domingo, 7 de junho de 2020

Quem cuida do passado e da História da Figueira da Foz?

O cansaço que, confesso, cheguei a experimentar com a presença de tantos turistas na "minha" Figueira, agora, virou saudade... 
Mas disso ninguém fala. Sobretudo, da  disponibilidade para a observação, análise e reflexão. Sobretudo, para a conversa. Percebem que estou a falar dos turistas.
Porém, por, vezes somos surpreendidos!..
Texto e fotos via Luís Fidalgo:



"Forte de Santa Catarina. Sempre ouvi dizer que nos espaços envolventes não se podia construir nada mas parece que não é bem assim . Todo e qualquer imóvel de interesse nacional ou público ou municipal tem uma envolvente de 50 metros de protecção. Foi mesmo o ténis club que fez estes campos ? Já tem dois da parte de cima. Aqui anda gato ."


Via Isabel Maria Coimbra:
"Gostaria que os meus amigos sensíveis à História e passado observassem o que é permitido na Figueira da Foz.
Um monumento classificado vendido a retalho?
Estas construções nada têm a ver com o ténis clube. São artigos separados e não cumprem a Lei.
Muito me espanta, por aquilo que conheci do clube durante décadas que o frequentei, fui sócia e participei em Assembleias Gerais, que nada tivesse sido feito para impedir estas aberrações.
O Forte de Santa Catarina deixou de ter interesse histórico?
A DGPC vai ter que enviar resposta com a autorização e parecer sobre este atentado.
Os cidadãos e os contribuintes têm direito a resposta, pois são organismos públicos.
Fica o registo."

Sem comentários: