terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

CHEGA de sofrimento, venha de lá essa "intervenção rápida a curto prazo", pois a erosão a sul do quinto molhe da Praia da Cova não pode esperar mais...

Segundo o Diário as Beiras, «está a circular um abaixo-assinado na Freguesia de São Pedro sobre a erosão costeira, que será entregue aos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro e José Duarte, respetivamente.»
Ontem, na reunião de câmara, respondendo ao vereador da oposição Ricardo Silva sobre a erosão costeira na margem sul do concelho, Carlos Monteiro adiantou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “tem sido contactada [pela câmara] para fazer uma intervenção rápida”
Carlos Monteiro avançou, que será depositada areia junto ao quinto molhe antes do verão. “Acredito que, a curto prazo, será encontrada uma solução para atenuar a situação”, acrescentou o presidente da câmara municipal.

A aflitiva situação de erosão costeira a sul do Quinto Molhe, não é de hoje, nem de ontem, nem de 2017, ano da última campanha eleitoral...
Não é por nada de especial, mas por uma simples razão: a situação a sul do quinto molhe na orla costeira da freguesia de S. Pedro continua a ser branqueada e mal avaliada por quem de direito...
Os blogues são mesmo assim, os textos vão-se sucedendo, as ideias vão-se misturando e, aos poucos, a realidade vai sendo esquecida: o mar há muito que está a invadir a freguesia de S. Pedro.

Fazer política partidária com assuntos sérios da minha Terra, não é, nunca foi e nunca será a minha especialidade. 
Não sou ingénuo. Sei que na luta política partidária, em ano de eleições, vale quase tudo. Este ano, ainda vai valer mais tudo...
Tudo se vai cozinhar na sombra. A Aldeia, como sempre, não dará por nada, não sentirá o drama. O terreno é propício e fértil para a intriga e a trama.
Foi assim que foram escolhidos os "eleitos", aqueles que, não se distinguindo em nada de outras tantas dezenas anteriores, são os escolhidos, eleição após eleição, pelos pequenos donos (para uns, para outros deuses...) da Aldeia

Há muito que não tenho corpinho para usar certas vestes e frequentar certos ritos dominicais. 
Na parte associativa, sou sócio das agremiações que sou, desportivas e outras, por convicção. 
Na política, não tenho feitio para estar filiado.
Gosto de dar nas vistas e falar das coisas,  sem obedecer a calendários eleitorais, mas pela importância e pela urgência da causa.
Por isso, não consigo entrar em certos ajuntamentos políticos
A escolha por aqui ou por ali tem tudo a ver com isso e passa  por coisas que não são a minha especialidade: espírito para a trama e para a bajulice, espinal medula quebrada, ausência ou anulação de opiniões próprias.  
Resumindo: ausência de sentido de cidadania.

Entretanto, apesar dos alertas que andam a ser feitos há mais de 15 anos, o Quinto Molhe está assim.
E, essa sim, continua a ser a minha real e profunda preocupação, pois a ameaça que paira sobre a cabeça da Aldeia dura há vários anos e é, cada vez mais, efectiva e real.

Sem comentários: