quinta-feira, 26 de julho de 2018

Onde está o balneário para a Praia do Cabedelo? 2,64M€ + IVA vai ser quanto custa a intervenção... Tanto dinheiro e não há verba para o essencial?


"Infraestruturar é o grande objectivo da intervenção que vai arrancar em setembro, no Cabedelo, naquele que será um «primeiro passo para a requalificação plena para que seja um espaço de excelência para surfistas e veraneantes».
Palavras do presidente da Câmara Municipal aquando da assinatura do contrato para a realização da empreitada denominada “Requalificação Urbana do Cabedelo”, que foi entregue à construtora Luís Frazão.
Esta primeira intervenção está focalizada em novas acessibilidades, estacionamento organizado e no reenquadramento paisagístico da praça junto à praia, bem como um parque infantil a ser instalado no lado do Cabedelinho. Um projecto que resulta da «concertação com a Administração do Porto da Figueira da Foz, que está em consonância com o Plano de Ordenamento Costeiro e o Plano Praia, que teve que ser compatibilizado com as instalações já existentes e que não põe em causa a prática do surf», sublinha João Ataíde. Aliás, «manter o que de Obras no Cabedelo arrancam em setembro Ordenar e requalificar para potenciar a utilização pública e o surf bom lá existe, proteger a duna, requalificar o degradado e reorganizar» para potenciar o local são os objectivos, realça.
A segunda intervenção já será relacionada com o «reforço da linha do mar».
O presidente refere que, nesta primeira fase de obra, o parque de campismo (em espaço tutelado pela APFF) «mantém-se, com concessão a título precário, mas na fase seguinte sai». Para João Ataíde «não faz sentido que se mantenha ali porque são espaços nobres para alocar um parque de campismo».
Questionado sobre uma futura exploração hoteleira, o edil considera que «o espaço pode ter esse potencial, na zona onde estava o armazém da Foz Nave. Podemos ali capitalizar», disse.
Quanto a esta obra, financiada ao abrigo do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), vai levar ao reforço da duna, a estrada vai passar mais para o interior, com nova rotunda de acesso (a seguir ao novo armazém da Litofish). O estacionamento fica ordenado e vai ser criada uma nova Praça, junto à qual vão estar os bares e a Associação de Surf. «Para que os automóveis não dominem espaços de excelência e a frente marítima fique para a utilização pública», salientou-se na apresentação da intervenção, que esteve a cargo do Director de Departamento Obras Municipais. António Albuquerque adiantou ainda que existe a possibilidade de redefinição da proposta da praça e, consequentemente, da duna. «Existe um levantamento topográfico de 1964, mas há testemunhos de quem lá trabalha de fundo rochoso relacionado com a raiz do molhe e isso tem que ser explorado por nós em início de obra, para a partir daí construir a nossa solução. A praça poderá ter que ter a expressão desse molhe e ser cortada minimamente e ser aí duna», explicou António Albuquerque.
Também a zona do Cabedelinho, praia vocacionada para famílias com crianças, será requalificada com mancha arbórea e um grande parque infantil."
Via A VOZ DA FIGUEIRA

Sem comentários: