quarta-feira, 30 de novembro de 2022

93 anos de Mário

 Mário Silva, se fosse vivo completaria ontem 93 anos.

Foto sacada daqui

«...foi um dos maiores artistas portugueses do século XX e um espírito livre. Um artista excêntrico, obstinado, anárquico e contestatário. Nunca obedeceu a qualquer corrente. Assumiu um estilo independente e, não obstante, “conseguiu vingar” - o que, neste país, é obra!»

Desde novembro de 2002, que na praia do Cabedelo, estava perpetuado o nome do falecido Mário Silva, um artista plástico de referência, culturalmente inserido na geração de 1960, que pautou a sua carreira por uma acção cultural, humorística e literária de contestação e crítica à sociedade. 
Com a denominada requalificação do Cabedelo, colocaram-lhe a estátua a um canto. 
Foto via Joaquim Madeira

Não só, mas também por isso, estive ontem a lembrar o Cabedelo e  os 93 anos de Mário Silva. Comemorar, claro, porque Mário Silva continua vivo, apesar dos apesares. Quem "obrou" a aberração da requalificação do Cabedelo nem o passado soube respeitar.
Citando Victor Costa: "Hoje não jantámos, nem houve Última Ceia, nem houve Mestre e Epístolas, nem Musas e Ninfas das Artes.
Hoje, artistas e amigos, entregaram uma flor branca ... e muitas flores coloridas, e muito afecto e muito reconhecimento e muita amizade."

Sem comentários: