quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

EM QUIAIOS ACONTECEU O QUE TODA A GENTE SABIA SER A ESTRATÉGIA DO PS: PRAZOS ACABARIAM POR BENEFICIAR O INFRACTOR...

Exclusivo Diário As Beiras: 
"Governo rejeita eleições intercalares em Quiaios"

Claro que isto não teve nada a ver com o facto de terem existido manobras de bastidores, protagonizadas por indivíduos que se mexem bem no aparelho de Estado, através de amizades em lojas e esquinas ao fundo da rua... Pelo que deu para perceber, fizeram-se apenas (o que chegou) as necessárias manobras politiqueiras e  de diversão. 

Na Figueira, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Nada do que vem a seguir a seguir é surpresa ou novidade. É, apenas, mais um facto que merece ser destacado e lembrado.
«A Secretaria de Estado da Descentralização e Administração Local rejeitou o pedido para a realização de Eleições Autárquicas intercalares, solicitadas pela Assembleia de Freguesia, em Quiaios.
A justificação alude à “impossibilidade de se proceder à marcação de eleições intercalares, uma vez que estas não se podem realizar nos seis meses anteriores ao termo do prazo em que legalmente devem ter lugar eleições gerais para os órgãos autárquicos, nem nos seis meses posteriores à realização destas”
É isto admissível numa democracia que pretende ser um regime solidamente implantado na Figueira e em Portugal?
Pelos vistos, para alguns, estes procedimentos, são perfeitamente admissíveis e banais na sua normalidade.
Tal entendimento, só mostra a concepção particular da democracia como regime de país bananeiro ou, no caso, de traficante da droga mais poderosa que existe: o poder. 
Só isso conta. Porque só assim se pode condescender com episódios  tristes como este. Na Figueira, além de uma "crise do regime", temos também e claramente instalada uma crise da democracia. 
Por tudo isto, Quiaios constituiu um teste ao funcionamento da democracia na Figueira. Que falhou? Toda a gente sabia, pois a estratégia do PS foi sempre essa - os prazos acabariam por  beneficiar o infractor.

Não foi bonito. No meio disto tudo, dou comigo a pensar onde ficou, neste caso de Quiaios, a tal ética republicana, tão cara ao PS, pois foi um conceito introduzido no debate político nacional por dirigentes do partido no poder no país e na Figueira. 
Recordo que o político que se comportou com grande elevação e dignidade neste capítulo, dando um exemplo de ética que ainda é recordado, foi António Vitorino. Quando era ministro da Defesa do Governo de António Gutierres, um jornal acusou-o de ter fugido ao cumprimento das suas obrigações fiscais. Perante as notícias António Vitorino apresentou a sua demissão, porque sobre um ministro do Governo não podiam recair suspeitas tão graves, isso apesar de a então Direção-Geral dos Impostos ter esclarecido que António Vitorino tinha cumprido com as suas obrigações. 
Aliás, se bem me lembro, apenas teria sido cometido um erro processual que o prejudicou. 
É assim que os democratas se deveriam comportar. 
António Vitorino deu o exemplo, a partir daí passou a ser uma referência ética para toda a classe política, desde o Presidente da Republica ao presidente da junta de freguesia da aldeia mais recôndita, incluindo Quiaios. 
Por isso, não entendemos porque razão o PS Figueira não retirou as devidas ilações éticas e morais e assumiu as consequências políticas neste caso de Quiaiois. 
Querem que vos recorde o que se passou em 2014 na freguesia de S. Pedro, onde ainda sem julgamento e sentença dos Tribunais, bastou uma notícia de jornal,  para acontecer a demissão do presidente eleito pelo PS, e a seguir a de todos os elementos eleitos pela lista do PS para a assembleia de freguesia?

Afinal como é: a ética republicana para o PS Figueira é uma coisa que se usa avulso? 
A terminar: ficaria mal não desejar felicidades aos futuros autarcas de Quaios...

Sem comentários: