Recordo uma notícia do Campeão das Províncias, de 12 de Dezembro de 2019.
«Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, defendeu a electrificação da Linha do Oeste, que liga Figueira da Foz a Lisboa, indo ao encontro de uma reivindicação de Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
No decorrer da sessão de tomada de posse dos novos órgão sociais da Associação Comercial e Industrial (ACIFF), o presidente da autarquia pediu o “apoio” de Ana Abrunhosa para desenvolver vários projectos que considera “determinantes” para o concelho, incluindo a electrificação da Linha do Oeste até à Figueira da Foz.
Outros projectos são a ampliação da zona industrial da Gala, localizada a Sul do rio Mondego, a criação de um aeroporto na região Centro, “se possível em Monte Real”, e melhoramentos nos portos comerciais e de pesca locais.
Ana Abrunhosa afirmou rever-se em todos os projectos indicados, assumindo que “a electrificação da Linha do Oeste é absolutamente vital para a competitividade das empresas”.
“Tenho a certeza absoluta que é um projecto prioritário” para o ministro Pedro Nuno Santos, que tutela os investimentos nas infraestruturas ferroviárias.»
«Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, defendeu a electrificação da Linha do Oeste, que liga Figueira da Foz a Lisboa, indo ao encontro de uma reivindicação de Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
No decorrer da sessão de tomada de posse dos novos órgão sociais da Associação Comercial e Industrial (ACIFF), o presidente da autarquia pediu o “apoio” de Ana Abrunhosa para desenvolver vários projectos que considera “determinantes” para o concelho, incluindo a electrificação da Linha do Oeste até à Figueira da Foz.
Outros projectos são a ampliação da zona industrial da Gala, localizada a Sul do rio Mondego, a criação de um aeroporto na região Centro, “se possível em Monte Real”, e melhoramentos nos portos comerciais e de pesca locais.
Ana Abrunhosa afirmou rever-se em todos os projectos indicados, assumindo que “a electrificação da Linha do Oeste é absolutamente vital para a competitividade das empresas”.
“Tenho a certeza absoluta que é um projecto prioritário” para o ministro Pedro Nuno Santos, que tutela os investimentos nas infraestruturas ferroviárias.»
Nesta altura, Dezembro de 2019, já se sabia que a Linha do Oeste ia ser modernizada... Mas, entre Sintra e Torres Vedras... A empreitada ia desenvolver-se ao longo de 43 quilómetros da via no troço entre as estações de Mira Sintra/Meleças (Sintra) e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.
Mais uma vez, o troço Torres Vedras/Figueira da Foz ficou esquecido. Retirando a propaganda política que foi feita ao longo dos anos, nada de novo agora em 2021: "Plano de Recuperação e Resiliência deixa de fora Hospital do Oeste, IC11 e Linha do Oeste"...
Ao longo dos anos, algumas câmaras municipais ainda foram reclamando. Em Janeiro do ano passado, as Câmaras de Alcobaça e Nazaré exigiam ao Governo modernização da Linha do Oeste.
O assunto, por iniciativa do PSD, vai ser abordado na próxima Assembleia Municipal que se realiza na sexta-feira. A Câmara Municipal da Figueira da Foz, não pode alegar que foi apanhada desprevenida.
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