sexta-feira, 5 de março de 2021

Parabéns PCP pelos 100 anos

O Partido Comunista Português nasceu há 100 anos, a 6 de março de 1921, o que faz dele o mais antigo partido português em actividade. 
Ao longo de um século, o rumo foi sempre o da defesa dos mais desfavorecidos. Nas grandes greves da cintura industrial de Lisboa, em 1943, e no levantamento dos assalariados rurais do Ribatejo e do Alentejo, a seguir às presidenciais fraudulentas de 1958. Essas lutas e histórias de resistência terminaram quase sempre em detenções, espancamentos, torturas e isolamento, seguidas de arrojadas fugas das prisões ou de um mergulho na clandestinidade, a única maneira de garantir a sobrevivência do partido e dos seus militantes durante a longa ditadura de Salazar. 
Não sou militante comunista, mas a verdade fala por si. O Partido Comunista Português foi quem mais lutou contra o fascismo, sofreu mais vítimas mortais e mais torturados pela máquina de repressão do regime de Salazar e Caetano. Muitos dos seus militantes sacrificaram vidas na clandestinidade e no exílio. Depois da revolução  de Abril teve clarividência e  serenidade para evitar uma guerra civil. Continua um partido jovem e firme na luta pelos direitos dos sacrificados por esta classe política surgida depois de Abril de 1974.
Faz 100 anos. Parabéns ao Partido Comunista Português. Obrigado por tudo o que fizeram por Portugal e por todos nós.

Sem comentários: