segunda-feira, 16 de julho de 2018

Lagoas, uma dádiva da natureza, que apenas precisava de ter sido cuidada ao longo dos anos continua a definhar...

“A recuperação da Lagoa da Vela vem sempre à baila. 
Gostava que as entidades que tutelam a lagoa olhassem para aquele bocado de ambiente natural. A junta é muito pequena para avançar com a recuperação e a Câmara da Figueira da Foz está a envolver-se ao máximo que pode. Mas ainda está tudo em banho-Maria”.
Carlos Batata, presidente da freguesia do Bom Sucesso, que ontem celebrou 33 anos, em declarações ao jornal AS BEIRAS, edição de hoje.

Nota de rodapé.

A propaganda da câmara.
"Situadas um pouco a norte da Figueira da Foz, nas Matas Nacionais, as lagoas de Quiaios são três lagoas endorreicas, todas elas facilmente acessíveis. Rodeadas por abundante vegetação emergente, albergam geralmente um bom número de aves aquáticas, fáceis de observar.
Destaca-se em particular a presença regular de diversas espécies de patos invernantes.
A Lagoa das Braças (também conhecida por Lagoa das Três Braças) é a que se situa mais a sul, encontrando-se envolvida por vegetação densa. O melhor local de observação situa-se do lado ocidental, onde existe um abrigo que permite ver a lagoa. O nível de água na lagoa e muito variável, podendo chegar a secar completamente quando a precipitação escasseia. Havendo água, observa-se o maçarico-bique-bique. Durante o inverno, este é um local de ocorrência regular da garça-branca-grande. A vegetação que envolve a lagoa é geralmente frequentada por toutinegras-de-barrete-preto e pequenos bandos de chapins-rabilongos. Nos pinhais circundantes aparecem o pica-pau-malhado-grande, o chapim-azul e o chapim-real.
A lagoa da Vela é a maior e a mais interessante das três lagoas. Um dos melhores pontos de observação situa-se na extremidade sul, onde é possível observar as aves aquáticas, mantendo o sol pela retaguarda.
O galeirão e o pato-coelheiro, são comuns durante o inverno. Já no outono chega o maçarico-das-rochas, a Chilreta Sterna, entre outros.
No período estival pode ser observada a garça-vermelha e a garça-real."
A realidade.

Lembram-se, para não ir mais longe, do ano passado, quando a Câmara da Figueira da Foz tinha em curso um conjunto de diligências destinadas a promover a reabilitação da Lagoa da Vela?..

Sem comentários: