segunda-feira, 15 de março de 2010

A árvore não pode fazer esquecer a floresta

O "aparthotel", desde há meia dúzia de dias denominado "Holiday-In", ao fundo da fotografia, acompanhado de mais seis prédios de oito andares, em menos de dois hectares (cujo caso é muito conhecido, por ter sido noticiado que o respectivo terreno foi vendido pela Câmara e revendido no mesmo dia, etc...), abre em Julho.
Não sou paisagista, mas sei que fere a estética do local.
Também sei que tem mais de uma dúzia de pisos de altura, quatro ou cinco pisos de estacionamento subterrâneos e foi construído, na Figueira da Foz, no local onde desaguava uma linha de água...
Esta foto, de há uns meses, quando ainda lá se encontrava o cartaz, comprova que, enquanto os edifícios lá estavam a ser construídos, essa linha de água (a Ribeira do Galante, onde confluem os fluxos de uma parte inteira da cidade, desde o Alto do Forno), estava a ser objecto de um "desvio e reencaminhamento", através do seu encanamento subterrâneo, com manilhas de cimento.
Desculpem-me a frontalidade, mas esta é uma verdade que convém não ser escamoteada.
Não podemos olhar apenas para a árvore e esquecer a floresta...

(texto elaborado a partir de um mail)

8 comentários:

Unknown disse...

E que conclusão é que tira daí ?

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

A lógica, a normal, a do meu ponto de vista a que está à vista de quem tiver olhos para ver:

"A árvore não pode fazer esquecer a floresta".

Melhores cumprimentos e obrigado por me ter ajudado a esclarecer o imbróglio que, pelos vistos, constitui este meu texto.

frederico disse...

o prédio fere a estética, porque se encontra desenquadrado do espaço envolvente que se encontra no passado, sendo apenas o unico marco de progresso e renovação naquele local.

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Então estamos de acordo: o prédio fere a estética...

Guimaraes disse...

O edifício encontra-se enquadrado com o aparthotel do Sabir e com o outro edifício alto em Buarcos. A chamada merda em 3 actos!
Quanto à ribeira, não foi essa uma das causas da tragédia da Madeira?

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

O j. pimenta, em Buarcos, e o sabir, vistos do Cabedelo, formavam uma baliza de râguebi...
Agora, aquele prédio ao meio, fere-me a estética...

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Sobre a ribeira... espero que o futuro não traga nenhuma surpresa...

frederico disse...

fere a estetica porque o resto dos edificios assim como toda a figueira parece encontrar-se estagnada nos anos 40, e mal.
mas enfim, é o que temos. espero que com a conclusão do hotel ( qual eu sou a favor) venha favorecer toda a área e dar inicio a uma intervenção urbanistica daquela zona.