domingo, 11 de agosto de 2013

CDU alerta para problemas ambientais no concelho

O PEV – Partido Ecologista “Os Verdes”, em conjunto com activistas e candidatos da CDU, realizou no passado dia 8 de Agosto, uma jornada de observação de problemas ambientais no concelho da Figueira da Foz. Esta iniciativa contou com dirigente nacional de “Os Verdes”, Miguel Martins, Ana Barata, candidata do PEV à Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF) nas listas da CDU, António Baião, cabeça de lista à CMFF pela CDU e demais candidatos desta coligação aos vários órgãos autárquicos da Figueira da Foz.
Neste roteiro ambiental a delegação visitou as dunas da praia de Quiaios, presenciando a emissão de efluentes a céu aberto sem tratamento, com um odor nauseabundo, muito próximo da depressão intra-dunar com sinais claros de eutrofização. Face a estas descargas o PEV irá questionar a breve prazo o ministério que tutela a área do ambiente.
Posteriormente a delegação esteve simbolicamente nas imediações do aterro sanitário da Figueira da Foz, que já deveria estar com as duas células completamente seladas, situação que ainda não se verifica na totalidade.
A jornada ambiental terminou na praia da Costa de Lavos, onde se observou os sinais e os impactos da erosão costeira, que para além terem reduzido o areal da praia nos últimos anos, tem colocado em perigo e em sobressalto a população local, conforme foi referido pelos habitantes da Costa de Lavos.

foto e texto sacado daqui

Sem comentários: