quinta-feira, 18 de março de 2010

O deputado estará bem da cabeça?...

Na Cova-Gala, conforme as fotos do Pedro Cruz provam, existem ruas com o nome de pessoas felizmente ainda vivas.
Tanto o Pastor João Neto, como o Comandante João Mano, merecem a honraria. Digo-o, não por ser Amigo de ambos, mas pela mais elementar justiça, como podem ler o que escrevi em devido tempo, aqui e aqui.
Li agora no jornal Público, que uns quantos socialistas vão propor na AR que se aprove um projecto de lei que proíba que se baptizem espaços públicos com nomes de pessoas vivas!..
No início da leitura, interroguei-me: será que os deputados socialistas não têm nada de mais útil e sério para fazer?...
Depois de ler a notícia, verifiquei que estava enganado.
Um dos vários competentes e inteligentes deputados socialistas, de sua graça Neto Brandão, teve a amabilidade de esclarecer o que o perturba, presumo que a ele e ao PS: «há quem tenha sido glorificado, sem nada ter contribuído para o interesse da República».
Fiquei a perceber que, em primeiro lugar, o que certamente o deve perturbar, é o facto de pessoas, de que certamente não gosta, se cruzarem com ele por terem os seus nomes nas ruas e cruzamentos, avenidas e praças deste país. Ao menos, tivessem morrido primeiro!..
Em segundo lugar, o notável e inteligente deputado eleito pelo PS, não reconhece às autarquias, sejam municípios ou juntas de freguesia, a legitimidade e o poder, de darem os nomes que entenderem às suas ruas, sem a aprovação da AR!..
Em terceiro lugar, essa certamente iluminada inteligência, considera que os espaços públicos não podem ter nomes de locais, benfeitores ou beneméritos, artistas ou médicos, cientistas ou quaisquer outros eméritos, se não tiverem contribuído para o interesse da República. Que mal lhe terá feito D. Duarte, o eterno pretendente ao reino de Portugal?..
Em quarto lugar, esta sumidade eleita pelo PS para a Assembleia da República, deve considerar que, depois de mortas, desapareceu o risco das pessoas falecidas virem a ser «indevidamente glorificadas» com o nome da rua, praça, fontanário ou mesmo de cemitério, pois, manda a tradição portuguesa, que depois de mortas todas as pessoas são boas.
Mas o notável e inteligente deputado da nação não se fica pela toponímia!..
É que, para ele, também não podem ser dados nomes de pessoas vivas a bens ou actividades privadas que, a qualquer título, hajam recebido apoio financeiro de entidade pública!..
Será que quer acabar com a Fundação Mário Soares?...
Chegado aqui, fiquei preocupado com o deputado Neto Brandão: estará bom da cabeça?...
Sim, porque não acredito que o PS tenha feito eleger um deputado imbecil nas suas listas...

2 comentários:

Guimaraes disse...

Mas o que tem a A.R. com isso?
Isso é com o poder local e mais nada.
Há cada cromo!

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Nem mais.
Um abraço