segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fogo fez das suas ontem em Santo Maro da Boiça e Santana


para ver melhor clicar na imagem
O primeiro domingo deste setembro, que pela amostra promete ser quente, foi especialmente difícil no concelho da Figueira da Foz, um dos locais afectados pelos  incêndios que voltaram a fustigar o País.
Em Santo Amaro da Boiça e Santana as altas temperaturas e o vento forte contribuiram para atear as chamas que chegaram  a colocar casas em perigo.
Ontem à tarde, o céu da  própria cidade da Figueira da Foz esteve coberto por uma imensa nuvem de fumo.
O fogo começou cerca das 15 horas e 30 minutos numa zona de pinhal e foi combatido por 125 homens, entre bombeiros e outros operacionais, apoiados por 33 viaturas e um meio aéreo.
Segundo se pode ler no jornal AS BEIRAS de hoje, há suspeitas de ter sido fogo posto, tendo sido capturado um indivíduo por populares que depois foi entregue à GNR, que o identificou.
Este incêndio, antes de ser dominado, chegou também a ameaçar Maiorca.

Actualização às 10 horas e 15 minutos:
Incêndio Florestal: Mata Macional de Foja e Santo Amaro.
Reportagem fotográfica:  aqui.

2 comentários:

José disse...

fala-se por lá que o ilustre presidente do munícipio da Figueira e da junta de Maiorca,acompanhados de alguns elementos se dignaram contribuir com o apoio ao povo de S.Amaro tendo para isso estado no CRAS a abastecer os tanques com uns fresquinhos finos para depois os irem despejar nos incêndios mas parece que as mangas mijatórias falharam,estavam mais fraquinhas que os velhos autotanques dos bombeiros voluntários,esses quase que já nem teem força para andarem e também parece que a caixa de velocidades de um já nem queria trabalhar de tanto velha que deve ser,enquanto há dinheiro para manter a bosta dos jardins da cidade,já não há o dito para ajudar os B.V.da fig.da Foz a adquirirem algum material mais recente?Afinal os jardins da cidade são mais importantes que as populações da aldeia?Não pagam os impostos por igual? Se pagam,então vamos lá a ter mais respeito por elas porque é com os votos dessa população que conseguem os cargos que exercem auferindo os salários e outras benesses que recebem e por vezes nem o salário minimo merecem...

3/9/12 23:11

o cu de judas disse...

aproveitem, e na área ardida, abram caminhos, na reflorestação semeiem plantas resinosas e não resinosas, deixem espaços em aberto dedicados a outros fins que não a floresta, e se possível furos de água, com bocas operacionais, identifiquem os proprietários dos terrenos, iniciando um cadastro, por algum lado tem de começar, relancem o pastoreio e pode ser que os fogos deixem de ser o pesadelo do verão.
E o estado, via serviços florestais, que dê o exemplo, pois as Matas Nacionais estão uma desgraça.