sábado, 2 de novembro de 2013

Na Figueira, a democracia está saudável e recomenda-se...

No passado dia 24 de Outubro, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde, um independente eleito numa lista do PS, tornou público e foi aprovado pelos vereadores da maioria, que os jornalistas e o público só podem estar presentes na segunda reunião de câmara do mês.
Passados 9 dias ficam, para memória futura, as reacções tornadas públicas das principais forças partidárias na Figueira, numa matéria que considero fundamental para a qualidade da democracia na nossa cidade.
PS  - “as acusações de autoritarismo ou absolutismo, por uma reunião de câmara por mês ser fechada ao público, não passam de meras acusações «baratas» para tentar manchar o arranque de um mandato autárquico claramente legitimado pelos figueirenses”.
PSD – “a Câmara não deve nem pode viver fechada em si mesma e a possibilidade das reuniões de Câmara poderem ser descortinadas pelos figueirenses era um reforço entre a ligação de eleitos e eleitores. Desde que vivemos em democracia é a primeira vez que tal acontece.”
CDS – que eu tenha conhecimento, nada a registar.
CDU – que eu tenha conhecimento, nada a registar.
BE – que eu tenha conhecimento, nada a registar.
MRPP – que eu tenha conhecimento, nada a registar.

A partir de janeiro Governo sorteia carros para quem pedir factura

A “lotaria de facturas”  arranca em janeiro.
Para já, vai sortear automóveis.
O sorteio será semanal e destina-se a incentivar os consumidores a pedirem facturas com o seu número de contribuinte.
Para ficar habilitado tem que pedir para incluir o número de identificação fiscal no “recibo”.
Será que foi esta a fórmula encontrada por esta administração do País para dar corpo ao suposto milagre económico em 2014?..
Uma vez que estamos a falar de um casino, que vai abranger todo o território continental e ilhas adjacentes (incluindo certamente as Selvagens e as Desertas...), idealizado para "salvar" o circo em que está transformado o nosso País, com os palhaços pobres a serem cada vez mais, "tá-se" mesmo a ver que, em 2014, vamos ter "uma festança do caralho".

"Transparência"

João Vaz, consultor de ambiente e sustentabilidade, hoje na sua crónica semanal no jornal AS BEIRAS.
“Raramente, nos últimos dez anos, apareceu o nome da Figueira da Foz associado a “boas notícias” nas primeiras páginas de jornais nacionais.
Esta 5.ª feira, o jornal Público noticiava que a “Figueira da Foz é a mais bem posicionada segundo índice que avalia os conteúdos publicados nos sites das 308 câmaras”.
Nos domínios do “urbanismo”, “contratação pública” sabemos que a Figueira melhorou substancialmente.”

Em tempo.
Certamente vagamente relacionado com o que está acima...
Na primeira reunião de Câmara do executivo municipal, actualmente em funções, foi aprovada a distribuição de pelouros pelos vereadores a tempo inteiro.
O “Urbanismo” foi retirado a António Tavares. 
Ana Carvalho, tanto quanto se sabe, inexperiente em funções autárquicas, ficou com este importantíssimo pelouro.
É por este Pelouro que passa o incentivo  e apoio na implementação e na concretização das políticas municipais, actividades e deliberações, definidas no âmbito das Grandes Opções do Plano, para as áreas do planeamento e gestão urbanística no concelho da Figueira da Foz.

Ontem de manhã na Nazaré

Ontem, estive na Nazaré. Na água estiveram Garrett McNamara, Andrew Cotton, Eric Rebiére, entre outros.Tirei a foto acima. O Pedro Agostinho Cruz, a ver o mesmo que eu, tirou estas. Profissional é profissional.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

É só o que consigo escrever...

Vejam. Basta clicar aqui  e  aqui.

Garanto: se um dia tiver um cão vou dar-lhe o nome de Doutor e passeá-lo pela zona do Hospital da Gala...

Vai ser giro, chamá-lo aos gritos no largo da praia do Hospital.
- “Ó Doutor não vás pra aí” -  entenda-se: para o parque a pagar do Hospital  Distrital da Figueira da Foz -  agora, a partir de segunda-feira...
- “Não cagues aí , Doutor… Ó Doutor não faças isso, Doutor...  Não vás por aí, Doutor …. Oh valha-me deus, Doutor... Tu é que fizeste a merda e agora eu é que vou ter que apanhar com ela,  Doutor!..
- “O Doutor não tem emenda, anda muito mal comportado, Doutor... Não mije no pneu do automóvel, Doutor... O estacionamento já é tão caro, Doutor”!..
Ainda vou arranjar um cão e dar-lhe o nome de Doutor...
Um mundo de estórias espera por mim, quando eu tiver um cão chamado Doutor, e o levar até à Praia do Hospital.

Esta nossa barra (IV)

foto Pedro Agostinho Cruz
As comemorações do Dia do Porto da Figueira da Foz começaram na quarta-feira passada, no dia em que se celebraram 47 anos após a inauguração das obras exteriores, com a construção de dois molhes.
A iniciativa decorreu no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.
Entretanto, o molhe norte foi prolongado recentemente.
Este ano, já morreram 6 pessoas na barra da Figueira da Foz.
Os pescadores, em janeiro passado, alertaram para a realidade desta nossa barra...
Os responsáveis – os que projectaram e mandaram executar a obra do prolongamento do molhe norte, apesar dos avisos que foram feitos – continuam alheios à realidade.
Num país a sério, já teria sido mandado abrir um inquérito para apurar o que se passa, na realidade, com a barra da Figueira da Foz...
Alguém tem conhecimento que tenha acontecido tal coisa?..
Quantas pessoas é preciso morrer ainda para que tal aconteça?..
O importante,  é que o primeiro semestre de 2013, para o Porto da Figueira, afirmou-se como o melhor semestre de sempre do cais comercial, relativamente à quantidade de mercadorias movimentadas, ultrapassando a barreira de um milhão de toneladas.
Para o presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), José Luís Cacho   o porto está “a atingir os objectivos que tinham sido projectados para o seu crescimento”. Vamos continuar a trabalhar para conseguirmos atingir os dois milhões de toneladas”.
Pelo caminho, vão ficando as pessoas que vão morrendo nos acidentes marítimos à entrada da barra. Mas, isso, é só um pormenor que preocupa alguns patetas como eu. O importante são os números das toneladas.

aF213


Em transe...

"Apanhei um Taxi. O Taxista estava a ler um livro. Perguntei-lhe o que lia. Era o novo livro do Sócrates! Haja confiança no mundo."
Carlos Zorrinho

Como hoje é dia 1 de novembro...



Tributo a José Carlos Ary dos Santos


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Coincidências


António Lobo Antunes, na Visão:

"Perguntam-me muitas vezes por que motivo nunca falo do governo nestas crónicas e a pergunta surpreende-me sempre. Qual Governo? É que não existe governo nenhum. Existe um bando de meninos, a quem os pais vestiram casaco como para um baptizado ou um casamento".

O guião

O célebre guião, este guião, esta coisita, não é um ponto de partida. A ser qualquer coisa é um ponto de chegada. É o fim da linha. É o epílogo que arrasa as últimas aparências que ainda sobravam sobre este grupo de estagiários que o país teve a infelicidade de eleger. É a prova documental de que o Governo não sabe o que está fazer – cumpre metas contabilísticas impostas externamente –, e nem imagina para onde irá a partir daqui.

Daqui

Um citação e uma pergunta e o "bem dos figueirenses"...

Cito: 
- “temos que entender que nos dias de hoje os municípios vivem num ambiente de concorrência entre si, e o momento em que alguns assuntos estratégicos podem ser tornados públicos, deve ser detalhadamente estudado e programado”.

Pergunto: 

- sendo este o verdadeiro motivo da decisão de vedar o acesso ao público e à comunicação social a uma das reuniões mensais, será que ainda teremos aqui a justificação para o atraso ou, mesmo, a não publicação das actas das reuniões estrategicamente realizadas à porta fechada?..

aF212


Política figueirense!..

"O deputadinho por Coimbra" 
O PS da Figueira reagiu à tomada de posição pública da concelhia PSD local e publicou um comunicado sobre a “coisa”.
No documento, o Secretariado concelhio do PS da Figueira da Foz afirma que “as acusações de autoritarismo ou absolutismo, por uma reunião de câmara por mês ser fechada ao público, não passam de meras acusações «baratas» para tentar manchar o arranque de um mandato autárquico claramente legitimado pelos figueirenses”
É desta forma, que o PS começa por reagir ao comunicado da Concelhia do PSD publicado esta semana.
Os socialistas acrescentam que “a transparência na gestão da coisa pública não se mede pelo número de reuniões abertas ao público”. E “a prova disso”, acrescenta, “está na gestão de 12 anos do PSD, relativamente aos quais muitos dossiês ainda continuam por explicar, apesar de, nesse mesmo tempo, as duas reuniões serem abertas ao público”.
Tendo sido assim – e foi – pergunta-se: para quê então a peregrina ideia de fechar ao público e aos jornalistas uma das duas reuniões de câmara deliberativas que se realizam em cada mês?..  
Continuando a citar o comunicado do Secretariado local do PS, liderado pelo deputado e  vereador João Portugal, a decisão do executivo camarário deve-se “ao recato que algumas matérias delicadas exigem”.
Cá para mim, a Câmara apercebeu-se rapidamente do negativo que era para a Figueira, num país como Portugal, a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), ter colocado a nossa cidade no primeiro lugar do ranking da transparência municipal, entre as 308 congéneres portuguesas, cuja média é de 33 pontos, numa escala de 100.
O estudo apresentado em Lisboa, segundo  nota de imprensa do gabinete da presidência da câmara, foi feito com base no levantamento da informação disponível nas páginas oficiais das autarquias na internet. A da Figueira da Foz obteve uma classificação de 61 pontos, conquistando, deste modo, o primeiro lugar no “pódio” da transparência municipal.
Isto, realmente, é transparência a mais.
Com a crise que  atravessamos, houve  que tomar medidas de  austeridade urgentes nesse sentido...
O guião foi apresentado e aprovado na reunião camarária do passado dia 24 do corrente, quinta-feira, pelo presidente Ataíde.
Vou procurar estar atento à próxima reunião da Assembleia  Municipal.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em nome do Outra Margem, quero agradecer ao Santana, ao Sócrates, ao Portas, ao Miguel, ao Ataíde, ao Tavares, ao Monteiro, à Ana, ao Portugal... Bem, havia tanta gente para agradecer... A verdade é que, sem eles, seria difícil manter este blogue...

“Agradeço a todos os figueirenses que depositaram a sua confiança nas listas do Partido Socialista e que apostaram em avançar com confiança. Tudo faremos para estar à altura do desafio e para vos servir da melhor maneira. “

Purga no PSD

PSD quer expulsar 396 militantes que apoiaram adversários nas autárquicas...Mas,número total pode ultrapassar os 500!.. 
Sentidos pêsames às vítimas.

Grandes primeiras páginas, ou as grandes conquistas, habitando nas pequenas, por um instante... (II)


Lembram-se desta imitação barata de Barack Obama?..

Em 2011, Passos era um homem feliz e apaixonado. Para o comprovar, abriu a porta do apartamento em Massamá e nem as suas quatro cadelas foram poupadas - apesar de velhotas lá tiveram de entrar na campanha para as legislativas. 
E é assim que o seu Governo lhes agradece. 
Passos é um ingrato!..

A “coisa” ainda vai dar muito que falar e escrever...

Pela primeira vez, depois do 25 de Abril de 1974, um executivo camarário PS, com maioria absoluta, tendo como presidente de Câmara o Dr. João Ataíde, votou, para passar a vigorar daqui para a frente, que os jornalistas e o público só possam estar presentes na segunda reunião de câmara do mês.
Entretanto, convém não esquecer, que  a “coisa”  para ser aprovada teve o voto a favor de João Portugal, Carlos Monteiro, João Ataíde,  Ana Carvalho e António Tavares, as abstenções de Azenha Gomes e João Armando Gonçalves e um único voto contra, o de Miguel Almeida. ..
Anabela Tabaçó,  como se pode ver na foto Figueira na Hora, não participou nesta sessão.
Para mais tarde recordar, pois a “coisa” ainda vai dar muito que falar e que escrever...
Uma Câmara Municipal é um órgão democrático do Poder Local, onde o presidente só consegue impôr a sua vontade se tiver o apoio ou a conivência da maioria dos vereadores.

Toda a verdade sobre cães e gatos

“Apesar das notícias assustadoras sobre a nova legislação a propósito dos animais de companhia, foi uma noite tranquila cá em casa: o Portas foi ao caixote e depois adormeceu no sofá, a Cristas esteve horas a ronronar e nem sequer comeu, o Pires de Lima já sabe mudar de canal com uma das patas de trás e o Aníbal, como sempre, lambeu uns e outros abanando o rabo. Se continuarem assim, pode ser que a vizinhança não ladre por aí o que não deve e o Governo até ponha ovos logo que regresse aos mercados. Eu, pianinho, cocei a orelha esquerda e fui-me deitar.”

terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Se não tivessem chumbado o PEC4, os portugueses poderiam ter em suas casas cães e gatos com fartura."

- José Sócrates

Vendedores da banha da cobra

foto Pedro Agostinho Cruz
Durante anos - estávamos no tempo do Sócrates, primeiro ministro - trabalhei à noite em Coimbra.
Tive oportunidade de conhecer Coimbra a altas horas da noite e da madrugada.
Encontrei seres humanos abandonados, deitados no chão, cobertos por jornais, cobertores velhos, sujos e rotos  e caixas de cartão. Ao viajar pelas pelas ruas, encontrei  estas pessoas, alta madrugada, completamente desligadas do mundo, enquanto a cidade descansava.
Chuva, sol, vento e frio - aquele frio vindo dos lados da Lousã - e eles, indiferentes, continuavam a repousar sobre o cimento duro das arcadas dos prédios – o mais duro dos leitos-  num sono tão profundo que chegava a  imaginar que sonhavam.
Mas, o que poderiam sonhar estas pessoas?
Agora, que tenho tempo para  percorrer  a Figueira, de dia,  cada vez encontro mais lojas fechadas, casas abandonadas, pessoas a desesperar e desiludidas.
É a actualidade do meu país e da minha cidade.
Entretanto, com a chegada da troika, cresceu  a instabilidade, o medo, a incerteza, a tristeza - nossa e dos nossos amigos e conhecidos.
Todos os dias aumenta o desemprego, a pobreza, a fome, a austeridade, o fosso entre classes sociais.
Mas, pelos vistos existe outro país: o do milagre  dos vendedores da banha da cobra!

Vêm aí mais problemas para os animais...

Planeamento canino...

Encontrados os corpos dos dois pescadores que ainda estavam por aparecer...

O corpo do último dos pescadores desaparecidos no naufrágio à saída da barra da Figueira da Foz foi encontrado nesta terça-feira a sul da praia do Osso da Baleia, Pombal, disse à Lusa fonte da autoridade marítima. 
Nesta terça-feira de manhã, outro corpo havia sido encontrado a três quilómetros a norte da Praia do Pedrógão, tendo sido accionada uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Leiria para o local cerca das 8h, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
Via Público

Esta nossa barra... (III)

Extracto de uma carta do VELHO SENHOR NA FOTO, publicada no dia 26 de Março de 2007, no “Diário de Coimbra”, pág. 8, na secção Fala o Leitor, com o título: “Erosão das Praias”:
Manuel Luís Patafotografado por Pedro Agostinho Cruz,
  no decorrer de um agradável café, acompanhado, como é habitual
 quando nos encontramos, de uma  empolgante  conversa sobre
 porto e a barra da Figueira, à mesa do Bar Borda do Rio, na Cova-Gala
"Foram estes “Molhes” que provocaram a erosão das praias a sul da Figueira, e foi o “ Molhe Norte” que originou a sepultura da saudosa “ Praia da Claridade”, a mais bela do país. Embora seja de conhecimento geral, quão nefasto foi a construção de tais molhes teimam em querer acrescentar o “Molhe Norte”, como obra milagrosa… Santo Deus! Tanta ingenuidade e tanta teimosia!... Quem defende tal obra, de certo sofre de oftalmia ou tem interesse no negócio das areias!...
É urgente contratar técnicos credenciados, de preferência Holandeses, para analisarem o precioso projecto elaborado pelo distinto Engenheiro Baldaque da Silva em 1913, do qual consta um Paredão a partir do cabo Mondego em direcção a Sul, a fim de construir um Porto Oceânico junto ao Cabo Mondego e Buarcos. Este Paredão, sim, será a única obra credível, não já para o tal Porto Oceânico mas sim para evitar que as areias vindas do Norte, se depositem na enseada, que depois a sucessiva ondulação arrasta-as e deposita-as na praia da Figueira, barra e rio."


Na Figueira, há mais de 100 anos que os engenheiros se dedicam a fazer estudos para a construção de uma barra.
Passando ao lado, para já, do projecto do Eng. Baldaque da Silva, por este defender a construção de um Porto Oceânico (recorde-se: em 1914 foi aprovado na Assembleia de Deputados um estudo que previa a construção  de um “Paredão”, a partir do Cabo Mondego em direcção ao sul. Infelizmente, ficou na gaveta...), temos:
1 – Em 1874-1875 procedeu-se à construção de um molhe, com grandes blocos de cimento, na praia do Cabedelo, a oeste das casas de férias da Direcção Geral dos Portos. Estes blocos estão enterrados, pelas obras que entretanto  foram  executadas. Esta obra decorreu sobre a responsabilidade do eng. Adolfo Loureiro.
2- Em 1929, surge novo projecto também em blocos, mas mais a norte. Não se sabem ao certo as razões que levaram a abandonar  a ideia anterior, mas presume-se que tenha sido para estreitar a barra e, assim, aumentar a corrente no decorrer da vazante, para permitir que as areias pudessem ser arrastadas para o mar.
Isso, levou a que o canal de navegação  fosse deslocado para norte,  onde existem lajes no fundo, o que limitou a tão desejada profundidade desta nossa barra.

Depois desta segunda obra, os pescadores e os figueirense passaram a chamar aos blocos abandonados e que pertenciam ao anterior projecto, “os blocos velhos”.
O projecto do ponto 2 é o que definiu a barra que temos hoje. Tiveram de rebentar  parte da laje do fundo e as dragagens são constantes. Mesmo assim, a Figueira continua a não ter um porto capaz e eficiente –  neste momento, principalmente para os barcos de pesca que operam a partir da Figueira.   

Entretanto,  apesar de algumas  vozes discordantes – principalmente de homens ligados e conhecedores do mar e da barra da Figueira – foi concluído o prolongamento do molhe norte.
Os resultados, infelizmente, estão à vista: este ano já morreram seis pessoas à entrada desta nossa barra.
As dragagens  realizadas na enseada, na barra e no rio, na opinião de Manuel Luís Pata – velho e teimoso lutador contra as obras que têm sido feitas, nomeadamente o prolongamento do molhe norte, a que chama a obra “madastra”, fazendo alertas para o que iria acontecer – são a “principal causa da assustadora erosão da costa marítima, principalmente e S. Pedro de Moel para o norte”
Ao contrário de Leixões, cujo molhe está curvado a sul, mas  está construído em local fundo, onde por isso o mar não rebenta, na foz do Mondego, devido ao constante assoreamento provocado pelas areias que vêm do norte, o mar rebenta mesmo á saída da barra, tornando-a na opinião de muitos pescadores com quem convivemos todos os dias, neste momento, a pior barra do país para os pequenos barcos de pesca.
Como evitar isto?
Na opinião de Manuel Luís Pataum exemplo de perseverança, só há uma alternativa: “fazer o molhe a partir do Cabo Mondego para sul, o que não só serviria de barragem às areias, como também abrigaria a zona do Cabo Mondego e Buarcos, evitando-se assim as investidas do mar na marginal e que ainda há pouco tempo causaram importantes estragos na zona da Tamargueira."

Como me tem dito ao longo dos anos o velho e experiente Homem da foto acima, nas inúmeras e enriquecedoras conversas que ao longo da minha vida com ele tenho tido, e que foram a base deste texto,  “a Figueira nasceu numa paisagem ímpar. Porém, ao longo dos tempos, não soubemos tirar partido das belezas da Natureza, mas sim destruí-las com obras aberrantes. Na sua opinião, a única obra do homem  de que deveríamos ter orgulho e preservá-la, foi a reflorestação da Serra da Boa Viagem por Manuel Rei. Fez o que parecia impossível, essa obra foi reconhecida por grandes técnicos de renome mundial. E, hoje, o que dela resta? – Cinzas!..

Língua de trapos...

Manuel Maria Carrilho exige dinheiro a Bárbara Guimarães

A Assembleia Geral da Naval realizada ontem

A Assembleia Geral da Naval convocada essencialmente para aprovação do Relatório e Contas de 2013, realizou-se  ontem, como estava previsto, contudo, as contas não apareceram.
Falta de informação e passagem de dados contabilísticos pelos anteriores contabilistas aos actuais não permitiram a elaboração do Relatório e Contas,.
Por outro lado o aparecimento (uma hora antes do inicio da Assembleia) de uma notificação de uma acção de pedido de insolvência acabou por fazer surgir uma nova proposta.
Nuno Cardoso, antigo diretor desportivo da Naval 1.º de Maio e da Naval SAD, pediu a insolvência da associação. A novidade foi anunciada, na assembleia- geral  do clube, primeiro pelo contabilista e depois pelo próprio, que participava na reunião na qualidade de sócio.
A notificação chegou uma hora antes da AG, que começou às 19H30. O antigo director reclama salários em atraso e o pagamento de despesas do clube pagas pelo próprio, cujo valor não revelou.
Segundo se pode ler na edição de hoje do jornal AS BEIRAS, vários sócios solicitaram à mesa que fosse divulgado o nome do credor que pedira a insolvência e Nuno Cardoso tomou a iniciativa de assumir a sua autoria.
Nuno Cardoso afirmou que o presidente da comissão administrativa da Naval, Aprígio dos Santos, não quis negociar o pagamento das dívidas em causa, recusando-se a recebê-lo para discutirem o assunto.
Ao que o antigo diretor disse ainda, o dirigente só conversou com ele depois de saber que o tribunal lhe dera razão. Recorde-se que Nuno Cardoso trabalhou no coletivo da Figueira da Foz entre 2007 e 2010.
A Mesa propôs à Assembleia que fosse votada a permissão para que a actual Comissão Directiva “possa se assim o entender” avançar para um Pedido Especial de Revitalização (PER)
Esta proposta trouxe alguma discussão, já que um grupo de sócios entendia ser prematuro avançar para o PER sem conhecimento exacto da situação financeira do clube, outro entendia que o PER poderia ser a salvação do clube.
A proposta da mesa foi aprovada com 16 votos a favor, seis contra e nove abstenções.
Outro assunto que suscitou alguma discussão teve a ver com o seguinte: “desconhecimento da Comissão Directiva se o Génova liquidou (ou não) uma prestação de 260 mil euros mediante um acordo de pagamento que deveria ter ocorrido no dia 30 de Setembro.
Este assunto refere-se ainda à transferência de Diego Ângelo da Naval para o Génova em que o clube italiano foi condenado a indemnizar a Naval 1º de maio em 560 mil euros em duas tranches de 280 mil euros uma a pagar em 30 de Setembro e outra a pagar em 2 de Dezembro.”
Neste sentido foi aprovada uma proposta para que a Comissão Directiva da Naval peça informação ao TAS (Tribunal da FIFA) através da F P F para se saber se a verba em causa foi liquidada.
Na Assembleia Geral de ontem, foi aprovado ainda um voto de reconhecimento à Camara Municipal pelas obras de Requalificação do Campo de Treinos e um voto de pesar pelos falecimentos de António Cavaco e Rui Alves.     

Nota:
Texto escrito a partir de dados recolhidos no blogue Marcha do Vapor e jornal AS BEIRAS
Fotos sacadas ao Marcha do Vapor.

Lei da limitação de mandatos: só por isto, já valeu a pena....

Via O País do Burro:
"Na primeira reunião do mandato, o novo executivo camarário de Braga, liderado por Ricardo Rio (PSD) anulou a decisão tomada em Maio pela anterior maioria (PS), contrariando uma opção que foi polémica por envolver edifícios que estavam hipotecados por familiares do anterior presidente da câmara, Mesquita Machado, por ser um negócio cujo interesse público é, no mínimo, duvidoso e por Mesquita Machado ter participado na primeira votação em que o negócio foi aprovado, no valor de 3 milhões de euros, apesar de estar legalmente impedido, uma vez que a transacção envolvia e beneficiava a filha." 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PSD LANÇA CRÍTICAS A INÍCIO DE SEGUNDO MANDATO DE JOÃO ATAÍDE

Pelo que conheço, em poucos concelhos,  deste nosso Portugal,  passámos a ser tão mal atendidos como  na Figueira da Foz.
Começo  a pensar se não passaram a tratar os figueirense como lixo,  de propósito...
Alguns estão de parabéns, a começar pelo presidente, passando pelos vereadores da maioria e pelos dois abstencionistas do PSD.
Neste caso, honra seja feita ao Miguel – o único que votou contra e, hoje, como presidente da concelhia do PSD figueirense, emitiu o seguinte comunicado que, graças à Figueira na Hora tomei conhecimento e divulgo, pois isto "está a começar mal"...

 «Comprometendo-se com a continuidade de uma oposição séria e responsável, na senda do que empreendeu ao longo dos últimos quatro anos, a Comissão Política de Secção do PSD da Figueira da Foz, felicitando o Dr. João Ataíde pela sua reeleição à Presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, manifesta total estranheza pela forma como este parece ter depreendido a leitura dos resultados eleitorais do final do passado mês de setembro.
Assim, e depois de ter anunciado, no ato da tomada de posse, um programa de intenções em muitos aspectos desfasado do que timidamente havia anunciado durante a sua campanha eleitoral mas muito próximo do Compromisso Eleitoral que a Coligação “Somos Figueira” profundamente divulgou e explicou, eis que somos surpreendidos pela forma autoritária como determinou a proibição da presença de público e jornalistas em parte das reuniões da Câmara Municipal, sob o pretexto da reserva que alguns assuntos devem merecer.
A Câmara não deve nem pode viver fechada em si mesma e a possibilidade das reuniões de Câmara poderem ser descortinadas pelos figueirenses era um reforço entre a ligação de eleitos e eleitores. Desde que vivemos em democracia é a primeira vez que tal acontece.
Manifestamos também total estranheza pelo facto do reforço do Gabinete do Presidente da Câmara da Figueira da Foz obrigar a um recrutamento externo aos Quadros do Município para o lugar de secretário, onerando assim injustificadamente o mesmo, quando se verifica que, no seu interior, há pessoas igualmente qualificadas para o bom desempenho daquelas funções.
Finalmente, perguntamos: confundiu o Dr. João Ataíde maioria absoluta com absolutismo? Estes tiques de autoritarismo, claramente contrários a uma cultura de democraticidade há muito característica da vida municipal figueirense e exemplo que dávamos ao País, são resultado de desorientação ou de falta de estratégia?
É caso para dizer: “Está a começar mal!...”

Que portentosa foto!..

Sobre esta foto do Pedro Agostinho Cruz a Associação Portuguesa de Bodyboard diz isto: "talvez uma das fotos mais expressivas que vimos até hoje".
Até eu, que não sou nada atreito a estas coisas, manifesto o  orgulho que tenho por constatar o profissionalismo e o talento deste sacana, que conheço tão bem, pois além de tê-lo visto crescer como ser humano, acompanhei os primeiros passos que deu no fascinante mundo da fotografia!..

Naturalmente que isto nada deve ter a ver com o facto da França ter um playoff a disputar!..


“O presidente da UEFA, o francês Michel Platini, sugeriu hoje o aumento do número de seleções presentes no Campeonato do Mundo de futebol de 32 para 40...”