sábado, 9 de junho de 2018

Mais uma trapalhada a acabar num choradinho?...

"A Feira Internacional do Mar (FIMAR) da Figueira da Foz tinha marcado o seu regresso, após várias décadas da última edição, para o próximo dia 14, na praça do Forte, partilhando o espaço e quatros dias do calendário com a Feira das Freguesias. Entretanto, depois de ter sido anunciada no programa das Festa da Cidade, a organização decidiu adiá-la, para aduzir elementos que dignificassem a “marca” e para não redundar numa tentativa falhada de fazer jus ao prestígio e à história que o certame conquistou na década de 1980. 
Os organizadores, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e a autarquia, decidiram que o melhor seria dar mais tempo, para poderem organizar um evento digno do seu nome e da sua história. 
“A escola constatou que o tempo não era suficiente para organizar uma feira com a dimensão e o prestígio da FIMAR, e optou-se por uma pausa de espera, para, com tempo, se organizar algo compatível com esse prestígio e essa dimensão”, justificou ao DIÁRIO AS BEIRAS Manuel Castelo Branco, presidente daquele instituto. 
O ISCAC e a Câmara da Figueira da Foz mantêm, no entanto, o interesse em retomar a FIMAR. Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, a feira poderá voltar a mostrar as actividades ligadas à economia do mar em setembro deste ano, de 27 a 30, podendo coincidir com a Feira Sabores Terra e Mar, organizada pela Associação Figueira com Sabor a Mar, ou em abril de 2019. 
Entretanto, na próxima semana, Manuel Castelo Branco vai passar o testemunho da presidência do instituto de Coimbra a Pedro Costa, recentemente eleito para o cargo, o que significa que será o novo presidente do ISCAC a liderar o processo. 
Como é que o ISCAC entrou na organização da FIMAR? O instituto, recorde-se, criou a Escola do Mar da Figueira da Foz, na antiga Casa dos Pescadores de Buarcos. Por isso, era o parceiro ideal para o evento, que também terá no programa conferências e debates sobre a economia do mar. Inicialmente, ao que foi possível apurar, terá sido convidado por um empresário local que teve a iniciativa de retomar o certame, convite, esse, que foi reiterado, e reforçado, pela autarquia, quando esta tomou o leme da organização, após a saída do privado da organização."

Via jornal AS BEIRAS

Sem comentários: