sábado, 26 de janeiro de 2013
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
In dubio pro reo
Depois de ter feito desaparecer 1 165 freguesias pediu hoje a demissão…
A demissão do governante segue-se a ter sido notificado na passada segunda-feira pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra de um despacho de acusação pela alegada prática, em 2008, enquanto presidente da Câmara de Penela, de um crime de "prevaricação de titular de cargo político, de forma a que um primo em segundo grau fosse o escolhido para o cargo."
Segundo o jornal i "o esquema terá sido montado “em inícios do ano de 2008”, quando Paulo Júlio decidiu abrir um concurso interno para o cargo de chefe da Divisão de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude. O primo, Mário Duarte, já era funcionário da autarquia de Penela há mais de 20 anos. Sabendo que o primo era licenciado em História de Arte, o secretário de Estado terá excluído todas as outras licenciaturas da lista de requisitos. De seguida terá decidido que o júri do concurso seria composto por ele próprio, um jurado na área do Desporto e um ex-professor do primo. Terá ainda proposto que o factor “experiência profissional” fosse especialmente valorizado: Mário Duarte já trabalhava no sector da cultura e património e o presidente propunha que a esse factor fossem atribuídos 12 valores acrescidos de 1 valor por cada ano suplementar. No final, quando chegou a altura das entrevistas, também terá sido Paulo Júlio a decidir quais as perguntas a fazer. No final, feitas as contas, os únicos dois pontos da avaliação em que Mário Duarte teve melhores notas que a outra candidata foram precisamente a entrevista e a experiência profissional. Nas habilitações académicas e na formação profissional, a outra candidata teve melhores resultados.
Segundo o jornal i "o esquema terá sido montado “em inícios do ano de 2008”, quando Paulo Júlio decidiu abrir um concurso interno para o cargo de chefe da Divisão de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude. O primo, Mário Duarte, já era funcionário da autarquia de Penela há mais de 20 anos. Sabendo que o primo era licenciado em História de Arte, o secretário de Estado terá excluído todas as outras licenciaturas da lista de requisitos. De seguida terá decidido que o júri do concurso seria composto por ele próprio, um jurado na área do Desporto e um ex-professor do primo. Terá ainda proposto que o factor “experiência profissional” fosse especialmente valorizado: Mário Duarte já trabalhava no sector da cultura e património e o presidente propunha que a esse factor fossem atribuídos 12 valores acrescidos de 1 valor por cada ano suplementar. No final, quando chegou a altura das entrevistas, também terá sido Paulo Júlio a decidir quais as perguntas a fazer. No final, feitas as contas, os únicos dois pontos da avaliação em que Mário Duarte teve melhores notas que a outra candidata foram precisamente a entrevista e a experiência profissional. Nas habilitações académicas e na formação profissional, a outra candidata teve melhores resultados.
Assunção Cristas diz que sector da água é “insustentável do ponto de vista económico”!..
O quê: só a água senhora ministra?..
Então e o que fazer à
terra, ao ar, ao sol, ao vento, ao mar, à lua, a mercúrio, a vénus, a marte, a júpiter, a saturno, a urano, e a neptuno?..
Em tempo...
Dúvida linguística para maiores de 18...
Por que é que «mariquinhas» e «coninhas» significam mais ou menos o mesmo?
Por que é que «mariquinhas» e «coninhas» significam mais ou menos o mesmo?
Dia de relva queimada?...
Miguel Relvas queria fazer prova de vida, deixar obra de demolição nesta sua passagem pelo governo, pela qual seria recordada a sua grandeza destrutiva e a sua pequenez enquanto homem
de Estado…
Mas, para já, o país não deixou e a “ privatização da RTP foi adiada pelo Governo”.
Relvas é a imagem deste governo.
Este governo tresanda a Relvas.
Vão cair juntos um dia destes.
Este governo tresanda a Relvas.
Vão cair juntos um dia destes.
Para já, fica o desabafo de Relvas...
“Gostava de ter ido mais longe, mais depressa”…
“Gostava de ter ido mais longe, mais depressa”…
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
David Carreira, rei do carnaval Figueira/2013... Ana Oliveira, a rainha!
![]() |
| foto sacada daqui |
Ana Oliveira vai ser a rainha!
Segundo o que li na edição impressa do jornal AS BEIRAS, 100 mil euros, cem, 20 mil contos em moeda antiga, é quanto a Figueira Grande Turismo vai entrar para a brincadeira...
Quem quiser assistir ao desfile na avenida, vai ter de desembolsar 3 euros, menos 50 cêntimos que o ano passado.
Isto, por causa da crise...
Urbano Pinto ficou sem hipóteses.
À falta de melhor assunto, solicitámos a várias personalidades de relevo nacional e internacional (Outra Margem não brinca em serviço...), que nos dessem o seu comentário sobre o a escolha da personalidade escolhida para ser o rei do carnaval da Figueira em 2013… A rainha, pelo que percebemos, para todas as figuras de referência contactadas por nós, é uma real desconhecida...
Aqui ficam os depoimentos...
“O Carnaval da Figueira está de parabéns com a escolha.
Bom, se quiserem, eu tenho aqui
um livro muito interessante que explica para que serve o David Carreira como rei do carnaval da Figueira…”
Marcelo Rebelo de Sousa
“Nota-se um certo messianismo revanchista a nascer. A
direita esmag… hã? O quê? Mas isto não é sobre o governo…”
Mário Soares
“O carnaval da Figueira humm humm o carnaval da Figueira humm hummm o
carnaval da Figueira está de hummm hummm parabéns…”
Luís Filipe Vieira
“Então, tou falando prá você aí, né, que todo mundo sabi que
eu tenho um granji serrafo né? Um sarrafão, tou tchi falando. Ma o cara lá
do carnaval da Figueira né, tem um sarrafo muito maiorr que o meu né? Show de
carnaval galera!”
Alexandre Frota
“Ainda não me decidi se darei os parabéns ao carnaval da
Figueira, por isso não poderei ainda dar os parabéns ao carnaval da Figueira.”
Cavaco Silva
“Foda-se pá, onde é que está a merda do microfone?...”
Valentim Loureiro
A chamada, neste momento, caiu...
Fui conferir o que se passava. Tinha ficado sem saldo no telemóvel e sem possibilidade de efectuar um carregamento...
O Vitor Gaspar, este mês, deu-me mais uma facada...
A chamada, neste momento, caiu...
Fui conferir o que se passava. Tinha ficado sem saldo no telemóvel e sem possibilidade de efectuar um carregamento...
O Vitor Gaspar, este mês, deu-me mais uma facada...
Casaco reflector já há! Falta o capacete e as botas biqueira de aço...
| foto sacada daqui |
Depois do oportuno alerta de António Jorge Pedrosa, parece que
o presidente da câmara já tem parte do equipamento exigido pela segurança no trabalho…
Na Figueira há muitos anos que é carnaval quase todos os dias…
![]() |
| foto sacada daqui |
Não é, não foi e nunca será intenção do autor deste blogue liderar qualquer
contestação ao carnaval.
O que penso é transparente, simples
de escrever e de entender: estas folias, não devem continuar a ser pagas com dinheiros
públicos. O erro pode ser meu, mas não compreendo que a Câmara Municipal determine a cobrança de
impostos e taxas para serviços essenciais, como é o caso da recolha do lixo, alegando que
não pode suportar o seu custo, e queime
o guito em batucadas.
Isto, em tempos normais; por maioria de razões, ainda mais em
tempos difíceis como os que vivemos.
É assim, a meu ver, que se define o perfil de muitos dos autarcas
e governantes que vamos tendo. Pessoas que têm dificuldade em distinguir o
acessório do essencial, embarcando no populismo fácil que os levará à próxima
eleição. Infelizmente, o carnaval da Figueira não é único. Por este país fora,
não faltará batucada e brasileirices pagas com o dinheiro dos contribuintes.
Para mim, nem é
sequer o valor do subsídio atribuído à organizaçaõ que está em causa. O que está em causa é o
seguinte:
1. A ligeireza (para
não dizer outra coisa) com que se disponibilizam dinheiros públicos para
queimar em batucadas e foguetórios.
2. A forma como tais decisões são justificadas ao Zé:
interesse turístico, económico e cultural!
A carga fiscal, que
cerca de 40 anos de democracia consolidou, esmaga-me. A mim, e certamente aos
infelizes como eu, que não têm forma de
contornar o fisco ou passar os proveitos para off-shores. E como o governo ou
as autarquias, não fazem dinheiro, a solução é repetida. Quando este falta,
lança-se um novo imposto, taxa ou coima. Ano após ano, imposto após imposto,
chegámos onde estamos.
Por exemplo, numa conta de consumo de água, cerca de 70% do seu valor, são impostos e taxas...
Aceito que, possivelmente, farei parte de uma minoria que
não gosta deste tipo de carnavais que nada têm de português.
Mas a questão que verdadeiramente me interessa não é essa. As pessoas gostam do que gostam.
A questão verdadeiramente relevante, é a dos dinheiros
públicos e as câmaras não têm qualquer
dever ou obrigação de organizar e pagar carnavais.
Um espectáculo como este
é um produto comercial.
Assim, do meu ponto de vista, a organização deve fazer o investimento, realiza o evento
e, quem quiser ver, paga.
Quem não quiser, nada tem a pagar.
Gosto de brincar ao carnaval, mas é com o meu dinheiro, com o meu tempo e com a minha disponibilidade.
Prometo que, por aqui, a brincadeira vai continuar oportunamente.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Comandante Mota: "quem é você?..."
| para ler clicar em cima da imagem |
| para ler clicar em cima da imagem |
Comandante Mota: quem é você?
Eis a resposta do Comandante Hildebrando Mota: "Sou um homem vulgar, como outro qualquer."
Não foi não.
De todo, o Comandante Hildebrando Mota não foi um homem vulgar.
O homem que está em câmara ardente nos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz até às 16 horas de hoje, "é uma legenda da nossa cidade".
Morreu o Comandante Mota
Via o blogue O que eu penso, tive conhecimento que faleceu ontem o antigo Comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Hildebrando Mota, que liderou a corporação entre 1974 e 1993.
Faço minhas as palavras do jornalista Jorge Lemos.
"A Figueira da Foz perde fisicamente mais uma das suas referências.
Permanece a sua memória.
À Família - a de sangue e a de adoção, os Voluntários - sentidas condolências."
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
A ser verdade, este grande português merece ser condecorado...
![]() |
"Jardim despedido por ter supostamente dormido com mulher do Presidente"!..... nove anos depois teria vingado Portugal...
ACTUALIZAÇÃO:
Conheça a mulher do presidente clicando aqui.
Vale a pena.
|
O que uma pessoa tem de fazer para ter a dignidade necessária para ser convidado para rei (ou rainha…) do carnaval da Figueira da Foz!...
"... quem diz que os figueirinhas internautas não se interessam por assuntos realmente estruturantes, e até
digamos, fracturantes, unh?
.
Os seus detractores acham que o pobre Urbano não tem suficiente
dignidade - sim porque o carnaval na Figueira tem que ver com dignidade, caralho.
Receio por isso que um verdadeiro bobo da corte, como Urbano Pinto, nunca
será rei do Carnaval na Figueira. Não recolhe unanimidade. Esse desiderato está
ao alcance apenas de idiotas chapados - como Paulo Futre e uma tal de Rita
Pereira, por exemplo."
Ou seja, na Figueira, o carnaval é uma coisa séria."
Como remata o Fernando, que tenho estado a citar...
"Foda-se."
Como remata o Fernando, que tenho estado a citar...
"Foda-se."
Quem comunica assim, não é gago…
Narciso Mota, o presidente da Câmara de Pombal (um dinossauro
autárquico do PSD…) emitiu esta manhã um comunicado que merece ser divulgado…
“Desde sábado sem electricidade. Hoje é terça-feira”…
“ EDP a empresa “que
deixou de ser nossa” está mais preocupada “com mega investimentos no
estrangeiro”…
O que ontem era verdade, hoje é mentira!..
Ontem foi assim…
Até há pouco tempo era assim…
Portugal, não pode
ser comparado à Grécia…
A Grécia ainda é um país..
Portugal já é só um manicómio...
Presidente da República há 7 anos. Eleito sempre à primeira volta...
| foto sacada daqui |
Neste dia, Cavaco Silva vencia, pela primeira vez, as eleições presidenciais à primeira volta. Voltaria a acontecer o mesmo nas eleições presidenciais de 23 de janeiro de 2011.
Deve tudo ao povo que o elegeu para todos os lugares políticos que exerce desde 1980, quando tomou posse do cargo de Ministro das Finanças e Plano do VI Governo Constitucional.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Choque de comboios faz feridos em Alfarelos
* O choque de um comboio Intercidades que seguia na direcção Lisboa-Porto com a traseira de um comboio regional que ia do Entroncamento para Coimbra provocou nesta noite um número ainda indeterminado de feridos. Fonte da CP disse que duas carruagens do Intercidades descarrilaram e tombaram devido ao embate. (Via Correio da Manhã)
* Onze feridos em colisão frontal de comboios. (Via A BOLA)
* Uma colisão entre três comboios, perto da estação de Granja do Ulmeiro, em Soure, às 21.22 horas, provocou 11 feridos ligeiros, que já foram evacuados para hospitais da Figueira da Foz e Coimbra. Fonte da GNR e do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Coimbra confirmaram ao JN que o acidente não fez vítimas mortais. As causas do acidente ainda não estão apuradas, mas pensa-se que terá sido numa zona de cruzamento de linhas que chocaram um Alfa, um Intercidades e um Regional. Inicialmente, a Autoridade Nacional de Proteção Civil falava numa colisão entre dois comboios. Entretanto, a entidade precisou que a colisão envolveu um comboio Alfa-Pendular, um comboio Intercidades e um comboio Regional. O CDOS mobilizou para o local 155 operacionais, de sete corporações, apoiados por 45 veículos. O Helicóptero de Assistência e Socorro foi também acionado e entretanto desmobilizado. Segundo o registo do CDOS, o alerta foi dado às 21.22 horas desta segunda-feira. As operações de socorro ficaram a cargo do Comandante Carlos Luís do Corpo de Bombeiros de Soure. (Via Jornal de Notícias)
AS BEIRAS ((Notícia atualizada às 23H40)
* Onze feridos em colisão frontal de comboios. (Via A BOLA)
* Uma colisão entre três comboios, perto da estação de Granja do Ulmeiro, em Soure, às 21.22 horas, provocou 11 feridos ligeiros, que já foram evacuados para hospitais da Figueira da Foz e Coimbra. Fonte da GNR e do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Coimbra confirmaram ao JN que o acidente não fez vítimas mortais. As causas do acidente ainda não estão apuradas, mas pensa-se que terá sido numa zona de cruzamento de linhas que chocaram um Alfa, um Intercidades e um Regional. Inicialmente, a Autoridade Nacional de Proteção Civil falava numa colisão entre dois comboios. Entretanto, a entidade precisou que a colisão envolveu um comboio Alfa-Pendular, um comboio Intercidades e um comboio Regional. O CDOS mobilizou para o local 155 operacionais, de sete corporações, apoiados por 45 veículos. O Helicóptero de Assistência e Socorro foi também acionado e entretanto desmobilizado. Segundo o registo do CDOS, o alerta foi dado às 21.22 horas desta segunda-feira. As operações de socorro ficaram a cargo do Comandante Carlos Luís do Corpo de Bombeiros de Soure. (Via Jornal de Notícias)
AS BEIRAS ((Notícia atualizada às 23H40)
A discriminação, o preconceito e o desprezo para com os suburbanos…
“O Urbano talvez fosse um bom Rei para o Carnaval da Cova.
Esse sim merecia um rei dessa estripe e caso não aceitasse convidavam o
Agostinho.”
Comentou o anónimo, que além de ser essa coisa, ainda é, como facilmente se percebe, asno.
Repito o essencial,
para mim, nesta questão em torno do Cidadão URBANO PINTO …
“Sem igualdade, a
diferença passa rapidamente a discriminação"…
Isto, que vale para as pessoas, vale igualmente para os
Carnavais.
Ao deixar expresso que o Urbano nãos serve para
BUARCOS/FIGUEIRA, mas serviria para a COVA, o anónimo mostra isso mesmo – que é
também um asno. E preconceituoso, no mínimo…
Pensava, mas pensava, sinceramente, que o preconceito em
relação ao lado de cá, a outra margem, tinha sido varrido do pensamento concelhio…
Mas, infelizmente, pela amostra acima, ainda existem mentes mesquinhas e tacanhas no concelho da Figueira da Foz…
O direito à diferença só se trata de um verdadeiro direito
se exercido num plano de igualdade. Sem essa igualdade, a diferença rapidamente
se transmuta em discriminação, preconceito e desprezo para com os suburbanos…
Dado que respondi ao essencial – o ataque
discriminatório à Cova, um subúrbio da Figueira da Foz - não vale a pena
perder mais tempo com comentários
anónimos…
Fiquemos, pois, mesmo por aqui...
Dois dias depois, mais algumas imagens do mau tempo em S. Pedro...
Depois de um fim-de-semana marcado pelo vento muito forte e pela chuva, também na Aldeia começa esta segunda-feira a avaliação no terreno dos estragos provocados pelo mau tempo.
Ao dar uma volta esta manhã, dei conta que já andava uma equipa da Câmara Municipal da Figueira da Foz a fazer a recolha dos destroços na via pública.
O dia está frio, mas com sol. Pouco a pouco, a normalidade vai voltar à Aldeia. Ficam algumas imagens recolhidas por António Agostinho, há poucos minutos atrás na orla costeira da Aldeia.
O dia está frio, mas com sol. Pouco a pouco, a normalidade vai voltar à Aldeia. Ficam algumas imagens recolhidas por António Agostinho, há poucos minutos atrás na orla costeira da Aldeia.
| Praia do Hospital |
| Largo Eng. Aguiar de Carvalho |
| Sintético da Praia da Cova |
António José Seguro...
... uma nulidade, explicada pelo próprio.
Desde já aviso, porém, para quem tiver a supimpa pachorra de ler a entrevista ao Diário de Notícias, que ela "é politicamente correcta, não se desviando um milímetro da imagem que gosta de projectar de líder sereno, bem educado, com uma honestidade acima de qualquer suspeita e muito, muito, ó mas tão muito responsável. Toda a entrevista é, também por isso, enfadonha e um exercício de vazio absoluto.
Repare-se nas contradições presentes: na mesma entrevista, critica o “enorme aumento de impostos” que conduz a uma espiral recessiva, ao mesmo tempo que “não está em condições de prometer” que os baixa. São maus e têm péssimas consequências, mas são para continuar.
Ou seja, não sabe o que fazer. Ou aliás, sabe que não os baixa, mas não o diz directamente. Não se compromete com uma posição."
Desde já aviso, porém, para quem tiver a supimpa pachorra de ler a entrevista ao Diário de Notícias, que ela "é politicamente correcta, não se desviando um milímetro da imagem que gosta de projectar de líder sereno, bem educado, com uma honestidade acima de qualquer suspeita e muito, muito, ó mas tão muito responsável. Toda a entrevista é, também por isso, enfadonha e um exercício de vazio absoluto.
Repare-se nas contradições presentes: na mesma entrevista, critica o “enorme aumento de impostos” que conduz a uma espiral recessiva, ao mesmo tempo que “não está em condições de prometer” que os baixa. São maus e têm péssimas consequências, mas são para continuar.
Ou seja, não sabe o que fazer. Ou aliás, sabe que não os baixa, mas não o diz directamente. Não se compromete com uma posição."
BANIF
O Governo PSD-CDS insiste na necessidade de amputar 4 mil milhões de euros ao Estado social ao mesmo tempo que estoira 2,15 mil milhões no Banif. Depois de dois Governos a desmantelá-lo e depois de assinar um memorando que garantia a conclusão da obra que deixou inacabada, o PS reage e trata de aparecer em toda a comunicação social como inesperado guardião do Estado social. Mas repare-se que sem falar no BANIF, tal como o havia feito com o BPN, do qual também evita falar. Há razões óbvias para o pacto de silêncio entre ambos, como podemos perceber no vídeo junto. A lista de personalidades que se fizeram nos dois partidos preferidos dos portugueses que passaram e continuam a passar pelo BANIF é imensa. A ressaca de trinta anos de negócios conjuntos permanecem ao largo da grande informação. BPN, BPP, BANIF, BCP, BPI, CGD. Ai aguentam, aguentam.
Via O país do Burro
Subscrever:
Mensagens (Atom)












