quinta-feira, 18 de março de 2010

Pontos de vista

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, pelas 10 horas e 45 minutos, com repetição às 18 horas e 40 minutos, O Foz do Mondego Rádio emite um espaço de opinião intitulado, “pontos de vista”. São 5 os colaboradores que alimentam este espaço, um por cada dia útil da semana. Eu encarrego-me de dar “o meu ponto de vista” às quintas-feiras. Este, foi o primeiro:

“Recentemente, descobriu-se que o país está em crise!... E sabem quem são os culpados?..

Nós!..

Sim, caros ouvintes, nós. A caótica e dramática situação financeira – nossa e do país - não é da responsabilidade dos vários governos que escolhemos a seguir à implantação da democracia - é nossa!..

Esses governantes democratas e democráticos, coitados, estão ilibados, pois só fizeram coisas boas, como por exemplo, grandes auto-estradas, vários estádios de futebol, incontáveis rotundas...

Bom, é certo que ajudaram a prosperar e a criar novas fortunas, pelo desleixo na supervisão bancária, mas isso foi apenas um pequeno descuido!...

O poder local, por sua vez, embalado e contagiado pela vaga de progresso do betão que varria o país, não se ficou, e também não se poupou a esforços para distribuir o pouco dinheiro que tinha, por entre empreiteiros amigos e conhecidos, numa crença de que o país precisa é de piscinas, parques de merendas, ciclo vias, tachos a amigos e donativos a toda e qualquer agremiação local, desde que seja da cor. A Figueira, já antes, mas sobretudo, de 1997 para cá, é, aliás, um óptimo exemplo disso mesmo...

E assim, para abreviar, pois só tenho, 2 ou 3 minutos para a crónica, chegámos ao PEC... Segundo os senhores Sócrtaes e Teixeira, era deste PEC que o país precisava para sair do buraco.

Senhores Sócrates e Teixeira: o que é meu é vosso, sirvam-se à vontade...

Se é assim que o meu povo gosta, quem sou eu para contrariar!...”

Sem comentários: