quarta-feira, 29 de abril de 2015

Os dados são de 2009 e 2010... Que interessante não seria conhecer os valores de 2014, depois de 3 anos e picos de Passos e Portas!..

1% dos portugueses tem 21% da riqueza do país

Depois dos contos governamentais para crianças sobre recuperações fantásticas, a realidade narra-nos histórias diferentes e aparentemente mais credíveis que a literatura infantil cor-de-laranja.
A fonte é a insuspeita Rádio Renascença
Se a riqueza em Portugal representasse 1 euro, 1% da população tinha 21 cêntimos e 99% tinham os restantes 79 cêntimos. Esta é uma das conclusões da tese de mestrado do jornalista da Renascença Paulo Ribeiro Pinto.
"Uma pequena parte da população portuguesa detém muita riqueza, muito património. Essa pequena parte – 1% – detém mais de 21% da riqueza líquida das famílias. Não é que isso esteja fora da média da União Europeia, por exemplo, mas a questão é perceber se essa média é a média que nós, enquanto sociedade, gostaríamos que fosse".
É, segundo o autor, a primeira tentativa para estudar a riqueza das famílias portuguesas.
O estudo foi feito com base no Inquérito à Situação Financeira das Famílias, realizado pelo Banco Central Europeu, com dados de 2009 e 2010.

Sem comentários: