quinta-feira, 9 de julho de 2020

Campanhas (3)

"A Figueira da Foz foi um destino turístico de eleição, sendo que tendo decrescido de importância neste domínio, continua a atrair turistas. É que esta cidade e este concelho são lindos e continuam lindos, apesar das persistentes descaracterizações a que têm sido sujeitos, designadamente a sede do município.
Ao longo de décadas tem imperado o mau gosto em detrimento do que temos de melhor. Basta pensar, a título de exemplo, nas “tampas” colocadas na Rua Bernardo Lopes, fechando a vista lindíssima do rio e da outra margem por meio da implantação de mamarrachos. Aliás, mamarrachos não têm faltado na cidade, o que é tão triste e revoltante! Mas continuamos cá, a cidade e o concelho permanecem e merecem ser visitados. É pois natural que os executivos camarários se preocupem em “chamar” turistas, anunciando as belezas que por aqui moram.
Agora os métodos têm sido, também eles, um exercício de muito duvidoso gosto. A campanha do É Primo e tal e coisa, foi o que foi. Um desastre que nos ficou bastante oneroso. Agora temos uma nova e aplaudo que a Câmara Municipal invista na promoção turística do concelho. O vídeo é interessante até certo ponto e muito há a recuperar e alindar para que aumente a oferta. Mas comparar o nosso património paisagístico com outras partes do Mundo?! Pelo amor de Deus e falo sério!
Então em vez de se apostar na unicidade, na particularidade, na genuinidade, confunde-se tudo para assim atrair turistas?! Juro que comigo não funcionaria e acredito piamente que não funcione com muitos mais. Porque é ridículo e ao invés de valorizador da imagem tem o efeito contrário. Afinal somos iguais a isto e aquilo… Vista uma coisa, nem vale a pena ir a outro sítio. Somos assim iguaizinhos??!
Não subscrevo tal visão! A Florida? O Vietname? (Só se for nos mosquitos que atacam forte ali para os lados de Alqueidão e Maiorca!) Côte d’Azur? Já lá estive e não vi a parecença. Acho mais parecida, já que estamos nesta onda de paralelismos, a portuguesíssima Viana! Estas comparações, que não quero chamar de patetas, são patéticas. Viva a Figueira na sua singularidade!"

Via Diário as Beiras

Sem comentários: