terça-feira, 2 de agosto de 2022

Alguém está a perceber a estratégia?

Nancy Pelosi aterra em Taiwan apesar das ameaças chinesas

«A líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi aterrou, esta terça-feira, em Taipé, capital de Taiwan, apesar das ameaças chinesas. Vários caças chineses já atravessaram o estreito de Taiwan, anunciou a televisão da China.

A líder do Congresso, segunda na linha da presidência, é a primeira visita de um alto funcionário norte-americano ao país asiático em 25 anos. Pequim deixou claro que considera esta viagem uma grande provocação, aumentando as tensões entre as duas grandes superpotências mundiais. Nancy Pelosi defendeu esta visita como uma forma de honrar o compromisso com a democracia. "Reafirmamos que a liberdade de Taiwan, e de todas as democracias, devem ser respeitadas", escreveu numa publicação no Twitter.

A imprensa norte-americana avançou, na semana passada, a possibilidade de a viagem à Ásia de Pelosi passar por Taiwan, sendo que tanto representantes militares como civis chineses têm alertado para as possíveis consequências da visita da responsável norte-americana.

A China reivindica soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província rebelde desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para lá, em 1949, depois de perder a guerra civil contra os comunistas.

Taiwan, com quem o país norte-americano não mantém relações oficiais, é uma das principais fontes de conflito entre a China e os EUA, principalmente porque Washington é o principal fornecedor de armas de Taiwan e seria o seu maior aliado militar em caso de conflito com o gigante asiático.»

Sem comentários: