sexta-feira, 14 de abril de 2023

Pocilga em Regalheiras de Lavos: entidades estão a reavaliar decisão sobre o assunto

No passado dia 10 do corrente mês, citando o Diário as Beiras, demos a notícia de um alerta da Câmara, que considera um "atentado contra a saúde pública, uma exploração, instalada na localidade de Regalheiras, que tem gerado reclamações dos residentes." No mesmo comunicado, a "autarquia figueirense alega, ainda, que não respeita o PDM e reclama, em tribunal, a demolição das instalações."
Passados alguns dias, conforme se pode ler na edição de hoje do Diário as Beiras, as "entidades estão a reavaliar a decisão sobre a suinicultura em Lavos".
A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a Autoridade para as Condições do Trabalho e a Administração Regional de Saúde Centro vão reavaliar o processo de licenciamento da exploração de suinicultura instalada em Carvalhais de Lavos. Quem deu a informação foi o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, em declarações aos jornalistas. 
Começou por afirmar que “esta notícia não é má”. E acrescentou: “as entidades falaram umas com as outras para uma nova ponderação, [que] tem de incluir, obrigatoriamente, uma visita ao sítio, porque alguns deles nunca lá foram, e têm de ir”
Como escrevemos acima, na semana passada, a Câmara da Figueira da Foz emitiu um comunicado, no qual alertava para o risco de um “grave atentado contra saúde pública e o ambiente”, caso a exploração seja legalizada. “Quando fiz aquele comunicado, a notícia que tinha é que se preparavam para fazer uma ata a fechar a decisão”, esclareceu Santana Lopes. 
O presidente de câmara da Figueira da Foz considerou que a exploração “não tem condições [para ser legalizada]”.  “É, para mim, inconcebível que qualquer entidade, nomeadamente as do Ambiente e da Saúde, votem a favor da legalização de uma pocilga sem nenhumas condições”
O mau-odor que se faz sentir na vizinhança tem gerado queixas. O processo de licenciamento deu origem a uma demanda judicial, com o Município da Figueira da Foz a opor-se à legalização da exploração de suinicultura, que ganhou em primeira instância. 
Entretanto, a Crigado recorreu da sentença, aguardando-se decisão judicial.

Sem comentários: