quinta-feira, 22 de julho de 2010

Isto está muito pior do que eu pensava

A história está hoje no jornal As Beiras:

“A comissão de festas da Senhora da Encarnação, que se realizam de 8 a 12 de Setembro em Buarcos, foi recebida ontem pelo presidente da câmara, João Ataíde. “Fomos muito bem recebidas e saímos satisfeitas com o resultado da reunião”, declarou Conceição Ministro, porta-voz da comissão, constituída por oito mulheres.
De salientar que a reunião teve lugar um dia depois da oposição (PSD e Movimento Figueira 100%) ter chumbado um apoio de 750 euros que a maioria socialista propusera em sede de reunião de câmara. O chumbo deveu-se à redução drástica das verbas propostas – em 2009 foram atribuídos 10 mil euros – e, sobretudo, porque o vereador António Tavares ter-se-á comprometido a manter as verbas do ano passado.“Comprometi-me que ia fazer os possíveis para manter o montante do último subsídio, mas não garanti que seria atribuída essa verba”, declarou o vereador ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Marcha atrás

Apesar do pacto de silêncio que impera nos interlocutores da citada reunião, o jornal apurou que a autarquia terá garantido um montante equivalente à contratação de Quim Barreiros, que cobra cerca de oito mil euros. Recorde-se que os apoios municipais têm vindo a diminuir, desde que Santana Lopes atribuía 18 mil euros.
Congratulando-se pelo saldo da reunião de ontem, Miguel Almeida, frisou: “não posso deixar de achar estranho a mudança de posição do presidente da câmara, que 24 horas antes se mostrava tão convicto em relação à sua decisão”. Daniel Santos, do Movimento Figueira 100%, também se mostrou satisfeito pelo acordo alcançado entre a edilidade e a comissão de festas da Senhora da Encarnação de Buarcos. Os dois autarcas sublinharam que João Ataíde só fez marcha atrás devido à acção da oposição."

Mas que grande trapalhada, como diria a oposição figueirense...
Ainda que mal pergunte, o papel das Câmaras não é gerir o território concelhio, providenciando os investimentos necessários à melhoria das condições de habitabilidade, mobilidade e qualidade de vida dos seus habitantes?.. O dinheiro público, extorquido aos cidadãos por força de lei, não é um recurso finito, cuja utilização racional não deve obedecer a critérios de estrita necessidade e interesse colectivo?.. A situação financeira da Câmara não é desesperante, por isso mesmo, não deveria, ainda mais, conter-se, em gastos inúteis?..
Perante a postura global das forças eleitas para a Câmara – PS, PSD e Figueira 100%, só me ocorre um comentário: isto está muito pior do que eu pensava.
Parece que não se aprendeu nada com o passado recente!..

Sem comentários: