quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Erosão a sul do QUINTO MOLHE: está mais do que na hora de exigir medidas e soluções à engenharia do País

O mar está a invadir a freguesia de S. Pedro. Mas, esta desgraça está a acontecer há muitos anos. Todos os anos. Não só em anos de eleições. Por exemplo, esta foto é de 2015.
A erosão costeira ocorre quando a taxa de remoção de sedimentos é maior do que a de deposição. Inúmeros são os fatores que causam este desequilíbrio entre “o que chega” “o que sai”.
Aqui, a sul do 5º. Molhe, na praia da Cova-Gala, a situação é cada vez mais perigosa e preocupante desde que foi realizada a obra de prolongamento do molhe norte da barra da Figueira da Foz.
Andamos a alertar há vários anos neste espaço para o problema. Temos andado a pregar no deserto, mas a realidade, infelizmente, está a dar-nos razão.
Para poupar tempo e trabalho, destacamos apenas algumas postagens que temos feito ao longo dos anos de existência deste espaço, sobre o tema da erosão costeira na Figueira, para tentar alertar os diversos  "quens" de direito.
Por exemplo, estaestaestaesta, estaesta.
Mas há mais. Basta escrever no canto superior esquerdo a palavra erosão e clicar.

Mais fotos aqui.
Entretanto, decorridos todos estes anos, face à situação no local e como 2017 é ano de eleições autárquicas, registe-se a preocupação da autarquia. 
Registe-se, porém: todos os contributos são importantes. Todavia, a preocupação dos moradores da freguesia de São Pedro, oxalá dê para conseguir perceber que este não é um problema de gestão política ao sabor dos interesses eleiçoeiros dos partidos tradicionais, ou para oportunismos populistas de partidos que se querem implantar no terreno à custa da demagogia fácil, utilizando o medo, que é real, da população, mas sim uma questão vital para as suas vidas e os seus haveres, que exige medidas e soluções à engenharia do País.

Sem comentários: