domingo, 8 de janeiro de 2023

"Portugal é o terceiro país mais envelhecido da Europa e o quinto do mundo, transformando a demografia num dos grandes desafios nacionais para a próxima década"

Pordata tem disponível para consulta uma infografia que não só traça um retrato dos idosos do nosso país, como revela alguns dados sobre o envelhecimento em Portugal, como por exemplo, o facto de 22% da população portuguesa atual ter 65 ou mais anos, um número que tem tendência a subir.

Imagem via Jornal de Notícias

"Números da nossa realidade: Portugal é o quarto país mais envelhecido do mundo. Reflexo das baixas taxas de natalidade e do aumento da esperança média de vida — temos 182 idosos por cada 100 jovens —, a longevidade será um dos temas centrais não apenas da nossa sociedade, como de todo o mundo. Os seus impactos serão transversais: serviços, saúde, habitação, educação, emprego, banca, finanças, tecnologia e turismo, nenhuma destas áreas deixará de ser afetada pelo envelhecimento da população — e pela sua longevidade. Os desafios da chamada ‘economia cinzenta’ são enormes. Basta pensar, por exemplo, no impacto que a redução de jovens no ativo pode ter nos sistemas de pensões dos reformados."

Sem comentários: