for preciso dou aulas!

O velho com ele

Anónimo disse...

Ahahahahahahahahahahahahahhahahhahahahahahahaha tu queres dar aulas mas não chegas lá nem que te revires todo VELHO...com Ele! Cá a Ti Hortência é quem é e não quem tu pensas que é. Por muito que enxofres as poucas céululas, por muito que dês ò lamirés bai de consulta ò infetalmologista porque andas cum os dois infectados. Olha qe coisa! A gente indigna-se pois! está aqui a velhota a utilizar o computador da infermeira à noite e ás escondidas, já passava da meia noite xim xenhor e ósdepois ah! num se pode é? a confundir cá a velha cum outros..Olha...Olha e logo um velho jarreta... que com ou sem eles mais me parece um gabirú! Se a tua experteza fosse múnsica era de uma nota só. Deixam cá a velha estar descansada que se me solta a lingua vai tudo parar ao caixodré.

Anónimo disse...

santa ignorância......
Como se não houvesse mais que ver e fazer. Cultura e tradição, isto??? Enfim....

Anónimo disse...

A unica pessoa com possivél entrada no caixoné, me parece seres TU.
Não vejo por aqui ninguém que mereca mais isso.

Velho com ele