terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Ele anda por aí o velho "tempo novo": agora no facebook...

Via jornal Diário as Beiras
"Santana Lopes, nas últimas semanas, tem escrito diversas publicações no Facebook sobre momentos marcantes do seu mandato na presidência da Câmara Figueira da Foz (1997-2001), sob o genérico “Então vamos lá a isso”, que santanistas figueirenses partilham na mesma rede social. Num dos mais recentes textos publicados, o antigo autarca e primeiro-ministro do PSD defende que quem quiser ser candidato tem de garantir já que se demite dos cargos públicos.
“Quem quiser ser candidato – e se já está aprovado – tem de garantir que se demite já de cargos públicos que exerça. Como eu fiz com a Santa Casa. Se não o fizer, demonstra medo de perder”, defende Santana Lopes na sua publicação no Facebook. A “indireta” pode ser dirigida a Pedro Machado, o nome indicado e defendido pela Concelhia da Figueira da Foz do PSD para liderar a lista do partido à câmara nas próximas Eleições Autárquicas."
Fim de citação.

Como temos tido conhecimento através da imprensa, o nome de Santana Lopes tem sido apontado como putativo candidato apoiado pelo PSD a diversas autarquias – Figueira da Foz, Coimbra, Sintra, Lisboa ou até ao Seixal, uma câmara do distrito de Setúbal.
Tudo isso são notícias que vão aparecendo, cujas fontes não são conhecidas. 
Aliás, creio que ninguém pode garantir se o ex-PSD Santana Lopes e fundador do partido Aliança, do qual entretanto já se desvinculou, está verdadeiraente interesado em ser candidato autárquico, ou se está a resguardar-se para as presidenciais de 2026.
Nota-se a falta de "ideias". Se Santana tivesse algo mais do que garganta, não se andava a arrastar numa penosa agonia política, que já dura há anos, o que é próprio de políticos menores com falta de imaginação.
Mas o mais interessante nesta notícia do Diário as Beiras, por ser  habitual e repetitivo em Santana Lopes, não é sequer o timing ou o conteúdo das mensagens citadas do facebook: é a forma como ele próprio  se enquadra e enquadra terceiros
Ao escrever,  “quem quiser ser candidato – e se já está aprovado – tem de garantir que se demite já de cargos públicos que exerça. Como eu fiz com a Santa Casa. Se não o fizer, demonstra medo de perder”,   Santana visa passar um atestado de menoridade política ao possível candidato à Câmara da Figueira, Pedro Machado, ao mesmo tempo que  mostra implicitamente que, apesar de ainda não ser candidato, se considera desde já num patamar muito superior ao Pedro Machado.
"Santana Lopes  foi  o protótipo do político populista." Como previa Ana Sá Lopes em Janeiro de 2005 no jornal Público, "o fim político de Santana Lopes - que diariamente agoniza aos nossos olhos - está a ser uma tragédia: o homem está a morrer no circo, ao estilo de sacrifício romano. Já nada lhe resta."

Sem comentários: