terça-feira, 25 de abril de 2023

URAP - Núcleo da Figueira da Foz, promoveu um jantar comemorativo da passagem dos 49 anos do 25 de Abril de 1974

Foto Jorge Dias
O evento aconteceu na noite da passada segunda-feira, dia 24 de Abril de 2023. Com o "velho" Café Nau (sala emblemática dos chamados "Cafés Tertúlia ou Café Cultural" na Figueira, que tantas recordações traz aos ainda resistententes velhos democratas figueirenses) no limite máximo da sua lotação, o espírito de Abril esteve presente no convívio entre cultores da Liberdade e do 25 de Abril. 
Com Jorge Neves, em nome da Comissão Instaladora da URAP-Núcleo da Figueira da Foz, a fazer as "honras da casa" houve  duas breves intervenções.
Em primeiro lugar, usou da palavra Jorge Dias, membro constituinte do Núcleo da URAP na Figueira da Foz e militar de Abril (em Abril de 1974 era militar no RAP 3, na Figueira da Foz: "registei o que me incumbiram, ou seja, tudo o que fosse motivo de registo fotográfico. Mas houve outras nuances, como a detenção do comandante da unidade, Sílvio Aires de Figueiredo, levada a efeito por mim e pelo capitão Dinis de Almeida, que lhe deu voz de prisão. O comandante não aderiu ao golpe, era uma força de bloqueio, como outras que existiam no RAP 3.)
Depois, Nazaré Teixeira Melo, outro dos nomes que estão na constituição do Núcleo da URAP na Figueira da Foz, protagonizou uma emocianda e sentida intervenção, dada a sua pertinência no momento delicado que atravessamos e o seu elevado valor como testemunho humano.
As intervenções podem lidas na íntegra e as fotos deste encontro de democratas figueirenses que resolveram comemorar juntos o 25 de Abril, podem ser vistas na página do facebook da URAP-Núcleo da Figueira da Foz.

Nota de rodapé: para ouvir uma entrevista dada pelo militar de Abril Jorge Dias, em 25 de Abril de 2013 à Rádio Foz do Mondego e ao Diário as Beiras, clique aqui.

Sem comentários: