| A existência de Jesus Cristo, filho de José e de Maria, é consensual entre a religião e a ciência. |
sábado, 25 de dezembro de 2021
Se ainda fosses vivo no dia de Natal de 2021, como te compreenderia Jesus...
Feliz 2022
| Foto Pedro Agostinho Cruz |
Sabem mesmo, o que gostariam mesmo, mesmo, mesmo de ter no próximo ano?
Então, é mesmo, mesmo, mesmo isso que vos desejo para 2022.
"Façam o favor de ser felizes".
Mesmo, mesmo, mesmo, mesmo...
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
«Rostos e Vidas»: uma exposição que quer encurtar distâncias entre a sociedade
Marcaram presença na inauguração a coordenadora do projeto, Sónia Ruivo, o chefe da Divisão de Educação e Assuntos Sociais, Alexandre Nunes, o fotojornalista Pedro Agostinho Cruz, a coordenadora da Zona Norte e Centro do Programa Escolhas, Maria de La Salete Rocha Lemos e o Procurador da República do Tribunal de Família e menores da Figueira da Foz, José Mário Nogueira da Costa."
Figueira na Hora
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
Figueira em finais de 2021: um caso sério de destruição gratuita de uma cidade
A Figueira, no final do ano de 2021, depois da passagem durante 12 anos do PS pelo poder autárquico, é um caso sério de destruição gratuita de uma cidade. Ao mesmo tempo, é um caso extremo de incompetência recheado de mentiras. Depois de Buarcos, da "baixa da cidade", temos também o Cabedelo. Sem esquecer o Jardim Municipal.
Reposição das Freguesias "perdidas"
Moção CDU pela Reposição das Freguesias roubadas às suas populações, aprovada por maioria na última Assembleia Municipal e que aqui se dá por integralmente reproduzida:
No congresso da entronização de Rui Rio, Pedro Santana Lopes sem lá ter estado e sem abrir a boca ainda foi estrela...
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
"... para acabar com um certo isolamento nas ligações a Quiaios”
Teve lugar esta manhã, a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada da pavimentação da estrada de ligação entre a Rua do Farol Novo, na Murtinheira e a EN109, vulgarmente denominada por estrada “Enforca Cães”.
A obra, orçada em cerca de 766 mil euros, arranca no início do ano e os trabalhos de execução tem a duração prevista de 5 meses e irá contribuir para a ligação mais rápida entre o norte e sul da Serra da Boa Viagem.
Vídeo via Notícias de Coimbra
A vegetação do areal urbano da Figueira da Foz deve ser removida? (2)
"Quando a vegetação começou a crescer, muitas vozes se levantaram contra o “fenómeno”. Agora que o areal continua a crescer por força do malfadado prolongamento do molhe norte, o que provocou que a nossa barra passasse a ser a mais perigosa do País, aquela faixa junto às Avenidas tem cada vez tem menor utilização, se é que alguma vez teve alguma! O tempo passou e até coelhinhos já andam por ali! O pretendido processo de naturalização da praia parece ter conquistado adeptos! Com isto não venho dizer que se deixe tudo estar como está. Não. Mantendo a vegetação pobre que ali cresceu, então que se aproveite o espaço em causa para ganhar uma zona de fruição pública, acrescentando-lhe as condições para tal: plantação de espécies resistentes, tipo dunares e outras igualmente resilientes, passadiços e passeios, mobiliário urbano. E que se não permita depois o abandono como aconteceu no passado com a zona do Óasis, onde havia ratazanas maiores que os láparos que por ali assentam arraiais e que dizimaram a população de patos. Admira-me como estes conseguiram sobreviver antes da chegada dos ratos e com as águas completamente putrefactas. Tristes experiências que não podem repetir-se. Urgente a retirada dos horríveis bancos e mesas de cimento, um perigo para as brincadeiras infantis. Por que não um concurso de ideias para a transformação da zona num espaço agradável que apeteça frequentar?"
Cautelas máximas nas festas
Restrições começam dia 25 com fecho de creches, bares e discotecas. Testes grátis passam a seis por mês e são exigidos em eventos. Lotação de lojas reduz.
Em 2019, era para ter sido “em breve”...
... mas, o asfalto será colocado na estrada “Enforca cães”, provisoriamente interditada, desde 2019, por razões de segurança.
Via Diário de Coimbra
Não basta abrir a janela
| Foto António Agostinho |
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
A vegetação do areal urbano da Figueira da Foz deve ser removida?
Via Diário as Beiras
"É imperioso proteger, conservar e manter a vegetação que foi crescendo ao longo dos últimos 10 anos no areal da praia da Figueira. Destruir o ecossistema dunar será agora um verdadeiro crime contra o património natural.
As dunas formadas no areal têm sido lentamente povoadas por plantas pioneiras que fixam a areia com as suas raízes. São plantas extraordinárias porque têm uma incrível resistência à falta de água doce, às amplitudes térmicas, salinidade e ao excesso de luminosidade.
Poucos decisores políticos locais têm consciência da biodiversidade existente agora no areal e é escassa a informação no local sobre essa riqueza.
Enfatize-se a ameaça do colapso global da biodiversidade. É nosso dever criar nichos ecológicos e fomentar a biodiversidade sempre que possível, e não o contrário, a sua destruição.
A vegetação da praia é ainda fonte de beleza e prazer estético, desde o Estorno até ao Cardo-marítimo que aí proliferam.
A formação do ecossistema dunar resulta de um pequeno investimento no tempo do ex-presidente João Ataíde.
Daí resultou a vivência de um espaço, o areal, que anteriormente era triste e estéril.
Apesar da desejada remoção de areias pelo sistema de bypass (que é bem-vindo), grande parte do areal irá permanecer e haverá uma área consolidada que nunca será removida porque nos protege do mar.
Voltar ao passado, e querer “lavrar” novamente o areal, é absurdo."
O Governo, a gestão política da pandemia e o papel das autarquias na crise... (2)
Querem ver que o presidente também lê OUTRA MARGEM?
Na gestão do actual momento da pandemia, nas medidas mais impopulares, não se nota que o governo, com eleições a pouco mais de um mês, está à defesa ao poupar-se a implementar medidas impopulares, como o cancelamento de eventos, deixando essa decisão ao livre arbítrio dos autarcas?
Como sabemos, até ao momento, "o executivo camarário da Figueira da Foz mantém a festa da passagem de ano, mas com controlo de segurança sanitária à entrada. Nomeadamente, apresentação de testes negativos e certificado de vacinação, para se poder aceder ao local do espetáculo, que se realiza no Coliseu Figueirense."
Ontem na Assembleia Municipal, o presidente Santana Lopes confrontado sobre a questão pelo PS e PSD, foi taxativo: "se o Governo não proíbe porque vêm aí eleições, nós temos de proibir?"
| Imagem via Diário de Coimbra |





