domingo, 23 de abril de 2023

António dos Santos Cortina e Jesué Ferreira Ramos, dois heróis "daquela vida do bacalhau, que não era vida para viver, mas sim uma vida para se morrer"...


"Para a História da Cova Gala: A Fuga a dois de Bote para a América (Campanha de 1926)", recordado pelo blog COVA GALA...entre o rio e o mar, é um texto que já conhecia. Li-o há uns anos na "ode à História Marítima Figueirense" que é a obra de Manuel Luís Pata, filho, neto e bisneto de pescadores, que passou a 2ª Guerra a bordo da Frota Branca, praticamente o único testemunho e legado que resta para lembrar a importância que a pesca do bacalhau teve no século passado no concelho da Figueira da Foz: a triologia literária que nos deixou sobre a Figueira e a sua vida ligada à "faina maior"

É uma história mais do que extraordinária, incrível mesmo, que vale a pena ler, especialmente pelas gerações mais jovens. Para eles, o que ficou para sempre escrito por Manuel Luís Pata, deve parecer ficção. Infelizmente não, era a realidade de uma Terra de pescadores há cem anos.

É fácil: basta clicar aqui.

Fica uma foto de Pedro Agostinho Cruz do Senhor Manuel Luís Pata, de finais de outubro de 2013, no decorrer de um agradável café, acompanhado, como era habitual quando nos encontrávamos, de uma  empolgante  conversa sobre  o porto e a barra da Figueira, à mesa do Bar Borda do Rio, na Gala.


Sem comentários: