domingo, 28 de junho de 2020

Terminal Rodoviário (7)

"Em redor daquele espaço são várias as recordações que surgem e, em todas elas, fervilhava vida de diferentes formas. Fui estudante universitária na Figueira da Foz. Foi na Universidade Internacional que me formei em Psicologia.
Foi naquele edifício com paredes rosadas que fiz amizades para a vida!
E bem perto daquele local existia a Universidade Católica.
Com os anos tudo mudou e, de repente, por motivos distintos, fi camos sem nada. Ao longo dos anos o atual executivo municipal tem entretido os fi gueirenses com anúncios sobre um possível regresso do ensino superior ao concelho, aliás no início de 2020 foi noticiada esta realidade, mas o Covid-19 deve ter estragado os planos. E a anunciada Escola do Mar? Ficou pelo caminho?
O que me parece é que voltar a ter a vivacidade dos estudantes, por enquanto, não passa de uma miragem!
A Figueira tem referências históricas e elementos naturais como o mar, o rio, a serra, o campo que nos leva a apresentar diferentes potencialidades que seriam uma mais valia para uma formação académica diferenciada.
O antigo terminal rodoviário encontra-se numa zona central da Figueira e seria uma excelente estrutura para a educação, como já foi noutros tempos, não sendo, como é obvio, o único espaço para o efeito, mas fazendo parte de um projeto integrado de ensino superior.
Se a formação académica voltasse a ser uma realidade, também seria possível voltar a ter mais pessoas na nossa cidade e durante todo o ano. Seria um incentivo à captação de novas empresas e indústria. Impulsionava a economia local. Daria vida à Figueira.
No meio disto tudo só tenho pena de uma coisa, porque nem tudo pode voltar a ser o que era. Bem junto ao antigo terminal existia um freixo que carregava consigo anos de vivências, que assistiu a várias mudanças, mas que, infelizmente, não resistiu à insensibilidade de alguns.
Aquele local precisa de vida e com estudantes iria ter com toda a certeza e se, aquela árvore centenária ainda existisse, tudo faria ainda mais sentido!"
Via Diário as Beiras

Sem comentários: