Pobres. Honestos. Limpinhos.
E, sobretudo, com respeitinho...
sábado, 1 de março de 2014
Carnaval (continuação...)
“...
nada melhor que uma roupagem carnavalesca para mascarar os números do custo,
por exemplo, do Carnaval da Figueira da Foz 2014 – menos 20 por cento que no
ano passado, afirma a edilidade.
Não se publicitam os números da despesa com a
folia, afirma-se alto e bom som uma redução do custo de 20 por cento o que
aliás já vinha sucedendo nos últimos quatro anos.
Não
fora eu filho de matemáticos e estaria tentado a concluir que o Rei do Carnaval Emanuel, não só não recebia cachet como até pagaria
pela entronização.”
Joaquim Gil, advogado,
hoje no jornal AS BEIRAS.
Excelente performance...
Fruto da liderança eficaz, do atempado planeamento e da coragem política do ministro Portas, nas Europeias de maio próximo os "candidatos do CDS vão em 4º e 8º lugar na lista da coligação
às europeias. O acordo é assinado hoje às
11h00.
O CDS queria que Nuno Melo fosse o segundo nome da lista, logo a seguir a Paulo Rangel..."
O resto do país continua a afundar-se, mas Paulo Portas está mais que preparado, pois recuperou a capacidade submarina abalada em junho do ano passado.
Carnaval
Antes que
surja mais uma palhaçada lançada para
distrair a populaça com questões de lana caprina, informa-se que a Câmara Municipal da Figueira da Foz concedeu tolerância de ponto na próxima terça-feira, dia 4 de março, para manter a tradição associada ao desfile de
Carnaval.
Sendo assim já sabem: no domingo e também na próxima terça feira todos à Cova-Gala onde vai haver Carnaval popular, trapalhão, divertido e barato!..
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Ajustamento salarial...
Está mais do que justificado o dinheiro que o País gastou com a sua educação...
"O programa de ajustamento foi "muito duro" ... *
"Cavaco Silva entre os chefes de Estado mais gastadores da Europa"...
("Os 16 milhões de euros anuais são um valor 163 vezes superior à presidência de Ramalho Eanes, gastando o chefe de Estado luso o dobro do rei de Espanha (8 milhões), mas ficando muito para trás quando comparado com Nicolas Sarkozy (112 milhões de euros) e pela rainha de Inglaterra, Isabel II (46,6 milhões de euros).
Cavaco Silva faz-se rodear de um regimento de quase 500 pessoas!..")
* O Presidente nos Estados Unidos...
("Os 16 milhões de euros anuais são um valor 163 vezes superior à presidência de Ramalho Eanes, gastando o chefe de Estado luso o dobro do rei de Espanha (8 milhões), mas ficando muito para trás quando comparado com Nicolas Sarkozy (112 milhões de euros) e pela rainha de Inglaterra, Isabel II (46,6 milhões de euros).
Cavaco Silva faz-se rodear de um regimento de quase 500 pessoas!..")
* O Presidente nos Estados Unidos...
A nova direita na Figueira...
![]() |
| foto sacada daqui |
A situação é completamente original: a continuada incapacidade
do partido do Paulo Portas na Figueira, trouxe
à ribalta política local, Vânia Isabel Batista, que foi eleita presidente
da Concelhia do CDS/PP.
Numa entrevista hoje publicada pelo jornal AS BEIRAS, pareceu-me trazer algo que está arredado da política, há muito, por estes lados: uma certa ingenuidade, seriedade e franqueza no exercício da política...
“Há vários mandatos que o CDS/PP não elegia um deputado
municipal. Se não integrasse esta aliança, teria sido eleita deputada e
Francisca Geraldes teria sido eleita também?” – pergunta o jornalista.
“Com toda a franqueza, não me parece que fosse possível, no
momento em que o partido se encontrava, sem uma Comissão Política Concelhia eleita,
sem trabalho no terreno. Seria muito complicado eleger qualquer mandato. Por uma
questão de seriedade, tenho de dizer isto,” respondeu Vânia Isabel Batista.
A actual crise da Figueira foi e é, antes de mais, política, pois tem a ver com o
que têm valido, na prática, os princípios e a prática dos partidos que têm governando o concelho nos
últimos 40 anos – PS e PSD, como é do conhecimento geral.
Logo que tomam o poder, são rapidamente dominados por um clientelismo
devorador que a tudo antepõe o objectivo da “ocupação” da autarquia. Só assim
se passa a dispor dos empregos, das oportunidades e das influências.
Como se tem verificado, a oposição local, vê reduzido
perigosamente o espaço para a verdade e para a acção política séria.
Com isso tem perdido, sobretudo, a Figueira.
A democracia, cá pela Figueira, tem sido um engano. Para muitos, nos quais me incluo,
transformou-se numa terrível desilusão.
O clientelismo partidário local encontrou um aliado decisivo
no “partido da câmara”. Sem este não há votos suficientes, sem votos não há
“ocupação” do poder na câmara e sem esta “ocupação” não há distribuição de
benefícios e prebendas entre os aficionados.
Assim se tem vindo a
construir e a exercer ao longo dos anos o poder local figueirense que nos conduziu, como aconteceu em tantos outros municípios por este nosso país, ao desordenamento urbanístico, a agressões ao meio ambiente, ao endividamento, à estagnação, etc...
Os resultados desta traficância de favores políticos têm
sido fatais para o desenvolvimento do concelho e têm-se traduzido, como temos visto ao longo dos anos, no descrédito dos políticos...
Estão a perceber porque registei aquilo que me pareceu algo completamente
original e que está arredado da política, há muito, por estes lados?..
A ingenuidade, a seriedade e franqueza da nova direita figueirense!..Ouçam a entrevista. Não custa nada, é só clicar aqui.
A Morte dos últimos pinheiros do saudoso PINHAL SOTTO MAYOR
O blogue O Ambiente na Figueira da Foz, no passado dia 25,
referiu-se ao assunto...
O que me fez recordar algumas “estórias” da Figueira, dum
passado relativamente recente...
Depois do acto criminoso cometido com o aval de um executivo
socialista do final do século passado
(em 1995), que permitiu a destruição maciça do verde arborizado da mata do
Sotto Mayor, eis que, já em pleno século
XXI, permite-se a continuação dos erros do século passado, ao serem derrubados
os últimos pinheiros ali existentes.
Isto tudo, ali bem perto de outro crime urbanístico - o do
Galante - que foi implementado pelo
executivo "Social Democrata" a partir de 2003, cuja herança os
cidadãos desta urbe terão de suportar por várias décadas.
Ficam umas fotos, algumas delas com algum valor
histórico...
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Não vale a pena fazer demagogia... Passos está a cumprir...
Passos Coelho, há muito que confessou
ser objectivo do seu governo empobrecer o país.
E está a cumprir.
Portugal, dizem as previsões de inverno de
Bruxelas, passa a ser, segundo
aquele indicador, o nono país mais pobre face ao nível médio da União Europeia
(28 países). Será ultrapassado pela Lituânia (76,6% da riqueza europeia média),
tendo a Estónia já no seu encalço. Piores que os portugueses apenas ficam oito
parceiros comunitários. Do mais para o menos pobre são: Bulgária, Roménia,
Croácia, Hungria, Polónia, Letónia, Grécia e Estónia.
40 anos do 25 de Abril vão ser comemorados na Figueira
O Grupo Caras Direitas, a Figueira Viva e a Viver em Alegria
vão assinalar em conjunto os 40 anos da Revolução dos Cravos.
A iniciativa vai ter lugar na sala dos Caras Direitas e
consta de um jantar e um espectáculo, com música e declamação de poesia.
Dentro de um mês, a organização apresenta o programa e o
preço do jantar/espectáculo.
Entretanto, estão abertas as inscrições, que já podem
ser feitas nas três instituições.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
A ganância ainda vai acabar por dar cabo disto tudo!..
| foto António Agostinho |
Sacado do facebook do eng. Daniel Santos, este extracto da informação do Engº Costa Redondo, Chefe do
Serviços Técnicos da Câmara Municipal ao Plano Regulador do Plano de
Urbanização da Cidade, escrito em Fevereiro de 1962:
“Por virtude das obras do porto“…”crescerá a praia de tal
modo que venhamos a ter, até ao mar, um areal imenso, desértico, incómodo e
impróprio para veraneio, perdendo deste modo a Figueira da Foz o seu principal
motivo de atracção?”.
Diz ainda o Engº Redondo: "O certo é que, se for
fixada uma largura ideal, está ao alcance da técnica, a verificar-se a previsão
mais pessimista do depósito maciço de areias, manter aquela largura, ou por
periódicas dragagens ou por conveniente transporte mecânico das areias para sul
do molhe sul, POR BOMBAGEM."
Entretanto, já passaram 52 anos e já repararam como os sucessivos records do porto comercial estão cada vez mais bonitos?
Isso, é que é o importante...
Que interessa a barra com condições de segurança para os pequenos barcos dos pescadores!.. Que interessa a praia da
Figueira - o seu principal motivo de atracção?”!.. Que interessa a erosão a sul!..
E tudo isto aconteceu, não porque não se soubesse que ia
acontecer, mas porque foi essa a vontade de quem manda...
As pessoas não contam...
O que é realmente importante são os números... Os records... Enfim, o sucesso dos gestores de Aveiro que tomaram conta do porto da Figueira..
Portugueses, sejam compreensivos, tenham paciência e não se amofinem...
O melhor povo do mundo, tem de entender, de vez, que para o "arco do poder" não passa de um instrumento
para a glória da Nação...
Julgamento prossegue hoje
Tal como o previsto, prossegue hoje o julgamento da morte de Manuel Pata e Clemente Imaginário no Tribunal da Figueira da Foz.
Esta terceira sessão tem início marcado para as 09H00.
Os dois pescadores morreram
a 15 de março de 2007, no rio Mondego, no braço sul do rio, a jusante das obras da Ponta
dos Arcos.
Na altura, os trabalhos
da nova Ponte dos Arcos levaram ao
estreitamento do canal de navegação.terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Até sempre Senhor Coluna, Grande Capitão
Em 1966 tinha 12 anos e já gostava de futebol, do
Sporting e da Selecção.
Tenho presente na minha memória as grandes
exibições do Grande Capitão, o Senhor Coluna, no Mundial desse ano que se
realizou na Inglaterra e que eu vi, graças ao dedicado Director do Marítimo da Gala, o senhor David (o alfaite que me fez os meus primeiros fatos) no velho Clube da Gala, que funcionava, na altura, em
instalações do velho Gaia, frente
ao que considero o ex-libris da minha Terra - a antiga doca da Gala.
Com pesar tomei conhecimento que o Grande
Capitão, o Senhor Mário Coluna, esteio daquele meio campo de ouro da década de 60 do século passado, no Benfica e na Selecção Nacional, morreu hoje.
Descanse em paz Senhor Mário Esteves Coluna, Grande
Capitão.
A ganância ainda vai dar cabo deles caro vereador...
O vereador PS na Câmara da Figueira, António Tavares, hoje
no jornal AS BEIRAS.
“Pretende a Comissão Europeia, em consonância com o Governo português,
que os salários baixem até cinco por cento.
Os objectivos são sérios: baixar o desemprego, aumentar a competitividade
das empresas e reduzir o endividamento do país ao estrangeiro.
A lógica é fácil de entender: a descida das remunerações diminui
o preço do factor trabalho, suscitando mais contratação, reduz os custos de
produção, tornando as mercadorias mais competitivas e mais “exportáveis”, e, com
menos rendimento, baixa o consumo e, por conseguinte, as importações; vista
assim, a economia parece fácil.
O problema é que por trás da sedutora dedução que explica as
diferentes variáveis existem pessoas com necessidades reais. Apesar disto, a
solução de baixar os salários parece ser sempre a forma mais fácil de resolver todos
os problemas que as sucessivas crises vão gerando.
E tal acontece apesar de os empresários estarem preocupados com
a diminuição do consumo, de o Governo afirmar que o crescimento das exportações
está consolidado e de o ministro Pires de Lima referir que o “ajustamento” salarial
no sector privado foi “o suficiente”. Repare-se, no entanto, no seguinte: em
2011, a produtividade real por hora trabalhada era, no nosso país, de 16,5
euros. Na média da zona euro era, quase, 37 euros. Na Holanda, este valor era
de 46,2 euros, em França 45,4, em Itália 32,5 e em Espanha 30,2 euros, para só
citar alguns países. Ou seja, mesmo ganhando pouco, com baixa produtividade, os
custos do trabalho resultam elevados; e lá se vão a competitividade, as
exportações sustentadas, a diminuição do desemprego. Não é, portanto, baixando
os salários que vamos compor a situação; a verdadeira conquista é a da
produtividade e esta depende muito mais de outros factores que o trabalho.”
Pois é: a ganância ainda vai dar cabo deles...
Recorde-se o que desencadeou a crise financeira: o
empobrecimento das pessoas.
Este empobrecimento foi a consequência de o
crescimento da riqueza dos ricos se ter tornado superior ao crescimento total
da riqueza, o que implica que passou a alimentar-se do empobrecimento dos
não-ricos.
Claro que houve os produtos tóxicos, mas isso tudo só
estoirou porque as pessoas deixaram de ter dinheiro para os alimentar - foi aí
que eles se tornaram "tóxicos", antes disso eram fantásticos...
Consta, por aí, que a economia está a melhorar pois as
exportações estão a crescer.
Todavia, sabemos que não é assim...
É óptimo que as exportações cresçam mas não são elas que
marcam a economia - o que marca é o mercado interno.
Nos últimos anos, a crise financeira agravou-se porque os portugueses estão a
empobrecer.
Portanto, presumo eu, a solução não passa por empobrecê-los mais...
Austeridade, para este governo e os interesses que defende, consiste apenas em tirar dinheiro às
pessoas...
A ganância desmesurada ainda vai arruiná-los...
Não é que nunca me tivesse lembrado disto, mas depois de ler que foi dito pela boca deste senhor fiquei mais confortado...
Almeida Santos: "Não foi Costa que o PS escolheu para
primeiro-ministro"!
Professor Marcelo, um visionário
Durante 3 dias, o PSD tentou demonstrar a mais de 900 mil pessoas desempregadas, a 2 milhões de pobres e a milhares de pensionistas e de jovens que emigraram do país que esta nobre e honrada velha nação caminha para o admirável mundo do progresso, do sucesso e da prosperidade económica.
É para isso que devem servir os assessores de comunicação contratados nos últimos tempos,
pois não é fácil explicar a alguém que tem menos salário ou pensão, que não tem
emprego, que emigrou ou que vive na pobreza, que o país melhora consoante mais
degradada esteja a vida de quem nele vive.
Mas, isso, é capaz de ser mais difícil do que muita gente
pensa...
Até as crianças sabem que "Portugal nasceu em Guimarães e o Passos Coelho não presta para nada!"
O professor Marcelo
é que a sabe quase toda e anda muito à frente. Pode mesmo dizer-se que é um visionário.
Compreendem, agora, porque é que ele dedica longos minutos da sua homilia dominical à apresentação de trabalhos que lhe são enviados por crianças de todo o país? O professor não só anuncia o nome dos pequenos autores, como faz questão de mostrar o fruto desse trabalho às câmaras da tv e até atribui classificações e pontuações aos petizes.
Compreendem, agora, porque é que ele dedica longos minutos da sua homilia dominical à apresentação de trabalhos que lhe são enviados por crianças de todo o país? O professor não só anuncia o nome dos pequenos autores, como faz questão de mostrar o fruto desse trabalho às câmaras da tv e até atribui classificações e pontuações aos petizes.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Miséria chic... (II)
![]() |
| Figueira Chic Convidada Ema Sofia |
Trata-se
da Figueira Chic: Convidada Ema Sofia (1).
A
Ema é uma transsexual de enorme coragem que dá a cara e aceita ser entrevistada
no dito programa, explicando a sua experiência. Diz a Ema que acha que “o mundo
não é feito de homens e de mulheres, mas sim de pessoas”. Subscrevo a 1000%.
Acontece
que uma das três entrevistadoras é anti-humana, assim estilo Hugo Soares,
personagem-tipo à la Gil Vicente, bonita por fora e podre
por dentro, uma tal de Olga (para mim uma Jane Doe total até à data e não sou
mais feliz depois de a ter ouvido). Decide – imagine-se! – atacar a
entrevistada e até as restantes entrevistadoras com frases como: “Tenho uma
visão muito pessoal sobre a opção” de ser
homossexual; “A
natureza humana é um homem e uma mulher”; “Todos os desvios dessa natureza
são uma opção”; “A
homossexualidade, a pedofilia são opções”; “A natureza é só uma: um macho
nasce macho, uma fêmea nasce fêmea”; “Vou tentar ajudá-lo a encontrar o caminho certo” (a um imaginário
filho homossexual, espero eu, que nem tod@s devem procriar); “A tua opção [de se tornar transsexual] foi Egoísmo”.
É-lhe
extraordinária a podridão reaccionária, a estupidez ofensiva, camuflada de
esperteza e maquilhagem. Como é que dão tempo de antena a uma personagem da
idade média? É por causa da carinha laroca?! Sinto-me profundamente ofendida
com o nojo que lhe saiu da boca.”
“A
Osga: Chic por fora, Podre por dentro” – uma opinião desassombrada de FILIPA ALVIM, via
Figueira na Hora.
Para
ver o programa clicar aqui.
Termino com as palavras da FILIPA ALVIM, que não conheço, mas a quem aproveito para felicitar pela sua coragem: "os meus sinceros parabéns à Ema e às outras duas entrevistadoras, verdadeiramente humanas, inteligentes e claramente pessoas do séc. XXI."
Francisco Assis, o candidato de Seguro...
![]() |
| daqui |
Defensor de blocos centrais, hábil em despistar-se com
Clios, um discípulo de Blair e outros
cangalheiros da social-democracia europeia na economia.
Francisco Assis está para a esquerda como Paulo Fonseca para
os adversários do FC Porto: é um abono de família...
Um golo na própria baliza
Na minha opinião, a crónica de Miguel Almeida, vereador Somos Figueira, nas
Beiras de hoje, sobre “a força das convicções”, é um golo na própria baliza.
Nomeadamente, refere "o exemplo que o presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal tem dado ao longo dos últimos três anos", isto é, a implementação das chamadas reformas, que mais não foram que retrocessos civilizacionais, sociais
e humanitários.
Essas chamadas reformas nivelaram por baixo, cortando.
Quase todos empobrecemos. Mesmo os que ainda trabalham, empobreceram - rapidamente e em força!
Reformar é outra coisa - é criar eficácia e eficiência para criar
riqueza.
Mas, isso eles não quiseram - nem saberiam fazer.
Passos limitou-se a realizar o óbvio: reduzir Portugal ao seu próprio nível.
Recordo ao Miguel e aos leitores, que Portugal teve no Século XX outro líder carismático que se manteve fiel às
suas convicções, sem transigir, que infundiu respeito e admiração aos seus
seguidores, temor aos seus adversários, sem medo de fazer rupturas, sem bens próprios,
sem vida para além da ideologia que aprendeu a amar, sem uma única dúvida visível,
que se manteve, até ao fim, fiel a si mesmo e ideais de sempre, um homem cujo
traço é o da firme coerência e a determinada fidelidade às suas convicções.
Todos sabemos quem foi e onde conduziu este País...
Fica a citação de parte da crónica do Miguel.
“Cada vez mais as pessoas se afastam da política partidária,
muito por culpa de todos nós, actores políticos, já que muitos não resistem à
tentação de ceder nas mais fortes convicções, trocando-as pelas modas mais
mediáticas, a cada momento. É por isso mesmo muito importante o exemplo que o
presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal tem dado ao longo dos últimos
três anos.
Pode ou não concordar-se com as políticas do Governo, que,
indiscutivelmente, têm sido muito duras para a esmagadora maioria das pessoas, mas
é imperioso reconhecer que nunca vacilou, nunca cedeu ao caminho mais fácil e nunca
teve medo da afirmação das suas convicções.
Este caminho para retirar o país da banca rota em que estava
em 2011 começa agora a ser percecionado como assertivo. Confesso que eu próprio
em muitos momentos tive dúvidas de que este seria o único caminho que nos
restava, mas os indicadores macro económicos que agora são conhecidos validam as
opções de Pedro Passos Coelho.”
O que sobrou do congresso...
Não muita coisa, mas sobretudo a ausência dos discursos e dos conteúdos políticos do congresso do país e as pessoas.
Nuno Morais Sarmento, no sábado, ainda alertou.
"Temos de dizer
aos portugueses como vamos viver".
É necessário ir além das "estatísticas" e das "folhas de
excel" e apresentar aos portugueses
uma "esperança nova que tem que ir mais longe e dizer mais do que a moção
de estratégia" de Passos, com "mais pessoas" e "mais
política" e a capacidade de recuperar o lado "imaterial" da
política e devolver às pessoas a capacidade de "sonhar".
Santana, já na
madrugada de domingo, fez o seu número, mas às tantas perdeu-se e deixou a ideia do vazio de sempre...
Sobrou Marcelo Rebelo de Sousa, o malhador...
E pronto: chegou ao fim o “congresso” do PSD.
Ouvi-lhe chamar também “concentração de mata-velhos”, mas nem me atrevo a abordar esse assunto, pois sei que existem alguns leitores susceptíveis e outros piegas...
Ouvi-lhe chamar também “concentração de mata-velhos”, mas nem me atrevo a abordar esse assunto, pois sei que existem alguns leitores susceptíveis e outros piegas...
2 e 4 de março há Carnaval na Cova-Gala
![]() |
| foto Pedro Agostinho Cruz, sacada daqui |
Nelson Gafanhão e Mariana Imaginário, Reis de Carnaval de S.
Pedro 2014, “mostraram-se” na tarde de ontem.
O Cortejo Trapalhão vai acontecer no próximo Domingo, 2 e Terça, 4 de março, pelas 15 horas, com início no Largo da Praia...
Depois a Cova-Gala vai brincar ao Carnaval, com o seu desfile "desorganizado" pelos
aldeões.
Portanto, ficam a saber, que por estes lados, nos dias 2 e 4 de março, vai haver trapalhice e
folia, com Rei e Rainha da terrinha (para rimar), a aldeia vai brincar até se fartar...
Carnaval trapalhão, pois então...
Subscrever:
Mensagens (Atom)






















