quarta-feira, 12 de abril de 2023

Casa dos Pescadores de Buarcos pode vir a ser adquirida pela Câmara

Tal como, via  Campeão das Províncias demos ontem notícia,  o presidente da câmara, Santana Lopes visitou a Misericórdia-Obra da Figueira, a convite do provedor, Joaquim de Sousa. A acompanhar Santana Lopes estiveram os vereadores Olga Brás e Manuel Domingues.

Em representação da autarquia Santana Lopes disse ser uma «visita de trabalho, respeito e admiração com a Instituição com história na Figueira da Foz» e  manifestou vontade de  fazer uma «proposta de colaboração» respeitando todos os valores da cidade e o trabalho feito pelo seu Provedor, um Homem que já foi presidente da Câmara Municipal e desempenhou muitas outras funções administrativas, «sempre com o sentido de procurar o melhor para a Figueira da Foz».

A edição de hoje do Diário as Beiras dá conta que  "na reunião de trabalho, ainda que de forma informal, foi abordada a possibilidade de o município poder vir a adquirir a Casa dos Pescadores de Buarcos, propriedade da instituição.

Para ver melhor, clicar em cima da imagem

«Pode ser importante para os projetos [do executivo camarário] que existem. Primeiro gostava de ir lá. Pode ter interesse. Conversarei com o senhor provedor sobre as hipóteses que se podem levantar e que até admitam um qualquer tipo de colaboração entre as duas instituições», disse Santana Lopes aos jornalistas.

Recorde-se que a Casa dos Pescadores de Buarcos foi adquirida em 2014 por cerca de 450 mil euros. Entretanto, teve obras, tendo em vista a instalação de um equipamento social. Segundo o Diário as Beiras, "será vendido por mais de um milhão de euros, sem mais-valias. As dificuldades com que as instituições particulares de solidariedade social se deparam lavaram a instituição a admitir alienar aquele património."

Santana Lopes frisou, no entanto, que «a câmara tem muitas solicitações e tem uma capacidade de endividamento limitada». E acrescentou: «Não quero dar razões para que digam, no futuro, por uma razão ou por outra, que a câmara não está equilibrada». Sublinhou, porém, que a «área social é prioritária».

«Como diz o senhor provedor, as misericórdias têm sofrido muito com estes anos que temos atravessado. Não é a câmara que tem de socorrer, mas pode cooperar e colaborar. Nós, câmara, temos o dever, e neste caso também o gosto, de ajudar a promover esse trabalho conjunto», disse ainda Santana Lopes.

Segundo o Diário as Beiras, "o município tem prioridade em relação aos diversos interessados na compra do imóvel.

Questionado sobre até quando a instituição vai esperar pela resposta da autarquia, Joaquim de Sousa, respondeu que «a câmara já sabe isso, já lhe foi transmitido». Quanto ao valor da venda, o provedor optou por não avançar com «números que estão falados, mas não estão consolidados."

Sem comentários: