domingo, 1 de dezembro de 2019

Da série a democracia permite que cada um tenha o que merece... Até a Figueira!

 Imagem via jornal O Figueirense
A Figueira já foi uma cidade e um concelho onde dava gosto viver.
Ainda hoje tem recantos encantadores, para quem aprecia a natureza, a harmonia, o sossego, o sol e o mar.
E se é agradável usufruir da qualidade de vida desses locais, melhor seria se o concelho tivesse tido sorte com os políticos que o povo elegeu, ou com as elites económicas, sociais e políticas.
A Figueira, a sorte que teve com a localização e o eco sistema, não foi correspondida com os que a dirigiram e determinaram o seu destino nos últimos cerca de 40 anos.
Dos primeiros anos da década de 80 do século passado para cá tem tido um azar do caraças. Quem esteve minimamente atento, deu conta da decadência, que não foi travada pelo crescimento do turismo, a nível nacional, ou por alguns negócios de ocasião, como estamos a ver agora com o incremento brutal, selvático e desregulado da "mercearia".

Ao longo dos últimos anos, o Casino da Figueira perdeu importância. O turismo definhou. As pescas estão a atravessar uma crise prolongada. A construção naval desapareceu. A indústria não consegue ser a locomotiva que o concelho precisa. As empresas que temos com algum significado a nível nacional são altamente poluidoras, o que é um contra senso num concelho que deveria ter turismo de qualidade.
Se as elites politicais, sociais, intelectuais,empresariais, industriais e comerciais não estiveram à altura das possibilidades oferecidas por um concelho como a Figueira da Foz, também não deixa de ser lamentável que os figueirenses não tenham sido exigentes para com os políticos, conclaves e interesses de grupo locais.
Os figueirenses, nas suas sucessivas escolhas de lideranças autárquicas, optaram por políticos sem grande visão e sem mundo.
"O poder local, não só se demitiu da sua função de pressionar o Governo, como tentou descredibilizar a cidadania activa."
Continua com a cabeça enterrada no "maior areal urbano da Europa, na verdade, um autêntico desastre ambiental, sem ver o que é óbvio".
Os resultados estão à vista: o concelho está quase todo destruído.
O que resta aos figueirenses?
Talvez, apenas, tentar evitar que seja destruído o pouco o que resta...
Vamos ver se este executivo "consegue desenterrar a cabeça da areia"...

Sem comentários: