segunda-feira, 1 de agosto de 2022

A gestão do ambiente e os campos de golfe

Imagem via Diário as Beiras
Os temas ambientais estão na ordem do dia.
Todos conhecemos o problema da seca que tem a ver, não só, mas também, com a realidade que é a escassez de chuva.

Um dia destes, o presidente da câmara da Figueira da Foz deu conta do seu propósito da implantação de um campo de golfe com 24 buracos, que será projetado para uma zona do concelho, que não revelou. O autarca frisou que, no Centro Litoral, não há campos de golfe, equipamentos desportivos que, segundo Santana Lopes, são “uma razão de atratividade [turística] imensa”.

Todos sabemos que a gestão ambiental na industria do golfe, neste momento, é uma prioridade. Na gestão dos campos, a gestão do ambiente é um custo obrigatório por imposição legal. Para um gestor que queira investir na área, a implementação de um sistema de gestão ambiental num campo de golfe, é reconhecido como um investimento que contribui para a melhoria da performance económica e ambiental do equipamento.
A exploração de um campo de golfe, é uma actividade que, como qualquer outra, gera impactes no meio onde se quer implementar. O campo de golfe terá de integrar-se no sistema de gestão ambiental da zona onde se insere e fazer parte do âmbito da gestão geral. 
Um equipamento para a prática do golfe, não pode ser inserido na paisagem sem ter em conta algumas responsabilidades ambientais, responsabilidades estas que devem constar de um Programa de Gestão Ambiental. 
Estas responsabilidades devem ser compatíveis com a gestão do campo e devem, ao mesmo tempo, ser capazes de dar um contributo válido à protecção ambiental.

Mas, o que é um Sistema de Gestão Ambiental de um campo de Golfe?
Um sistema de gestão ambiental de um campo de golfe, faz parte de um sistema de gestão funcional, que inclui a estrutura funcional, actividades de planeamento, responsabilidades, e procedimentos com o objectivo de implementar, concretizar, rever e manter a política do ambiente. 
É, também, uma ferramenta estratégica para o gestor, que permite identificar oportunidades de melhoria reduzindo ou minimizando os impactes da actividade da empresa sobre o ambiente.
O conceito de Gestão Ambiental nos campos de golfe Portugueses, desenvolveu-se oficialmente a partir de 1995. A evolução deste conceito partiu da fase de exploração e manutenção para a fase de projecto. Este trajecto resultou da alteração do comportamento dos gestores dos campos bem como do público em geral, do aparecimento de nova legislação e da evolução de desenvolvimento sustentável.

Os novos campos de golfe podem incluir muitos dos benefícios ambientais dos campos de golfe já existentes, se forem correctamente localizados, projectados e construídos, respeitando os princípios das correctas práticas de gestão ambiental.
De acordo com a nova lei de estudos de Impacte Ambiental (DL 96/2000, de 3 de Maio);Campos > 18 buracos ou » 45 ha), se o campo se localizar em áreas sensíveis, todos os projectos são sujeitos à avaliação de impacte ambiental.
Questões de sustentabilidade aplicada ao sector do turismo, redução do consumo e desperdícios excessivos, uso sustentável dos recursos, preservação da diversidade natural, social e cultural, formação e sensibilização ambiental no sector do turismo, preservação da diversidade natural, social e cultural, integração do turismo no planeamento, terão de ser tidas em conta para a aprovação do projeto.

Qualquer actividade humana e, naturalmente, também um campo de golfe, tem potencial para melhorar o seu desempenho ambiental. 
A melhoria do seu desempenho ambiental irá incidir sobre um vasto grupo de actividades de gestão. A saber: gestão da água; gestão de efluentes líquidos; gestão de resíduos; ar; ruído; fauna; flora; segurança; paisagem.
Qualquer equipamento que se coloque numa área tem consequências no meio ambiente em redor. O maior e mais flagrante exemplo disso são os molhes que definiram a barra da Figueira. Todos sabemos as consequências.
Portanto, a construção de um campo de golfe vai ter consequências ambientais no território onde for implementado. Um equipamento destes, a ser implementado, tem de ter um Sistema de Gestão Ambiental integrado. 
Cada vez mais, a melhoria do desempenho ambiental, dum campo de golfe ou de qualquer outra actividade humana, é factor primordial.
A começar na gestão e separação do lixo produzido nas nossas casas.

Sem comentários: