quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Até sempre Senhor Coluna, Grande Capitão
Em 1966 tinha 12 anos e já gostava de futebol, do
Sporting e da Selecção.
Tenho presente na minha memória as grandes
exibições do Grande Capitão, o Senhor Coluna, no Mundial desse ano que se
realizou na Inglaterra e que eu vi, graças ao dedicado Director do Marítimo da Gala, o senhor David (o alfaite que me fez os meus primeiros fatos) no velho Clube da Gala, que funcionava, na altura, em
instalações do velho Gaia, frente
ao que considero o ex-libris da minha Terra - a antiga doca da Gala.
Com pesar tomei conhecimento que o Grande
Capitão, o Senhor Mário Coluna, esteio daquele meio campo de ouro da década de 60 do século passado, no Benfica e na Selecção Nacional, morreu hoje.
Descanse em paz Senhor Mário Esteves Coluna, Grande
Capitão.
A ganância ainda vai dar cabo deles caro vereador...
O vereador PS na Câmara da Figueira, António Tavares, hoje
no jornal AS BEIRAS.
“Pretende a Comissão Europeia, em consonância com o Governo português,
que os salários baixem até cinco por cento.
Os objectivos são sérios: baixar o desemprego, aumentar a competitividade
das empresas e reduzir o endividamento do país ao estrangeiro.
A lógica é fácil de entender: a descida das remunerações diminui
o preço do factor trabalho, suscitando mais contratação, reduz os custos de
produção, tornando as mercadorias mais competitivas e mais “exportáveis”, e, com
menos rendimento, baixa o consumo e, por conseguinte, as importações; vista
assim, a economia parece fácil.
O problema é que por trás da sedutora dedução que explica as
diferentes variáveis existem pessoas com necessidades reais. Apesar disto, a
solução de baixar os salários parece ser sempre a forma mais fácil de resolver todos
os problemas que as sucessivas crises vão gerando.
E tal acontece apesar de os empresários estarem preocupados com
a diminuição do consumo, de o Governo afirmar que o crescimento das exportações
está consolidado e de o ministro Pires de Lima referir que o “ajustamento” salarial
no sector privado foi “o suficiente”. Repare-se, no entanto, no seguinte: em
2011, a produtividade real por hora trabalhada era, no nosso país, de 16,5
euros. Na média da zona euro era, quase, 37 euros. Na Holanda, este valor era
de 46,2 euros, em França 45,4, em Itália 32,5 e em Espanha 30,2 euros, para só
citar alguns países. Ou seja, mesmo ganhando pouco, com baixa produtividade, os
custos do trabalho resultam elevados; e lá se vão a competitividade, as
exportações sustentadas, a diminuição do desemprego. Não é, portanto, baixando
os salários que vamos compor a situação; a verdadeira conquista é a da
produtividade e esta depende muito mais de outros factores que o trabalho.”
Pois é: a ganância ainda vai dar cabo deles...
Recorde-se o que desencadeou a crise financeira: o
empobrecimento das pessoas.
Este empobrecimento foi a consequência de o
crescimento da riqueza dos ricos se ter tornado superior ao crescimento total
da riqueza, o que implica que passou a alimentar-se do empobrecimento dos
não-ricos.
Claro que houve os produtos tóxicos, mas isso tudo só
estoirou porque as pessoas deixaram de ter dinheiro para os alimentar - foi aí
que eles se tornaram "tóxicos", antes disso eram fantásticos...
Consta, por aí, que a economia está a melhorar pois as
exportações estão a crescer.
Todavia, sabemos que não é assim...
É óptimo que as exportações cresçam mas não são elas que
marcam a economia - o que marca é o mercado interno.
Nos últimos anos, a crise financeira agravou-se porque os portugueses estão a
empobrecer.
Portanto, presumo eu, a solução não passa por empobrecê-los mais...
Austeridade, para este governo e os interesses que defende, consiste apenas em tirar dinheiro às
pessoas...
A ganância desmesurada ainda vai arruiná-los...
Não é que nunca me tivesse lembrado disto, mas depois de ler que foi dito pela boca deste senhor fiquei mais confortado...
Almeida Santos: "Não foi Costa que o PS escolheu para
primeiro-ministro"!
Professor Marcelo, um visionário
Durante 3 dias, o PSD tentou demonstrar a mais de 900 mil pessoas desempregadas, a 2 milhões de pobres e a milhares de pensionistas e de jovens que emigraram do país que esta nobre e honrada velha nação caminha para o admirável mundo do progresso, do sucesso e da prosperidade económica.
É para isso que devem servir os assessores de comunicação contratados nos últimos tempos,
pois não é fácil explicar a alguém que tem menos salário ou pensão, que não tem
emprego, que emigrou ou que vive na pobreza, que o país melhora consoante mais
degradada esteja a vida de quem nele vive.
Mas, isso, é capaz de ser mais difícil do que muita gente
pensa...
Até as crianças sabem que "Portugal nasceu em Guimarães e o Passos Coelho não presta para nada!"
O professor Marcelo
é que a sabe quase toda e anda muito à frente. Pode mesmo dizer-se que é um visionário.
Compreendem, agora, porque é que ele dedica longos minutos da sua homilia dominical à apresentação de trabalhos que lhe são enviados por crianças de todo o país? O professor não só anuncia o nome dos pequenos autores, como faz questão de mostrar o fruto desse trabalho às câmaras da tv e até atribui classificações e pontuações aos petizes.
Compreendem, agora, porque é que ele dedica longos minutos da sua homilia dominical à apresentação de trabalhos que lhe são enviados por crianças de todo o país? O professor não só anuncia o nome dos pequenos autores, como faz questão de mostrar o fruto desse trabalho às câmaras da tv e até atribui classificações e pontuações aos petizes.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Miséria chic... (II)
![]() |
| Figueira Chic Convidada Ema Sofia |
Trata-se
da Figueira Chic: Convidada Ema Sofia (1).
A
Ema é uma transsexual de enorme coragem que dá a cara e aceita ser entrevistada
no dito programa, explicando a sua experiência. Diz a Ema que acha que “o mundo
não é feito de homens e de mulheres, mas sim de pessoas”. Subscrevo a 1000%.
Acontece
que uma das três entrevistadoras é anti-humana, assim estilo Hugo Soares,
personagem-tipo à la Gil Vicente, bonita por fora e podre
por dentro, uma tal de Olga (para mim uma Jane Doe total até à data e não sou
mais feliz depois de a ter ouvido). Decide – imagine-se! – atacar a
entrevistada e até as restantes entrevistadoras com frases como: “Tenho uma
visão muito pessoal sobre a opção” de ser
homossexual; “A
natureza humana é um homem e uma mulher”; “Todos os desvios dessa natureza
são uma opção”; “A
homossexualidade, a pedofilia são opções”; “A natureza é só uma: um macho
nasce macho, uma fêmea nasce fêmea”; “Vou tentar ajudá-lo a encontrar o caminho certo” (a um imaginário
filho homossexual, espero eu, que nem tod@s devem procriar); “A tua opção [de se tornar transsexual] foi Egoísmo”.
É-lhe
extraordinária a podridão reaccionária, a estupidez ofensiva, camuflada de
esperteza e maquilhagem. Como é que dão tempo de antena a uma personagem da
idade média? É por causa da carinha laroca?! Sinto-me profundamente ofendida
com o nojo que lhe saiu da boca.”
“A
Osga: Chic por fora, Podre por dentro” – uma opinião desassombrada de FILIPA ALVIM, via
Figueira na Hora.
Para
ver o programa clicar aqui.
Termino com as palavras da FILIPA ALVIM, que não conheço, mas a quem aproveito para felicitar pela sua coragem: "os meus sinceros parabéns à Ema e às outras duas entrevistadoras, verdadeiramente humanas, inteligentes e claramente pessoas do séc. XXI."
Francisco Assis, o candidato de Seguro...
![]() |
| daqui |
Defensor de blocos centrais, hábil em despistar-se com
Clios, um discípulo de Blair e outros
cangalheiros da social-democracia europeia na economia.
Francisco Assis está para a esquerda como Paulo Fonseca para
os adversários do FC Porto: é um abono de família...
Um golo na própria baliza
Na minha opinião, a crónica de Miguel Almeida, vereador Somos Figueira, nas
Beiras de hoje, sobre “a força das convicções”, é um golo na própria baliza.
Nomeadamente, refere "o exemplo que o presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal tem dado ao longo dos últimos três anos", isto é, a implementação das chamadas reformas, que mais não foram que retrocessos civilizacionais, sociais
e humanitários.
Essas chamadas reformas nivelaram por baixo, cortando.
Quase todos empobrecemos. Mesmo os que ainda trabalham, empobreceram - rapidamente e em força!
Reformar é outra coisa - é criar eficácia e eficiência para criar
riqueza.
Mas, isso eles não quiseram - nem saberiam fazer.
Passos limitou-se a realizar o óbvio: reduzir Portugal ao seu próprio nível.
Recordo ao Miguel e aos leitores, que Portugal teve no Século XX outro líder carismático que se manteve fiel às
suas convicções, sem transigir, que infundiu respeito e admiração aos seus
seguidores, temor aos seus adversários, sem medo de fazer rupturas, sem bens próprios,
sem vida para além da ideologia que aprendeu a amar, sem uma única dúvida visível,
que se manteve, até ao fim, fiel a si mesmo e ideais de sempre, um homem cujo
traço é o da firme coerência e a determinada fidelidade às suas convicções.
Todos sabemos quem foi e onde conduziu este País...
Fica a citação de parte da crónica do Miguel.
“Cada vez mais as pessoas se afastam da política partidária,
muito por culpa de todos nós, actores políticos, já que muitos não resistem à
tentação de ceder nas mais fortes convicções, trocando-as pelas modas mais
mediáticas, a cada momento. É por isso mesmo muito importante o exemplo que o
presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal tem dado ao longo dos últimos
três anos.
Pode ou não concordar-se com as políticas do Governo, que,
indiscutivelmente, têm sido muito duras para a esmagadora maioria das pessoas, mas
é imperioso reconhecer que nunca vacilou, nunca cedeu ao caminho mais fácil e nunca
teve medo da afirmação das suas convicções.
Este caminho para retirar o país da banca rota em que estava
em 2011 começa agora a ser percecionado como assertivo. Confesso que eu próprio
em muitos momentos tive dúvidas de que este seria o único caminho que nos
restava, mas os indicadores macro económicos que agora são conhecidos validam as
opções de Pedro Passos Coelho.”
O que sobrou do congresso...
Não muita coisa, mas sobretudo a ausência dos discursos e dos conteúdos políticos do congresso do país e as pessoas.
Nuno Morais Sarmento, no sábado, ainda alertou.
"Temos de dizer
aos portugueses como vamos viver".
É necessário ir além das "estatísticas" e das "folhas de
excel" e apresentar aos portugueses
uma "esperança nova que tem que ir mais longe e dizer mais do que a moção
de estratégia" de Passos, com "mais pessoas" e "mais
política" e a capacidade de recuperar o lado "imaterial" da
política e devolver às pessoas a capacidade de "sonhar".
Santana, já na
madrugada de domingo, fez o seu número, mas às tantas perdeu-se e deixou a ideia do vazio de sempre...
Sobrou Marcelo Rebelo de Sousa, o malhador...
E pronto: chegou ao fim o “congresso” do PSD.
Ouvi-lhe chamar também “concentração de mata-velhos”, mas nem me atrevo a abordar esse assunto, pois sei que existem alguns leitores susceptíveis e outros piegas...
Ouvi-lhe chamar também “concentração de mata-velhos”, mas nem me atrevo a abordar esse assunto, pois sei que existem alguns leitores susceptíveis e outros piegas...
2 e 4 de março há Carnaval na Cova-Gala
![]() |
| foto Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui |
Nelson Gafanhão e Mariana Imaginário, Reis de Carnaval de S.
Pedro 2014, “mostraram-se” na tarde de ontem.
O Cortejo Trapalhão vai acontecer no próximo Domingo, 2 e Terça, 4 de março, pelas 15 horas, com início no Largo da Praia...
Depois a Cova-Gala vai brincar ao Carnaval, com o seu desfile "desorganizado" pelos
aldeões.
Portanto, ficam a saber, que por estes lados, nos dias 2 e 4 de março, vai haver trapalhice e
folia, com Rei e Rainha da terrinha (para rimar), a aldeia vai brincar até se fartar...
Carnaval trapalhão, pois então...
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Laranja, mais laranja não há... (V)
No momento em que publico este post, Passos Coelho ainda está a discursar na cerimónia de encerramento do XXXV Congresso do PSD, que se realizou no Coliseu dos Recreios de Lisboa este fim de semana.
Só tenho um comentário a fazer ao que já ouvi...
Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida...
Só tenho um comentário a fazer ao que já ouvi...
Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida. Temos de mudar de vida...
Laranja, mais laranja não há... (IV)
Ontem, pelos vistos, foi dia das
surpresas!..
Segundo o Sol, “os congressistas
preparavam-se para ir jantar quando ouviram anunciar que Marcelo era o próximo
orador. Voltaram para trás para ouvir o momento mais emotivo e divertido do
congresso...”
Marcelo contou que decidiu no avião que o trouxe da Madeira
vir ao congresso. “Vim aqui por uma razão afectiva”, repetiu. Ainda hesitou,
contou, quando uns amigos lhe disseram: “isto vai ser mal interpretado, parece
que te estás a fazer a qualquer coisa”. Mais risos.
Não se ficou pelo registo emotivo. “Já que vim queria dizer
três ou quatro coisas racionais”. Uma delas é que o PSD “continua a ser um
partido livre”. “Eu sou a maior prova disso, quando falo todos os domingos”,
ironizou.
Mas, ontem, houve
mais surpresas!..
Também por lá apareceram Mendes e Santana... Faltou a Manuela para o trio com muita lata ficar completo...
Precisamente o grande Relvas - o tal que ia para o Brasil!..
“O Ecoponto falhou”...
João Vaz,
consultor de ambiente e sustentabilidade, na crónica semanal no jornal AS
BEIRAS.
“Na Figueira da Foz, um concelho
relativamente próspero, as taxas de reciclagem não ultrapassam os 10%. Ou seja,
90% dos “recursos” que deitamos no contentor não são aproveitados. Em Itália e
Espanha, países com cultura cívica idêntica à nossa, há cidades que apresentam
taxas de 50% de reciclagem...”
Os números são os números...
sábado, 22 de fevereiro de 2014
Laranja, mais laranja não há... (III)
Morais Sarmento, no Congresso do PSD: “o PS é uma“telenovela”, o BE a Torre de Pisa e o PCP a RTP Memória”...
E o teu PSD tem sido a desgraça do bolso da esmagadora
maioria dos portugueses!..
Laranja, mais laranja não há... (II)
Até Marcelo está no
Congresso!..
Mas, agora, está a falar
Passos...
Vou dar uma volta.Depois, se me apetecer, vejo o resumo...
Laranja, mais laranja não há...
Via RTP informação fiquei há poucos minutos a saber que Miguel Relvas encabeça lista de Coelho à Comissão Nacional...
E não é anedota!..
O sem abrigo de 33 anos foi detido pela PSP por suspeita de
furto, no passado dia 16, em Lisboa. Presente a tribunal, o juiz constituiu-o
arguido com termo de identidade e residência. Uma ironia do sistema. É que esta
medida de coação não foi concebida a pensar nas pessoas que não têm residência.
O homem detido no Beco da Galheta não tem casa, vive nas ruas, mas fica
obrigado pelo tribunal a não mudar de residência nem dela se ausentar por mais
de cinco dias sem comunicar a nova morada ou o lugar onde possa ser encontrado.
Quando foi detido pela PSP no Beco da Galheta, em Lisboa, o sem abrigo tinha na
sua posse 1165 euros em dinheiro, uma carta de condução roubada e cartões de
memória micro USB. Questionado pelos agentes, disse ter encontrado os bens na
via pública. Os bens foram apreendidos à ordem do Ministério Público.
Felizes por mais uns tempos...
"Julgo que ninguém tem dúvidas de que estamos melhor,
mas pagou-se um preço muito elevado por estarmos melhor", declarou Pedro
Passos Coelho, ontem à noite, na intervenção de abertura do XXXV Congresso
do PSD, no Coliseu dos Recreios de Lisboa, em que fez um balanço dos últimos
dois anos.
Disse o que era aguardado. Esta semana, o PSD tem feito tudo para nos fazer crer que o crescimento da
Economia, deixou de ser incipiente para ser na verdade uma retoma verdadeira e
sustentada.
Para eles e para o CDS, um sucesso.
Para nós, cidadãos portugueses normais, não vai passar de
mais austeridade e fome, como veremos já
a seguir.
Mas eles sabem da poda e montaram o espectáculo com um
cenário de luxo.
Trouxeram a revista The Economist a Portugal para organizar
um Seminário, com estrelas
internacionais do mundo das Finanças, criteriosamente seleccionadas.
Nada ficou ao acaso
na preparação psicológica do espectáculo em cena este fim de semana no Coliseu
dos Recreios: o congresso do PSD de artista único, o cantor falhado e dado pouco à verdade, Dr. Pedro
Passos Coelho.
O ambiente foi
cuidadosamente montado – vão ser narradas muitas estórias, com acusações aos partidos da oposição
e aos sindicatos, que vão passar para o país pelas televisões, rádios e
jornais da maneira planeada pela máquina de propaganda do PSD.
Porém, uma coisa é a ficção e outra a realidade, pelo que
este pode ser o último Congresso laranja
a eleger o cantor falhado Pedro Passos Coelho.
Ele não governa mas
continua convencido que governa, mas a realidade é que não governa e os portugueses conhecem-nos
cada vez melhor.
A esperança e a alegria de viver que o Portugal de Abril nos trouxe, desapareceu com ele.
Mas nada é definitivo e Passos vai sair de cena mais rápido do que pensa.
Entretanto, porém, teremos teatro neste fim de semana.
Nas paredes, desapareceram os cartazes dos concertos. Deram
lugar a uma série de posters com frases de glória e éden: "Mercado de
trabalho recupera!", "Confiança dos consumidores renovou
máximos!", "Exportações continuam a subir!".
Tudo cheio de pontos de exclamação para sublinhar o regozijo
laudatório e fermentado com parágrafos de economês.
O pano subiu ontem à
noite no Coliseu e eles ainda vão ser
felizes por mais uns tempos!..
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Mais um problema para a Europa...
«Vou destruir-te como me destruíste», terá dito ValérieTrierweiler a Hollande...
A apagada e vil tristeza a que chegou o futebol distrital em Coimbra...
O Vigor está indignado com a forma como tem sido tratado
pela Associação de Futebol de Coimbra e seu Conselho de Arbitragem e não foi de modas: pediu a demissão do presidente e do vice-presidente
da direcção da AFC e também do CA.
Recorde-se: tudo começou no jogo Vigor-Poiares, que terminou com a expulsão de seis jogadores locais.
Entretanto, no sábado, no jantar
de aniversário do Vigor, tudo se agravou.
Mário Fernandes, presidente do emblema de Fala, dirigiu-se à
AFC “não a agradecer, antes pelo contrário”, por entender que o Vigor “deve
merecer mais respeito e tem sido mal tratado pelo CA e pela própria direcção da AFC”.
As críticas do presidente Mário Fernandes não caíram bem
junto de Fernando Ferreira, vice-presidente da AFC, que se encontrava presente no
jantar.
No dia seguinte, o dirigente da associação que tutela o
futebol distrital escreveu no seu facebook a seguinte mensagem: “A ingratidão. Foi
como fui brindado numa noite que devia ser de festa, mas substituída por
atoardas e falta de respeito com a instituição que represento”.
Apolino Pereira, o eterno presidente do CA, comentou: “Pois não sei do
que se tratou, mas eu infelizmente sou pequenino, mas com umas enormes costas,
e os comentários dos ignorantes esbarram na couraça da minha indiferença. Há
abutres e mal intencionados em todos os quadrantes. Os cães ladram e a caravana
avança! Força Fernando”.
No mesmo dia, a AFC enviou um faxe ao Vigor, terminando a
reserva de utilização do pavilhão para a realização dos treinos de árbitros de
futsal, mas não sem antes de Horácio Antunes ter enviado um sms a Mário
Fernandes ainda na noite do jantar, com o seguinte texto: “Não tens vergonha nenhuma,
nem educação”.
Confrontado pelo jornal AS BEIRAS com as declarações do Vigor, Horácio Antunes, presidente
da Associação de Futebol de Coimbra, esclareceu: “na altura, transmiti a Mário Fernandes,
sempre com máximo de amizade, porque, além da figura institucional sempre
existiu forte relacionamento de amizade, que não era possível qualquer actuação
por parte da direcção da AFC, porquanto havia relatórios assinados, quer do árbitro
quer de um observador, e que só o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Justiça, em sede própria,
poderiam intervir”.
Foi, aliás, o que sucedeu, disse ainda Horácio Antunes, lembrando os castigos aos “jogadores
expulsos, treinador e dirigentes no banco, todos com a pena mínima aplicável,
porque insultos ao árbitro têm pena de dois a seis jogos”...
Perante isto, que acabei de ler no jornal AS BEIRAS, apenas
tenho a dizer o seguinte: anda para aí muita algazarra e as coisas estão a
correr mal. Mas, nunca se esqueçam, que
ainda podem vir a correr pior...
A promiscuidade entre o futebol e a política é grave, mas,
mais grave que isso, é a própria promiscuidade e a falta de coragem...A demagogia e a propaganda no seu melhor. Não fosse a realidade e o meu voto no PSD estava assegurado...
Na véspera do 35.º congresso do PSD, que começa esta
sexta-feira em Lisboa, o líder da bancada parlamentar Luís Montenegro considera
que "a vida das pessoas não está melhor mas o país está muito melhor" e acredita que os portugueses saberão reconhê-lo nas
legislativas!..
Miró
“Em 1999 fiz uma exposição de pintura, na Galeria da
Livraria Portuguesa, pertencente ao Instituto Português do Oriente, em Macau.
Este facto nada teria de comum com a questão levantada pela
“exportação” de quadros de Miró, não fora a circunstância de me ter sido
exigido, para a saída das telas, de uma declaração, ou licença, da entidade
oficial competente para o efeito, de que os trabalhos poderiam sair de
Portugal. As obras de Miró, um dos maiores pintores do surrealismo, ao lado de
Dali e Max Ernst, ainda ninguém entendeu como “viajaram” legalmente, até
Londres.”
António Augusto Menano, escritor, hoje, na sua habitual
crónica das sextas no jornal AS BEIRAS.
Futebol distrital: no domingo há jogo grande na Cova-Gala
Depois de há dois domingos ter tido uma derrota expressiva
em S. Silvestre (5-1) na jornada do último fim de semana o Cova-Gala folgou.
