domingo, 8 de janeiro de 2023

«Zandinga da esquerda»


"Sou cético sobre modelos de previsão em ciências sociais. Mas sei onde estará a esquerda daqui a cerca de 10 anos. Depois de um governo das direitas, a ser convencida de que tem de votar PS, porque a nova liderança é mesmo muito de esquerda e desta vez vai  ser diferente.

É isso, dirão, ou aceitar que a extrema-direita continue no poder. Sempre a mesma ilusão, sempre a mesma chantagem. Sempre aquela certeza fundada de que não são necessárias ideias nem valores: apenas paciência para o poder cair no colo por horror relativo à baixeza moral da alternativa.

No entretanto, já germinou mais uma geração de pobres criancinhas que aprendeu a dizer "socialismo em liberdade", "socialismo para o século XXI", "valores da solidariedade europeia", "Estado social". Assim dos que tratam conceitos como bolas de sabão, que não querem dizer mesmo nada além do ato performativo de atrair a base social que adiante irão defraudar. Quando crescem, metem um fato. Aprendem uns conetores de texto "todavia, contudo, porquanto" e polvilham a miscelânea discursiva com palavras graves como "cosmopolitismo, resiliência, ambição, responsabilidade, futuro". Está feito o quadro socialista que nos trará a mediocridade que o seu percurso não esconde. 

Mas só são iludidos os que se deixam iludir: não à esquerda na Europa neoliberal do Euro forte, do banco central independente, da livre circulação de capitais, das leis de livre concorrência europeia, das regras orçamentais europeias. Dentro deste colete de forças institucional (a que o centro-esquerda aderiu alegre convencido da sua modernidade, entre loas a Delors) só há neoliberalismo. 

E na Europa neoliberal, os farrapos  da social-democracia só têm duas coisas a oferecer ao que resta da sua base social de apoio: desapontamento e traição."

Diogo Martins, via Ladrões de Bicicletas

Sem comentários: