sábado, 12 de maio de 2018

E também houve futebol...


No rescaldo da "co(m)boiada" na Figueira, Aldeia onde, pelos vistos, é tudo do xerife (por enquanto...)...

Exmo. Senhor Presidente da
Câmara Municipal da Figueira da Foz


Na sequência, das declarações do Sr. Presidente, aos órgãos de comunicação social, relativamente ao Evento designado por “Comboiada”, realizado no dia 8 de Maio de 2018, venho requer a V.Exa, que se digne a prestar os seguintes esclarecimentos:
Assim sendo, no dia 8 Maio de 2018, realizou-se o evento “Comboiada”, inserido na Queima das Fitas de Coimbra, pelo que foi divulgado pela comunicação social, o evento custou na ordem dos 14 Mil euros e alegadamente participaram 1500 estudantes.
A informação prestada por proprietários da restauração Figueirense, foi no sentido de que, não se vislumbrou qualquer crescimento no movimento.
Como tal, as fotos que circulam pelas redes sociais, confirmam e demonstram que o evento foi um “Fiasco”!!!
Assim como, a publicação de vídeos do evento, demonstram que o próprio “contratado” apresentador, o famoso Rui Unas, aproveitou para ridicularizar o evento e a própria cidade!!!
Aguardei uns dias, para que Sr. Presidente Dr. João Ataíde, ou os seus vereadores através dos “Meios de Propaganda da Câmara”, ou através do seu vasto leque de assessores, viessem a publico dar um esclarecimento cabal, da forma onde e como é gasto o dinheiro dos nossos impostos!!
Qual a motivação que levou a que o Sr. Presidente Dr. João Ataíde e seus vereadores na Reunião de Câmara Municipal “Secreta” de 7 Maio (reunião à porta fechada ao publico), para não terem prestado informação, à Oposição, sobre o evento?!
Qual a razão do apoio, não ter sido submetido, à reunião de Câmara 7 de Maio 2018 ?
A responsabilidade política, de apoiar este evento partiu do gabinete da Presidência ou de algum Vereador?
Desta forma, solicito que seja, fornecida toda a correspondência trocada com a Organização da Queima das Fitas e ainda toda a documentação e orçamentos que justifiquem o apoio dos14 mil euros!!
É de lamentar que o Município, o qual transmite ser transparente e isento, tenha este tipo de atuação.
Em termos de comparação a 41º Jornadas Teatro Amador, organizadas pelo Lions Clube da Figueira da Foz, que estão a decorrer até 19 de Maio 2018, sejam somente apoiadas com 2.500 euros!!!

É a forte aposta no associativismo e na cultura no nosso Concelho!!



Figueira da Foz, 11 de Maio de 2018
Requerimento apresentado por Ricardo Silva, vereador PSD do Município da Figueira da Foz

OUTRA MARGEM É UM ESPAÇO DE LIBERDADE

No dia 5 de MAIO, a concelhia do CDS/PP emitiu um comunicado sobre os acontecimentos ocorridos na Assembleia de Freguesia de Buarcos e São Julião. 
Por razões que se desconhecem, foi o mesmo ignorado pela comunicação social que se publica na Figueira da Foz.
A 8 de MAIO foi tornado público na página oficial do partido no facebook.
Via Manuel Mesquita, chegou ao conhecimento deste blogue. 
Fica aqui registada a sua divulgação.


O motivo, é a 1.ª Gala de Mérito Desportivo do Concelho da Figueira da Foz, que se realiza hoje, à noite, no Centro de Artes e Espectáculos. A Concelhia do PSD, em nota de imprensa, que publicamos, acusa o executivo camarário socialista de plágio.


"Ao tomar conhecimento que o Município irá realizar a 1.ª Gala de Mérito Desportivo do Concelho da Figueira da Foz, no próximo dia 12 Maio, no Centro de Artes e Espetáculos, a Comissão Política de Secção do PSD vem relembrar que foi esta gestão socialista, liderada pelo Dr. João Ataíde, que em 2010 terminou um ciclo, de seis anos consecutivos, no qual se procedeu à Distinção Municipal dos atletas que ficaram nos três primeiros classificados, em todas as modalidades, em Campeonatos nacionais.
Considerando que a Câmara Municipal, liderada pelo Partido Socialista, tem governado a Figueira da Foz nos últimos 9 anos sem estratégia, sem ideias, sem apoios para a promoção e divulgação no Desporto no nosso Concelho, exigimos que o Município assuma que vai retomar a Distinção aos Campeões Nacionais, pelo que deverá ficar assente que esta Gala não é inédita, antes o retomar do que foi sempre feito pelo PSD, entre os anos de 2003 a 2009, ou seja, a distinção de atletas.
Assim, ficará bem à atual governação socialista, liderada pelo Dr. João Ataíde, honrar a tradição e não assumir um plágio!"
Figueira da Foz, 9 maio de 2018


Já tive a oportunidade, na reunião de câmara, de esclarecer o assunto. Não reclamamos que seja a primeira vez que a autarquia entrega prémios de mérito desportivo, mas reclamamos o formato, porque é a primeira vez que se realiza uma gala, tendo em conta que uma gala é uma festa”, reagiu a vereadora do desporto, Mafalda Azenha, em declarações publicadas na edição de hoje do jornal AS BEIRAS. 
O PSD entregava as distinções no salão nobre da câmara, ao abrigo do regulamento geral de distinções honoríficas. O actual executivo manteve este modelo, mas no Dia Cidade, além de realizar a gala, a partir deste ano, com mais abrangência, uma vez que distingue mais atletas”, disse ainda a autarca do PS.

Na praia, até uma flor faz um cão feliz!..