O S.Silvestre, na
difícil deslocação a Coimbra, venceu um tanto surpreendentemente a
Académica por 2-0, aplicando assim a primeira derrota ao primeiro classificado.
Depois de amanhã, domingo, pelas 15 horas disputa-se a
última jornada desta fase.
Para obter o segundo lugar o Cova-Gala tem de vencer a Académica,
no Cabedelo e esperar que o Vinha da Rainha perca pontos em S.Silvestre.
Neste momento, o GDCG ocupa o 3º lugar com 30 pontos, mais dois que
S.Silvestre, 4º com 28 pontos, menos um
do que o Vinha da Rainha, 2º - 31 pontos e menos oito do que a Académica 1º -38
pontos.Mais pormenores aqui.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
No fundo o reajustamento é isto:
Portugal, como sabemos, é um dos países europeus com mais concentração de rendimentos nas famílias mais ricas: um décimo das famílias portuguesas concentra 27,3% do rendimento global amealhado por todas durante um ano.
Portanto, está-se mesmo a ver que o que Portugal está a precisar é de baixar salários entre 2% e 5%!..
Conclusão e moral da história: os sacrificados são sempre os mesmos - os que trabalham.
Tem sido sempre sempre assim e, pelos vistos, não pode ser de outra maneira...
Tem sido sempre sempre assim e, pelos vistos, não pode ser de outra maneira...
Festival da lampreia e do sável até domingo num restaurante perto de si...
Para sul da Praia do 5º molhe, na Cova-Gala...
Esta foto do Pedro Agostinho Cruz, mostra bem aquilo que quem se deslocar ao local, vê com preocupação: a duna primária entre a Cova e a Costa de Lavos está a desaparecer. O mar há dois meses que entra com facilidade no pinhal.
A foto de cima, do mesmo fotógrafo, data de 2010 e mostra o areal imenso, que se estendia, entre a praia do 5º. molhe, na Cova e a Costa de Lavos.
Era uma paisagem avassaladora, de tão bonita!..
Inspirava ao descanso, à tranquilidade e à renovação do corpo e da mente.
Oxalá que volte a ser assim, natural e bonita.
Os homens governantes, muitas vezes, com intervenções pouco felizes, transformam e estragam.
E o 25 de novembro de 1975 terá acontecido?..
Afinal, parece que o PREC foi muito mais longo do que se pensava...
A acreditarmos no mavioso Vasco Graça Moura, ainda estava em
curso quando Jorge de Sena morreu, em Julho de 1978!
Em Os Irmãos Karamazov, o mais velho deles afirma: "Se Deus não existe, tudo é permitido." Deus existe mesmo para esta súcia que tripudia na política e no espírito, no amor pelos outros, na consciência e na fé, com desenvolto desprezo?
"O ministro Mota denuncia um rosto de santo de altar, atormentado e macerado, como convém à clemência exposta. O ministro Mota não é uma criatura de Deus: é um adjectivo. Diz-se militante do CDS, mas não propende para "democrata-cristão", tendo em conta a violência dos decretos que assina. Será, quando muito, um servente do ideário neoliberal, que tem desgraçado o País e destruído o que de melhor a pátria possui: a história e a juventude. Depois, pelo que se ouve e diz, vai às missas de domingo, acaso pedir as bênçãos do céu e a absolvição a Jesus."
BAPTISTA-BASTOS
BAPTISTA-BASTOS
"Compreende-se a desilusão de Passos Coelho, um jovem forma-se numa das melhores universidades portuguesas lá para os quarenta anos, tem uma carreira brilhante de gestor das empresas de lixo do padrinho e quando está na força da idade sujeita-se a servir o país e nem ganha para umas lascas de bacalhau..."
É pouco, mas é de boa vontade: "Toma lá uma lasca"...
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















