sábado, 6 de março de 2021

Eventos culturais para promover a arte xávega

O Mar Que NosUne, que envolve os municípios da Figueira da Foz (na qualidade de promotor), Cantanhede e Mira, tem por finalidade promover a arte xávega através de eventos culturais. 
O projecto, com validade de um ano, tem um apoio de 300 mil euros, ao abrigo de uma candidatura a fundos comunitários. No âmbito do projecto, serão realizados eventos culturais nestes três municípios da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, envolvendo colectividades e artistas locais. 
José Vieira. foto sacada daqui
Os espectáculos têm o teatro como âncora, com actores amadores e profissionais, mas também fazem parte do programa a dança, a música, exposições e visitas guiadas. Na Figueira da Foz, o espectáculo principal será apresentado no Coliseu Figueirense, durante dois dias. Será ainda incluído no programa o festival internacional de cinema sobre arte xávega que se tem realizado em Cantanhede. Por sua vez, o artista de arte urbana Bordalo Segundo está incumbido de fazer uma instalação com lixo proveniente do mar. 

O presidente da Associação Portuguesa da Xávega, José Vieira, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, defendeu regras diferenciadas para aquele tipo de pesca, recusando a legislação que a enquadra com a pesca de cerco, apesar de não ter direito aos apoios que esta tem. Acerca do projeto O MarQue Nos Une, José Vieira sustentou que “há dinheiro para tudo e mais alguma coisa ligada à arte xávega”. E acrescentou: “para o armador, para poder manter-se e pagar mais uns tostões aos empregados, não há nada”.

Sem comentários: