sábado, 12 de março de 2022

Ponte Edgar Cardoso: foi inaugurada há 40 anos

O evento teve lugar pelas 16 horas e foi presidido pelo Presidente da República General Ramalho Eanes. O primeiro-ministro Pinto Balsemão também esteve presente. Veio acompanhado pelos ministros Lucas Pires, Viana Baptista e Ângelo Correia, além de vários secretários de Estado e outros membros do Governo. Era presidente da Câmara da Figueira o dr. Joaquim de Sousa.
Todavia, o que recordo melhor desse dia (fiz a reportagem para o jornal Barca Nova) foi o mar de gente que encheu de lés a lés, nessa sexta-feira, 12 de março  de 1982, a então NOVA PONTE DA FIGUEIRA DA FOZ.
Foi um verdadeiro espectáculo. Mais parecia uma romaria popular. O Povo tomou nas suas mãos o rumo dos acontecimentos. Todos os protocolos foram ultrapassados. Recordo-me da atrapalhação do ministro Ângelo Correia...
O Presidente da República de então, o General Ramalho Eanes, tinha grande popularidade e prestígio  junto da população figueirense e foi sempre efusivamente saudado. O mesmo, porém, não aconteceu com Pinto Balsemão e os ministros que o acompanharam...

A inauguração da ponte Edgar Cardoso foi um dos primeiros actos do programa alusivo às comemorações do centenário da Figueira da Foz.
Passaram 40 anos que milhares de pessoas estiveram na ponte a assistir à inauguração. Pode ver, clicando aqui duas fotos de José Santos, na altura jornalista no Diário de Coimbra, que recordam o momento.

Sem comentários: