"O Governo de Portugal e o Governo da Europa perderam o contacto com os seus cidadãos. Para quem não desiste da sua cidadania, outrossim dela faz alimento da alma, a raiva e o desespero dominam. Só me contém a noção dos meus limites e da minha mortalidade. Mas sofro. Sofro com tantos que sofrem às mãos de devoristas.
O pior de Portugal não é a dívida em si. É o que foi feito com a dívida contraída. Não edificámos com ela uma economia competitiva e produtiva. Não tornámos sustentável um débil Estado social, que agora soçobra às investidas dos devoristas. Instituímos, tão-só, um perene cartão de débito internacional, que alimenta a sofreguidão da “mercadotecnia” dominante. Até o presidente da República traveste, de modo repugnante, o juramento que fez em mercantilismo primário, anunciando que a constitucionalidade ou não do orçamento não é assunto de Direito, mas de custos. Para ele, o mais honesto entre os honestos, os compromissos de honra prescrevem se os custos forem altos.
O orçamento do Estado para 2014 é de uma desumanidade aviltante. A chamada consolidação orçamental proposta soma mais 3.900 milhões de euros aos 15.000 dos últimos dois anos. A simples papel molhado ficaram reduzidos os pronunciamentos de Paulo Portas, que garantiu não vir mais austeridade. Desta feita, a “revogação” vale 612 milhões de euros. Coisa pouca. Depois de ter pulverizado a classe média e aumentado exponencialmente o desemprego e a emigração dos mais preparados, Passos Coelho investe agora sobre os salários de 600 euros mensais. O Governo de Portugal e a “troika” que ele representa, que não o povo, que devia proteger, têm a mesma atitude perante os portugueses que os donos mantinham relativamente aos escravos: então, alimentavam-nos minimamente para que pudessem trabalhar; agora, permitem-lhes que vivam para pagar impostos. Não terminará bem esta negação da realidade. E já que terá de vir a explosão social, é duro dizê-lo, mas que não tarde. Basta!"
Santana Castilho - Professor do Ensino Superior. Para ler o texto na íntegra, clicar aqui.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Na despedida dos 100%
| foto Pedro Agostinho Cruz |
Caros Amigos
Chegou ao fim o mandato que o Movimento Figueira 100% há quatro anos se comprometeu perante os figueirenses levar até ao fim, de forma empenhada, na constante defesa dos interesses de todos, com sentido de responsabilidade, na Câmara e Assembleia Municipais e nas freguesias.
Quero, na qualidade de presidente em exercício da Associação que teve origem no movimento, agradecer a todos a disponibilidade com que se empenharam ao longo do mandato e que permitiu atingir o inegável sucesso do projecto. Agradecimentos que se estendem também aos nossos apoiantes e eleitores que nele acreditaram.
É certo que o mesmo não teve sequência. Não importa agora dirimir as razões pelas quais o Movimento não se apresentou de novo às eleições, pese embora a conjuntura favorável que o poderia ter determinado.
Sem que tal fosse um objectivo ou que constituísse uma intenção, não tenho dúvida que a história política da Figueira da Foz referirá no futuro esta nossa participação cívica.
Estou certo de que cada um de nós continuará a participar com o mais elevado espírito de cidadania nas iniciativas que cada um entenda servir os interesses da cidade e do concelho.
O futuro é desconhecido. Não sabemos o que virá.
Quem sabe se de novo cá estaremos noutra ocasião, com a mesma atitude cidadã, em espírito de serviço, para participar também com o nosso contributo para uma melhor Figueira da Foz.
Um grande e sentido BEM HAJAM a todos.
Daniel Santos
Cortes, que nos querem fazer crer que são "poupanças"...
Salário 2013 (7h)
|
Salário 2013 (8h)
|
Salário 2014 (8h)
|
Corte real (€)
|
Corte real (%)
|
620,00 €
|
708,57 €
|
603,66 €
|
-104,91 €
|
-17,4%
|
800,00 €
|
914,29 €
|
769,14 €
|
-145,15 €
|
-18,9%
|
1.000,00 €
|
1.142,86 €
|
947,86 €
|
-195,00 €
|
-20,6%
|
1.500,00 €
|
1.714,29 €
|
1.370,79 €
|
-343,50 €
|
-25,1%
|
2.000,00 €
|
2.285,71 €
|
1.760,00 €
|
-525,71 €
|
-29,9%
|
3.000,00 €
|
3.428,57 €
|
2.640,00 €
|
-788,57 €
|
-29,9%
|
4.000,00 €
|
4.571,43 €
|
3.520,00 €
|
-1.051,43 €
|
-29,9%
|
E não vão ficar por aqui...
E que tal dar aos gases o verdadeiro nome...
"Já imaginou uma vaca de mochila às costas? E com um tubo ligado directamente a um dos seus quatro “estômagos”? É precisamente isso que uma equipa de cientistas argentinos pretende fazer, para recolher os arrotos das vacas. Tudo para ajudar a reduzir os gases com efeito de estufa emitidos pelos bovinos." - (via Público)
Em tempo.
"Arrotos? Arrotos saem pela boca. Neste caso, os gases saem pelas traseiras. São as peidocas, caro jornalista. Vamos chamar as coisas pelo nome!" - (comentário de um leitor)
Em tempo.
"Arrotos? Arrotos saem pela boca. Neste caso, os gases saem pelas traseiras. São as peidocas, caro jornalista. Vamos chamar as coisas pelo nome!" - (comentário de um leitor)
Ontem, no Prós e Contras...
Jorge Reis Novais, Professor Associado do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa deu, ontem à noite na RTP1, em horário nobre, uma aula de Direito Constitucional e Direitos Fundamentais aos "meninos" João Almeida (deputado do CDS/PP) e Ricardo Arroja (aprendiz de feiticeiro).
Espero que tenham aprendido alguma coisa, pois o Professor não vai durar sempre...
Espero que tenham aprendido alguma coisa, pois o Professor não vai durar sempre...
Estes publicitários são cá uns exagerados!..
«A CGTP deu aos portugueses heroína e agora quando quer dar a cocaína já não consegue criar excitação».
(Marcelo Rebelo de Sousa, naquela coisa da TVI, terminando a declaração com o seu mais alucinado sorriso, de olhos esbugalhados e boca aberta, mimando o espanto do sábio de depara com a Verdade).
A elegância da palavra! A profundidade da metáfora! A agudeza da análise! Olhai a grandeza de Marcelo, o que lê dois livros por dia (garantem os que, nunca tendo lido um livro, não medem bem o disparate), o que dorme duas horas por dia (uma por cada livro), o campeão do apotegma saloio, o intelectual orgânico da direita rastejante.
Via Aventar
RAPAZES MODERNAÇOS...
No passado sábado, no Fogueteiro, Seixal, apanhei com um fulano destes num restaurante, à hora de almoço, na mesa ao lado!..
Mais motivado fiquei para a travessia da Ponte 25 de Abril.
“Reformados? Cortem nessa cambada de inúteis que andam a viver à custa do orçamento”; “viúvas? A tomarem chá das cinco e a receberem o dinheirinho ao fim do mês”; “greves? Lá vem essa seita de gente bem remunerada a dar cabo da economia do país. Vejam lá se os desempregados fazem greve?”; Tribunal Constitucional? Bando de socialistas e comunistas que não querem perceber que não há dinheiro para pagar luxos”.
Estes rapazes nasceram fora do seu tempo. Se tivessem nascido há 60 ou 70 anos não precisavam de gritar, como gritam. Viviam na paz e no sossego do seu “ambiente natural”.
Mais motivado fiquei para a travessia da Ponte 25 de Abril.
“Reformados? Cortem nessa cambada de inúteis que andam a viver à custa do orçamento”; “viúvas? A tomarem chá das cinco e a receberem o dinheirinho ao fim do mês”; “greves? Lá vem essa seita de gente bem remunerada a dar cabo da economia do país. Vejam lá se os desempregados fazem greve?”; Tribunal Constitucional? Bando de socialistas e comunistas que não querem perceber que não há dinheiro para pagar luxos”.
Estes rapazes nasceram fora do seu tempo. Se tivessem nascido há 60 ou 70 anos não precisavam de gritar, como gritam. Viviam na paz e no sossego do seu “ambiente natural”.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Marcelo diz que Cavaco não vai pedir fiscalização do orçamento...
Pudera!..
E porque é que haveria de pedir?
Por acaso, o orçamento vai prejudicá-lo em alguma coisa?..
E porque é que haveria de pedir?
Por acaso, o orçamento vai prejudicá-lo em alguma coisa?..
Óh Portas: tu conheces pobres?..
Paulo Portas, disse que o "direito de manifestação" está "consagrado" em democracia, mas lembrou que "os mais pobres" não se manifestam e "não aparecem na televisão".
Por isso não os conheces!..
Só conheces o que aparece na televisão...
Tu imaginas lá o que é a vida real?..
Por isso não os conheces!..
Só conheces o que aparece na televisão...
Tu imaginas lá o que é a vida real?..
João Ataíde já definiu as ideias para o segundo mandato e a entrega dos pelouros pelos vereadores da maioria
| foto daqui |
João Ataíde, o independente reeleito numa lista do PS, já definiu as áreas de intervenção do seu segundo mandato.
Na tomada de posse, o
presidente da Câmara da Figueira da Foz adiantou que, nos próximos quatro anos,
vai “prosseguir a consolidação financeira, manter a eficiência, rapidez e transparência dos serviços municipais, intervir no espaço público e nos equipamentos, melhorar a qualidade de vida no concelho e incrementar o desenvolvimento”.
Segundo a
edição de hoje do jornal AS Beiras, João
Ataíde já terá feito a distribuição de pelouros pelos vereadores que constituem
o seu executivo.
Assim, António Tavares deverá deixar de tutelar o Urbanismo
e o Ambiente, Cultura e assumir a Educação, esta tutelada
por Carlos Monteiro durante o mandato anterior.
Por seu
turno, Carlos Monteiro deverá ficar com o Ambiente, entre outros pelouros.
A Ana
Carvalho, João Ataíde poderá delegar, também, o Urbanismo.
Por sua vez, João Portugal, ao que tudo indica, será o rosto do Turismo e do Comércio.
Por sua vez, João Portugal, ao que tudo indica, será o rosto do Turismo e do Comércio.
domingo, 20 de outubro de 2013
«Ricciardi sugere suspensão no pagamento das PPP para evitar novo resgate»...
Isto, afirmado por gente fina, que anda ultimamente a mudar de opinião, é outra coisa...
«(...) em 2014 vamos passar a pagar 1,6 mil milhões de euros nas PPP, nomeadamente com a entrada do serviço da dívida das rodovias. Não sei se não era possível renegociar mais um ano ou dois desse serviço da dívida. Não é deixar de pagar, mas se houvesse uma maior carência nesse serviço da dívida, isso poderia ser uma compensação».
«(...) em 2014 vamos passar a pagar 1,6 mil milhões de euros nas PPP, nomeadamente com a entrada do serviço da dívida das rodovias. Não sei se não era possível renegociar mais um ano ou dois desse serviço da dívida. Não é deixar de pagar, mas se houvesse uma maior carência nesse serviço da dívida, isso poderia ser uma compensação».
sábado, 19 de outubro de 2013
Protesto da CGTP encheu duas pontes em Lisboa
| foto antónio agostinho |
Fotos de Pedro Agostinho Cruz, aqui.
A mudança em S. Pedro, freguesia
Em São Pedro, freguesia, ao fim de 20 anos, termina hoje um ciclo. Como tudo na vida teve coisas boas e coisas negativas.
À hora em que a cerimónia protocolar está a acontecer, encontro-me a cerca de 200 quilómetros - em Lisboa.
Por isso, ao contrário do que era meu desejo e propósito, não vou poder estar
presente no acto de posse do novo
presidente da junta de freguesia de S.
Pedro.
20 anos é muito tempo. Mas, não para a minha memória.
No princípio, estive com o presidente que, hoje, cessou funções.
Afastei-me, quando notei que se começava a sobrepôr, na minha opinião, ao colectivo que o
levou ao colo. Começou aí o "efeito eucalipto"
Os últimos 8 anos tornaram isso mais visível: secou tudo à volta.
Quem não se revia no “grande líder”, era por mais colectivo e menos one man show, foi saindo.
Os últimos 8 anos tornaram isso mais visível: secou tudo à volta.
Quem não se revia no “grande líder”, era por mais colectivo e menos one man show, foi saindo.
Não confundo, nunca confundi e espero nunca confundir, pessoas com ideias.
Não combato, nunca combati, não ataco e nunca ataquei
pessoas, mas sim as ideias e as posturas políticas que as originam.
Mesmo que as pessoas - e não me estou a referir a ninguém em concrecto - sejam de baixo carácter, ou mal formadas ética, moral e democraticamente.
Confesso que por amor
à minha Aldeia, a Cova-Gala, gostava de ter visto sair o veterano autarca que
hoje cessa funções, depois de 20 anos de dedicação à sua e minha Terra, por cima - sobretudo, com dignidade institucional.
Espero que isso tenha acontecido.
Como escrevi aqui em 6 de setembro de 2009:
“Sem demagogia, tenho consciência dos poderes limitados de
uma Junta de Freguesia.
Mas, também tenho consciência, e não esqueço, que o
Presidente de Junta, é a autoridade máxima em São Pedro, freguesia.
Não só por isso, mas também por isso, tem de ser a primeira
entidade a intervir e a incentivar na defesa dos interesses de São Pedro,
freguesia.
Seja no que for, quando se fala São Pedro, freguesia, quando
se discute São Pedro, freguesia, quando se reivindica ou se alerta para a
resolução das carências de São Pedro, freguesia, o que deve estar sempre em
primeiro lugar é o POVO e os verdadeiros interesses da Terra.
Não estamos em tempo de promessas ocas e balofas.
O tempo é de reivindicar aquilo que São Pedro, freguesia,
tem direito, não só como Terra turística, que, em parte, é, mas, sobretudo,
como freguesia urbana, que realmente é.”
Hoje, consequência das eleições do passado dia 29 de setembro, muda um ciclo que durou 20 anos e que permaneceu igual a si próprio até ontem...
A grandeza das pessoas, nomeadamente dos políticos, passa também por saber sair a tempo, em alta e com dignidade.
A grandeza das pessoas, nomeadamente dos políticos, passa também por saber sair a tempo, em alta e com dignidade.
Mas, isso, hoje, já não interessa para nada - é apenas passado.
Não tenhamos ilusões, estamos noutra realidade, acabou o tempo da construção, da "obra" despesista e da megalomania.
A partir de agora, o que interessa é o futuro.
Felicito o António Samuel, que hoje inicia um dos maiores desafios da sua vida, num momento novo da nossa vida colectiva, enquanto País, desejando que faça um bom trabalho em prol daqueles que, tal como ele, gostam de viver na Cova-Gala.
Não tenhamos ilusões, estamos noutra realidade, acabou o tempo da construção, da "obra" despesista e da megalomania.
A partir de agora, o que interessa é o futuro.
Felicito o António Samuel, que hoje inicia um dos maiores desafios da sua vida, num momento novo da nossa vida colectiva, enquanto País, desejando que faça um bom trabalho em prol daqueles que, tal como ele, gostam de viver na Cova-Gala.
Fica, também, uma
palavra de saudação para o António Lebre,
que vai encabeçar, na nova assembleia de freguesia, a sempre necessária e imprescindível oposição.
Grosso modo, a democracia é, mais coisa, menos coisa, isto.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Porque é que não foi de vespa?..
| Esta já foi a segunda vez que Mota Soares sofreu um desmaio |
Ministro Mota Soares desmaia em avião
O resto é conversa da treta
Nenhuma razão aceitável permite ao governo proibir a manifestação de amanhã, da CGTP, na ponte 25 de Abril. Porque algumas cabeças estão um pouco baralhadas, não há, em Portugal, manifestações "não autorizadas". Por uma razão simples: as manifestações não carecem de autorização. Por razões históricas, a Constituição da República (sempre essa excêntrica) e a lei portuguesa dão ao direito de manifestação uma enormíssima latitude (da mesma forma que protegem de forma bastante firme a liberdade de associação, de imprensa ou de expressão). É mais uma razão para se ter orgulho de ser português.
Esta vitória do governo, impedindo uma manifestação legal (penso que foi a primeira vez que isto aconteceu com a CGTP), é só mais um passo para o ambiente de medo e apatia que pretendem impor ao País. Mas mesmo do seu ponto de vista, fazem mal. Quanto mais limitarem a ação das organizações tradicionais (como os sindicatos), através dos meios habituais (as manifestações), mais promovem protestos espontâneos, inorgânicos e incontroláveis. Pensando bem, talvez até seja mesmo esse o seu desejo.
E, agora, aguarda-se que a resposta não fique esquecida *...
* Mário Soares, como eu, você, ou qualquer outro português, para ser mais sério que Cavaco "tem de nascer duas vezes, duas vezes..."
Miseráveis
Conta-se em poucas palavras.
A Segurança Social está a enviar cartas aos beneficiários do
subsídio de desemprego e de doença para que devolvam uma parcela da prestação
referente aos meses de agosto e setembro.
Em causa estão os cortes de 6% e 5% que estas prestações
enfrentam desde o mês de julho, mas que a Segurança Social não acomodou nos
pagamentos efectuados.
A carta, que está a ser enviada diz que houve um
"pagamento indevido" e que por isso, os beneficiários têm 30 dias
para devolver a verba em causa.
Em tempo.
Sou um dos atingidos.
Já sei que vou ter de pagar, pois eles têm a faca e o queijo
na mão.
Mas, a mim não me enganam.
A culpa não foi da Segurança Social.
A meu ver, foi o
governo que não autorizou que este processamento de cortes fosse feito antes
das eleições.
Agora, que os parvos
já votaram, logo a seguir veio a factura.
Pela minha parte, lá foram mais cento e tal euros num mês...
Fomos portugueses... Agora, somos europeus miseráveis!
Ao contrário do que pensava fazer, amanhã lá estarei em
Lisboa...
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Andava desaparecido há vários dias!..
Todavia, entretanto, o secretário-geral do PS, António José Seguro, escreveu nesta quinta-feira uma mensagem no Facebook reafirmando a sua determinação no combate à pobreza.
No dia da apresentação do Orçamento do Estado apenas emitiu um comunicado, deixando a apreciação do PS ao OE a outros membros da direcção...
Portugal precisa é de boas ideias
Proposta
Ponto 1 e único
O CAGÓMETRO: instalação em todos os serviços,
a fim de que os dirigentes possam controlar o tempo perdido pelos funcionários
nas idas à casa de banho e o volume das descargas do autoclismo, contribuindo
para a racionalidade dos gastos e o aumento da produtividade da Função Pública.
Eventos figueirenses - a conquista do nada *...
"Um javali de médio porte está a ser procurado na praia da Figueira da Foz depois de ter abalroado esta manhã uma viatura numa rua da cidade, disse à agência Lusa fonte da PSP.
A mesma fonte explicou que o animal, com cerca de "40 a 50 quilogramas", foi avistado na praia da Figueira da Foz, estando, cerca das 13:00, a ser procurado por elementos da Polícia Marítima.
"Já estiveram envolvidos na operação de caça agentes da PSP e dos Bombeiros Municipais, mas depois de ter sido avistado na praia, onde deverá estar refugiado nas pedras dos molhes, passou para alçada da Polícia Marítima", adiantou.
Segundo a PSP, o animal abalroou uma viatura na Avenida do Brasil, cerca das 07:00.
A fonte referiu também que o javali foi avistado pela primeira vez na praia da Figueira da Foz "há alguns dias", tendo sido fotografado na quarta-feira.
Para já, a PSP não emitiu ainda nenhuma recomendação à população."
Actualização.
O animal já foi abatido...
* Logo agora, que já acabou a época balnear...
Actualização.
O animal já foi abatido...
* Logo agora, que já acabou a época balnear...
Pela minha parte - estejam completamente descansados - tudo farei para preservar a dignidade devida à instituição Presidência da República...
![]() |
| carta de um simples depositante, sacada daqui |
No Público, "Cavaco reitera que única relação que teve com o BPN foi a de depositante"...
Como rapaz educado que me orgulho de ser, sou incapaz de chamar mentiroso ao mais alto magistrado da nação.
Porém, há quem não tenha esses pruridos!
A gente sabe, embora não queira acreditar, que isto não vai acabar bem!..
Não sou, nunca fui, admirador de Mário Soares, mas isso não impede que, desta vez, tenha tido a curiosidade de ir ouvir este seu desabafo...
Foi-nos feita uma declaração de guerra e nós não estamos a lutar...
| foto Carla Olas |
"A fome de uns é a fome de todos" - ler aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)














