sábado, 12 de março de 2022

Exposição FIGUEIRA VILA foi inaugurada hoje

Texto via Município da Figueira da Foz

"A inauguração da exposição FIGUEIRA VILA aconteceu na tarde do dia 12 de março, pelas 16h30, no Hall do Auditório Municipal Santos Rocha. A exposição integrada no âmbito das Comemorações da Elevação, em 1771, da Figueira da Foz a categoria de Vila e Elevação a Cidade em 1882 teve, entre convidados e visitantes, a presença do Presidente da Assembleia Municipal, José Duarte Pereira, do Presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, de elementos do executivo e da Assembleia Municipal.
De entre os elementos da Comissão da Cultura, Miguel de Carvalho, Maria João Carvalho e António Agostinho, tomou a palavra Miguel de Carvalho aludindo à transversalidade de áreas/ temas que integram estas comemorações e que pretendem envolver toda a comunidade, colocando ênfase na riqueza das peças museológicas e nos documentos originais “na sua maioria nunca expostas ao grande público, e pertencentes ao acervo dos reservados e fundos do Arquivo Histórico, Biblioteca e Museu Municipal”.
Maria João Carvalho aguçou a curiosidade dos presentes com um conjunto de informações de relevo como mostra do fio condutor de todo o trajeto historiográfico desenvolvido para chegar a resultados factuais.
Pedro Santana Lopes no seu discurso salientou a relevância desta exposição que integra todo um conjunto de comemorações, ao afirmar que “sem memória não há presente, nem futuro”, fazendo analogias com um pequeno caderno municipal que leu dos 200 anos de elevação da Figueira da Foz a vila. Quanto ao facto de estarmos a fazer a alusão aos 250 anos e não aos 251, como resultado aritmeticamente correto, tal deriva da necessidade de nos associarmos a uma data tão importante quanto impactante para a cidade que merece ser celebrada. Aproveitou o momento, relembrando o atual contexto mundial, para que cada um faça uso da crítica em prol do favorecimento e não do ataque.
Alunos do Conservatório de Música e do Teatro abrilhantaram a cerimónia que culminou com uma degustação de Sol Engarrafado e da típica pastelaria figueirense."

Sem comentários: