"A zona baixa da Figueira assenta na relação direta com o Rio Mondego, consubstanciada através da construção de uma frente fluvial urbana no séc. XVIII. Destacam-se as duas praças conquistadas ao rio, que funcionaram como centros vitais de desenvolvimento do comércio e serviços até ao séc. XIX.
A Estação Ferroviária, inaugurada em 1882, data coincidente com a elevação da Figueira a cidade, suscitou uma expansão urbanística planeada que a ligou às praças, uma nova frente de rio de desenvolvimento planeado, com traçado ortogonal, segundo três eixos principais, as Ruas da República, Fernandes Tomás e Av. Saraiva de Carvalho. Juntamente com as praças, estas ruas constituem o que os figueirenses denominam de baixa da cidade.
Ao longo dos anos, com o crescimento da cidade para outras zonas mais periféricas, ou mais próximas da praia, esta baixa foi perdendo a sua dimensão comercial, a população residente ficou mais envelhecida, mantendo, contudo, a maioria dos serviços. Ciente da importância de inverter esta tendência, o município definiu um Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para esta zona, ou seja, uma intervenção integrada de reabilitação urbana, visando precisamente a sua revitalização.
Desde então, motivados pelos incentivos municipais, foram já reabilitados mais de 400 edifícios privados, havendo em curso mais processos alavancados pelas novas políticas municipais de habitação. Queremos os edifícios devolutos reabitados.
Incentivam-se projetos de comércio e hotelaria, estando alguns já em obras ou em projeto. Promovem-se as “Lojas com História”, quase todas situadas nestas zonas antigas da cidade, havendo já mais de 15 candidaturas.
Entretanto, o município resolveu o problema das recorrentes cheias existentes na Rua da República, e na Rua 10 de Agosto, reabilitando todo o sistema de águas pluviais. Melhorou-se o terminal rodoviário e a estação da CP. Disciplinou-se e reformulou-se a circulação automóvel e rotunda e respetivas acessibilidades pedonais de ligação às ruas. Implementaram-se as bicicletas partilhadas que podem circular nas ciclovias adjacentes.
Tudo tendo sempre como objetivo geral a animação vivencial e a revitalização da baixa em particular."
Via Diário as Beiras
A Estação Ferroviária, inaugurada em 1882, data coincidente com a elevação da Figueira a cidade, suscitou uma expansão urbanística planeada que a ligou às praças, uma nova frente de rio de desenvolvimento planeado, com traçado ortogonal, segundo três eixos principais, as Ruas da República, Fernandes Tomás e Av. Saraiva de Carvalho. Juntamente com as praças, estas ruas constituem o que os figueirenses denominam de baixa da cidade.
Ao longo dos anos, com o crescimento da cidade para outras zonas mais periféricas, ou mais próximas da praia, esta baixa foi perdendo a sua dimensão comercial, a população residente ficou mais envelhecida, mantendo, contudo, a maioria dos serviços. Ciente da importância de inverter esta tendência, o município definiu um Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para esta zona, ou seja, uma intervenção integrada de reabilitação urbana, visando precisamente a sua revitalização.
Desde então, motivados pelos incentivos municipais, foram já reabilitados mais de 400 edifícios privados, havendo em curso mais processos alavancados pelas novas políticas municipais de habitação. Queremos os edifícios devolutos reabitados.
Incentivam-se projetos de comércio e hotelaria, estando alguns já em obras ou em projeto. Promovem-se as “Lojas com História”, quase todas situadas nestas zonas antigas da cidade, havendo já mais de 15 candidaturas.
Entretanto, o município resolveu o problema das recorrentes cheias existentes na Rua da República, e na Rua 10 de Agosto, reabilitando todo o sistema de águas pluviais. Melhorou-se o terminal rodoviário e a estação da CP. Disciplinou-se e reformulou-se a circulação automóvel e rotunda e respetivas acessibilidades pedonais de ligação às ruas. Implementaram-se as bicicletas partilhadas que podem circular nas ciclovias adjacentes.
Tudo tendo sempre como objetivo geral a animação vivencial e a revitalização da baixa em particular."
Via Diário as Beiras
1 comentário:
Chamar aquilo terminal rodoviário, só pode ser brincadeira.
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