sábado, 9 de novembro de 2013

Alfredo Cunha, fotojornalista

"Cai sobre os Portugueses um imenso manto de miséria e tristeza, e é por isso que fotografo incessantemente, sem saber o que fazer e onde publicar as minhas fotografias, mas hoje, só me interessa fotografar em Portugal, alguém tem que ser testemunha deste crime imenso, que é a liquidação de um País."
Alfredo Cunha  

Promoção no Mercado de S. Pedro


São só mais 10, 15, 20 anitos!..

Se a emigração continuar acrescer, o desemprego vai continuar a diminuir em todas as variáveis comparativas com que os entendidos na matéria andam a bombardear os portugueses.
É esperar mais uns anitos (dez, quinze, vinte?..) e já devemos estar abaixo dos 10% de desemprego e dos 9 milhões de habitantes.
Seremos então um agradável, mas falido, país de velhos...
Portanto, a caminho do pleno emprego...

Não será ironia dos que responderam ao inquérito?..

Pode ler-se hoje no Expresso.
“Surpreendentemente, apesar da grande crise económica que abala o país, a maioria dos portugueses revela-se feliz: 55% dos inquiridos dizem que, olhando para a sua situação actual, estão felizes, e 12% mesmo muito felizes. Apenas 26% respondem "nem feliz, nem infeliz", o equivalente ao tão típico "vai-se andando" português; 79% consideram-se optimistas ou moderadamente optimistas, contra apenas 18% que vêem o copo meio vazio; 69% respondem mesmo que estão tão ou mais felizes do que há três anos, quando começaram a sentir-se os efeitos da crise económica e da austeridade.”
(Ficha técnica. O inquérito foi realizado pela GFK, com 1211 indivíduos com 18 ou mais anos, residentes em Portugal Continental, proporcional por região. Os trabalhos de campo decorreram entre 13 e 24 de setembro.) 

Já sabia que algo estava a mudar... Mas, assim tanto, não acham que dá muito nas vistas?... 

Segundo o que julgo saber, 50.000 pessoas vão tomar as refeições diárias nas chamadas "cantinas sociais", mas o que é isso comparado com a felicidade estampada na rua pelos restantes 8.950 000 portugueses!.. 
Segundo o que julgo saber, devem estar desempregados cerca de 1 milhão e 300 000 mil portugueses, mas o que é isso comparado com a felicidade dos restantes 7 milhões e 600 000 mil portugueses!.. 
Segundo o que julgo saber, lixaram dinheiro à reforma de cerca de 1 milhão de portugueses com a reforma minima, mas que é isso comparado com os restantes 9 milhões!.. 
Bom é melhor ficar por aqui... Se continuar a preocupar-me com o que julgo saber, ainda chego à conclusão que, felizes, sobram só os portugueses da ficha técnica desta sondagem!..

Uma ocorrência inevitável, devida à acção das políticas ancestrais aplicadas...

Passos Coelho (com a ajuda troika e de Paulo Portas...), anda há dois anos e meio a criar excêntricos em Portugal!..
São mais 85 os “afortunados”...
Têm em comum uma fortuna superior a 30 milhões de dólares (perto de 25 milhões de Euros). São 0,009% da população. Mais do que milionários, são ultra-milionários. Portugal é hoje um país mais pobre e mais desigual, mas com mais ultra-milionários.
Essa é que é essa, como diria o Eça!..

Quem sabe, sabe...

Miguel Almeida, ontem numa entrevista ao jornal AS BEIRAS.
“O filho do sapateiro poder ser presidente da câmara dói a alguns”...
Não teve pais ricos nem ganhou a lotaria... 
Foi para o PSD. 
Quem sabe, sabe...
"Perdemos a câmara sendo a única candidatura que apresentou um programa. O doutor (João) Ataíde ganha sem apresentar uma ideia do que pretende fazer. Sentir-me-ia envergonhado ganhar as eleições nos termos em que João Ataíde as ganhou, sem explicar às pessoas o que vai fazer. Só com base naquilo que fez, é curto."
Se eu não conhecesse o Miguel há muitos anos, desconfiava que ele anda a aprender umas coisas com o PCP!..
Como sabemos, só os comunistas é que que gozam da fama de conseguirem transformar uma derrota, em vitória, com aquela naturalidade. 
Modéstia à parte, suspeito que o Miguel também ande a ler este blogue...

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Justamente...

... "um nojo".

“A VOZ DA FIGUEIRA", o único jornal local - 60 anos, comemorados com problemas graves de sustentabilidade


“Sem custos para o HDFF, a exploração do estacionamento foi entregue à empresa municipal Figueira Parques” - o presidente do conselho de administração do HDFF, Pedro Beja Afonso... (O que é que a Câmara Municipal da Figueira da Foz tem a responder a isto?..)

Num documento enviado à agência Lusa, o presidente do conselho de administração do HDFF, Pedro Beja Afonso, garante que a via de “acesso gratuito e prioritário” utilizada por  ambulâncias “poderá igualmente ser utilizada por viaturas particulares que transportem utentes com mobilidade reduzida ou em situações de emergência, sem prejuízo de pagarem o parqueamento se for caso disso”.
A via de acesso para situações de emergência está situada na entrada sul, junto à rotunda “A Varina”, que era o antigo acesso rodoviário ao HDFF. A decisão de passar a taxar o estacionamento na unidade de saúde foi tomada pelo anterior conselho de administração, recentemente substituído, e será mantida, afirma Pedro Afonso. “Não podendo conformar-se com o uso indevido do espaço de parqueamento e circulação, entendeu tomar medidas destinadas a disciplinar o tráfego e estacionamento nos parques do Hospital”, sustenta.
Sem custos para o HDFF Pedro Afonso explicou ainda que a exploração do estacionamento – que é gratuito nos primeiros quinze minutos e tem uma tarifa de 60 cêntimos por cada hora – foi entregue à empresa municipal Figueira Parques “sem quaisquer encargos de investimento para o hospital”.
O contrato de exploração, adiantou, tem a duração de cinco anos, “durante o qual a Figueira Parques arrecadará as receitas correspondentes”.
No final dos cinco anos, a empresa entregará a concessão ao HDFF, ficando o hospital com todo o equipamento ali instalado.
A Agência Lusa contactou o presidente da Câmara  Municipal da Figueira da Foz, que tutela a Figueira Parques, para obter mais esclarecimentos, mas até à hora do fecho desta edição, não obteve resposta.

Lido no jornal AS BEIRAS de hoje, edição impressa.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

EDITAL

Joaquim Namorado
Foi afixado
nos locais do costume
que É PROIBIDO MENDIGAR.

Logo mão que se descobre
escreveu a tinta por baixo
MAS NÃO É PROIBIDO SER POBRE.

Há pessoas que nos estimulam. São as pessoas  que nunca se renderam ao percurso da manada.
Joaquim Namorado foi desses raros Homens e Mulheres que conheci.
Considerava-se um figueirense de coração e de acção – chegou a ser membro da Assembleia Municipal, eleito pela APU.
Teve uma modesta residência na vertente sul da Serra da Boa Viagem. Essa casa, aliás, serviu de local para reuniões preparatórias da fundação do jornal Barca Nova.
Muito mais poderia ser dito para recordar Joaquim Namorado, um Cidadão que teve uma vida integra, de sacrifício e de luta, sempre dedicada à total defesa dos interesses do Povo.
Nos dias 28 e 29 de Janeiro de 1983, por iniciativa do jornal Barca Nova, a Figueira prestou-lhe uma significativa Homenagem, que constituiu um acontecimento nacional de relevante envergadura, onde participaram vultos eminentes da cultura e da democracia portuguesa.
Na sequência dessa homenagem, a Câmara Municipal da Figueira, durante anos, teve um prémio literário, que alcançou grande prestígio a nível nacional.
Santana Lopes, quando passou pela Figueira, como Presidente de Câmara, decidiu acabar com o “Prémio do Conto Joaquim Namorado”.
Hoje,  a cidade que está a ser construída por quem, pelos vistos, já não quer saber disto para nada, continua a ignorá-lo.
É contra isso que o continuo a recordar.
Pessoas destas fazem falta.

Desemprego

Querem a coisa bem explicadinha?...
Vão aqui...

É oficial?..



"SEJEMOS" então governados por esta gente...

Esta nossa barra (VII)

Esta manhã, publiquei "um exemplo dos governantes que temos..."
Tal como o velho e experiente Manuel Luís Pata, perguntei-me... 
"Quantos falam do mar, sem o conhecer?"

Só eu sei, porque gosto desta 1ª. página do "calino"...

para ver melhor, clicar na imagem.

O País...

... gaste cerca de 36 minutos e fica a saber melhor como chegámos aqui.

A solução para o desemprego... Quem disse “na Espanha de Franco”, poderia ter dito, “no Portugal de Salazar”, numa palavra “o fascismo”...

“Na Espanha de Franco, os salários eram baixíssimos e não havia desemprego. Depois da sua morte, os salários cresceram, com o acordo dos sindicatos, e [o desemprego] disparou para os 20%”...

Xavier Timbeau, economista do Observatório Francês de Conjunturas Económicas, deu o exemplo  espanhol para justificar a redução dos salários  nos países do sul neste período de crise, durante as audições que estão a ocorrer na Comissão de Assuntos  Financeiros e Económicos do PE, no âmbito da acção da troika.

Esta nossa barra (VI)

Um exemplo dos governantes que temos...
"Manuel Pinto de Abreu sublinhou, durante o debate do Orçamento do Estado na Assembleia da República, "nenhuma embarcação de pesca tem qualquer condicionante à prática do porto da Figueira da Foz" que está preparado para navios com um calado máximo de seis metros.
"O que se passou, e que está a ser investigado, não é consequência de uma situação de assoreamento da barra, é uma consequência de condições excecionais que exigem uma prática excecional da barra", salientou o governante, considerando que é necessário que os pescadores promovam a sua própria segurança.
A este propósito, lembrou "as palavras do mestre Festas [presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar] que disse que é necessário mudar a cultura dos pescadores e que estes passem a adotar uma postura da máxima segurança", nomeadamente utilizando equipamentos cuja aquisição tem sido promovida pelo programa PROMAR (Programa Operacional de Pescas).
O mestre José Festas disse na altura que a forma como a barra do porto da Figueira da Foz foi construída pode ter ajudado ao naufrágio da embarcação "Jesus dos Navegantes", provocando a morte de três pescadores.
José Festas justificou a falta de uso do colete salva-vidas com as dificuldades que o mesmo coloca. "Se o estivessem a usar, se calhar, com o barco a virar, teriam morrido mais [tripulantes], porque com o colete vestido é muito difícil mergulhar", sublinhou o antigo pescador."
Via Público


Este ano já morreram seis pessoas à entrada desta nossa barra. 
Desde já, o que se passou, que ainda está a ser investigado, para o governante Manuel Pinto Abreu "não é consequência de uma situação de assoreamento da barra!"
Tal como o velho e experiente Manuel Luís Pata, pergunto-me... 
"Quantos falam do mar, sem o conhecer?"

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tributo a José Carlos Ary dos Santos

SEXTA-FEIRA, 8 de NOVEMBRO, 21h30, no CAE.
Voz: QuimZé Lourenço | Piano: João Guerra Madeira | Contrabaixo: Eduardo Lopes | Bateria, Cajón e Djambé: Tiago Ramos | Saxofones e Flauta: Náná Sousa Dias | Guitarra Portuguesa: Pedro Amendoeira | Bailarina e Coreógrafa:Leonor Barata

Uma escritora!...



Desculpem lá qualquer coisinha, Camões, Alexandre Herculano, Eça, Ramalho Ortigão, Bocage, Torga, Carlos de Oliveira, Sophia de Mello Breyner Andresen , Saramago, Vergílio Ferreira, Lobo Antunes, João Tordo...

47.º aniversário do Porto da Figueira da Foz

foto Pedro Agostinho Cruz

O navio «Santa Maria Manuela» vai estar aberto a visitas no Cais Comercial, este fim de semana, dias 9 e 10 de Novembro, numa acção integrada no programa comemorativo do 47.º aniversário do Porto da Figueira da Foz.

HORÁRIO DE VISITAS:
10.00-12.00 e 13.00-19.00 horas.

A Figueira já tem um candidato autárquico disponível na linha de partida para daqui a 4 anos - Miguel Almeida

foto Pedro Agostinho Cruz
Numa entrevista ao DIÁRIO AS BEIRAS/FOZ DO MONDEGO RÁDIO, que vai  ser tornada pública  na próxima sexta-feira , o actual presidente da Concelhia do PSD, Miguel Almeida,  afirmou que gostava de voltar a candidatar-se à presidência da autarquia figueirense.
Apesar de disponível para voltar a ser candidato à Câmara da Figueira da Foz, daqui a quatro anos,  Miguel Almeida reconhece, porém,  que será candidato quem o partido  entender, na altura,  que reúne as melhores condições.
Miguel Almeida, se a sua vida profissional e pessoal o permitir, vai cumprir o actual mandato de vereador até ao fim.
Miguel Almeida é, nos dias que correm aqui pela Figueira, talvez o político mais experiente no activo.
Mais uma vez permanece fiel à sua postura de sempre: marca o terreno com antecedência.
Pelo que dele conheço, parece-me que nunca fez questão de ficar conhecido pelo seu particular brilhantismo intelectual; antes, a meu ver, sempre  fez mais questão de se fazer passar por um resistente – mais concretamente,  um sobrevivente à espera da sua hora.
E a sua verdadeira hora, tem hipóteses de chegar daqui a quatro anos.
Infelizmente para a Figueira, como já se está a verificar,  a eleição por maioria absoluta de João Ataíde não deverá  representar  a concretização dos anseios de todos aqueles que não se reviam nem nos métodos nem nos resultados da herança santanista .
Se eu fosse militante do PS, com cotas em dia e tudo, seria para mim penoso dar conta que pouco tempo depois de tomar posse para um segundo mandato, Ataíde, exclusivamente por culpa própria, começou  o processo que o vai levar a  desbaratar o capital de confiança que os figueirenses nele depositaram.
A  actual vereação camarária figueirense, no seu conjunto – situação e oposição -,  já deu para ver,  é manifestamente  pior  que a anterior, em termos de funcionamento democrático.
Ataíde vai  persistir  no erro de  desvalorizar os figueirenses, a começar pelos do partido que o elegeu, e vai acabar por  temer  ser vítima deles...
Quanto à Figueira ("e modéstia à parte também sou figueirense"), que isso é que me interessa... Esta cidade,  merecia  mais e muito melhor...

Magusto no Centro Social da Cova e Gala



À semelhança dos anos anteriores o Centro Social da Cova e Gala vai realizar o Magusto no dia 15 pelas 20 horas, tendo como animação cultural o Fado de Coimbra e os Cantares Populares da nossa região com a participação do Grupo “Guitarras de Coimbra” da Associação Menina e Moça e o Grupo de Cantares da Casa do Lavrador dos Casais de Cima de Maiorca.
Os interessados poderão efetuar as suas inscrições até ao dia 13, através de resposta ao e-mail ou pelo telefone 233 431 134.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um acto de justiça

O grande blogueiro figueirense merece ser citado...

“João Ataíde decide vetar a presença de público numa das reuniões de Câmara, no momento em que a Câmara é considerada a autarquia mais transparente do país...”

“O PSD, em vez de se rir desbragadamente do medo do big brother, ataca violentamente Ataíde, quando na maioria dos municípios portugueses – como as autarquias PSD de Coimbra e Aveiro - só uma das sessões de Câmara é pública...”

“Ataíde preencheu o seu gabinete com um secretário que é jurista de profissão?! O homem esteve, pelo menos, 5 anos a estudar constitucional, administrativo, reais, obrigações, com alguns dos melhores lentes de direito do país, e acaba nisto, a escrever cartas para o Sr. Presidente ...”

“João Portugal, o político que passou 4 anos a difamar João Ataíde, não teve vergonha nenhuma e acabou vereador de Ataíde! E o Presidente, em vez de colocar o rapaz a trabalhar – já é tempo! – transforma-o num vereador sem tempo e sem pasta...”

"P.S. - Sabem como é que o gabinete de João Ataíde descreveu as parcas atribuições de João Portugal no Executivo? Desta forma: João irá coadjuvar nas “questões de promoção e apoio a medidas e acções visando o desenvolvimento do comércio e da qualidade da oferta turística do município”.
Perceberam?! Existe a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, mas será o inefável João Portugal a desenvolver o comércio figueirense! E quanto à “qualidade da oferta turística do município”, o que irá fazer Joãozinho?! Vai inspeccionar a qualidade de todos os quartos de hotel, pensões e residênciais do burgo?! Vai provar todas as iguarias servidas à turistada nos restaurantes do concelho?!
Há momentos em que fico com pena que a Câmara da Figueira seja  considerada a mais transparente do país; porque é que esta frase tonta não ficou guardada a sete chaves?!”

“Trabalhar mais de um ano sem comer”!..



Todos temos momentos do diabo... 
Até o Crato!


aF214


Gosto de estar aqui. Por isto mesmo: para registar a «estória»...

Figueira da Foz, 4 de novembro de 2013.
Um dia diferente e importante.
Neste dia,  realizou-se a primeira reunião de Câmara, depois de Abril de 1974, à porta fechada, mas com nota de imprensa!

(«A Câmara Municipal da Figueira da Foz reuniu hoje pelas 15h00 no Salão Nobre do Município. No período antes da ordem do dia, salientam-se os seguintes assuntos:

1. A vereadora Anabela Marques Tabaçó assinou hoje o seu termo de posse como vereadora não executiva eleita pela coligação Somos Figueira;
2. O vereador do PS João Portugal levou a conhecimento da Câmara um estudo que classifica a Figueira da Foz como o 4.º melhor destino turístico de Portugal de acordo com a Trivago;
3. O Sr Presidente informou a Câmara das diligências tomadas junto da CP no sentido de agilizar e corrigir os horários dos comboios que fazem a ligação Figueira – Coimbra;
4. O Sr. Presidente apresentou o estudo que classifica o município da Figueira da Foz como o mais transparente de Portugal;
5. Aproveitando este último assunto, o Sr. Presidente informou que a Câmara Municipal está em via de ver aprovada uma candidatura de cerca de 500.000€ tendo em vista um plano de reforma administrativa municipal que prevê a criação de um Balcão Único. O Sr. Presidente informou ainda que se está a desenvolver um trabalho que visa a alteração do site institucional do município;
6. O Vereador António Tavares louvou o empenho e dedicação dos funcionários do Museu e do CAE na organização e promoção do evento denominado noite dos esqueletos que recebeu cerca de 500 visitantes;
7. O Presidente informou a Câmara Municipal que enviou um voto de pesar às famílias dos náufragos que lamentavelmente perderam a vida na passada
8. Informou ainda que está a acompanhar junto das entidades responsáveis as questões relativas às condições de navegabilidade da barra marítima;

Dentro do Período da Ordem do Dia, salientam-se os seguintes aspectos:
1. Relativamente à taxa da derrama a aplicar para 2014, o executivo apresentou uma proposta de manutenção das taxas aplicadas no ano anterior, ou seja, 1,5% de taxa máxima e 1% de taxa reduzida;
2. A coligação Somos Figueira apresentou uma proposta complementar que prevê a taxa máxima de 1,5%, a taxa reduzida de 0,5% e uma isenção total para todas as empresas que se vierem a instalar em 2014 e que criem, no mínimo, 3 postos de trabalho;
3. Recebida a proposta, o Sr. Presidente decidiu adiar este ponto para a próxima reunião de câmara e solicitar aos serviços um estudo de impacto económico dessa proposta e se a mesma põe em causa o Plano de Saneamento Financeiro em curso;
4. O Sr. Presidente deu conhecimento à Câmara da nomeação do Sr Vereador António Tavares como Vice-Presidente».)

E  pronto.
Confesso que estou deveras animado.
Esperam-nos 4 anos  (quatro) de  comédia, nesta valente e nobre Figueira...

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

"A vitória de Pirro"

foto sacada daqui
ANTÓNIO TAVARES É, A PARTIR DE HOJE, O VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

Primeiro dia em que se paga estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz, na Gala

À primeira vista, esta foto  obtida há poucos minutos, poderia induzir-nos no erro de estarmos em pleno verão, dada a quantidade de carros estacionados no parque exterior ao Hospital da Figueira, que no verão serve como apoio para estacionamento aos utilizadores da praia.
Hoje, contudo, como sabemos,  está um dia desagradável, ventoso, escuro, a ameaçar chuva. Um dia de outono carregado... 
Então, estarão a interrogar-se os leitores: “a que se deve tal quantidade de viaturas estacionadas naquele local, num dia destes”?..
Fácil de responder: hoje, é o primeiro dia em que se paga estacionamento no parque que serve o Hospital Distrital da Figueira da Foz.
As pessoas podem apanhar frio, vento, chuva, areia na cara, mas, sempre poupam os trocos do estacionamento...
Isto, vai sendo possível, enquanto os senhores da Câmara, via Figueira Parques, não vêm este parque de estacionamento como mais um fonte de criação de riqueza municipal!..
Se querem saber, em boa verdade, na Figueira já me admiro com muita pouca coisa.

Actualização:
Comentário oportuno e genial do meu Amigo Eng. António Guimarães, na minha postagem no Facebook
Agora o argumento foi de que os banhistas ocupavam os lugares dos utentes do hospital. No verão o argumento será de que os utentes do hospital ocupam os lugares dos banhistas, indispensáveis à economia da Figueira. Assim, passarão a pagar os utentes do hospital e os banhistas. Dinheiro em caixa, plim!

A banalização da fome

Em 2010 o Arnaldo Antunes, um professor de profissão que vinha aqui desabafar do seu quotidiano profissional, escreveu um artigo intitulado A Fome nas Escolas onde narrava o seu encontro com uma mãe com 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.

Neste ano da graça de 2013 a Carla Romualdo veio denunciar outras fomes que descobriu num Hospital público e central:
era frequente as visitas comerem as refeições destinadas aos doentes. Sentavam-se ao lado dos pais, avós, irmãos, maridos ou mulheres e iam debicando do seu prato, ou ficando com a parte de leão.
A fome é a fome e é a fome, não há fomes mais fomes do que outras...
O  que foi escândalo em 2010 banalizou-se em 2013. A fome anda por aí, divertindo-se nas ruas, escalando as sopas dos pobres, descendo aos hospitais e às escolas, fazendo a alegria de tanta católica que finalmente tem pobrezinhos em abundância para a sua esmolinha dar.  

Via Aventar

Esta nossa barra (V)

Hoje de manhã, ao fazer o meu percurso pela beira mar da freguesia de S. Pedro, ao deparar com estas redes que pertenceram ao "Jesus dos Navegantes", dadas à costa alguns dias depois do naufrágio ocorrido à saída desta nossa barra, onde se perderam quatro vidas, lembrei-me disto que havia escrito há poucos dias neste blogue. 
Quantas pessoas é preciso morrer ainda para que tal aconteça?.."

Antes da divulgação da nota de imprensa

No seguimento do post anterior, e propositadamente antes da divulgação da nota da imprensa que há-de dar conta do que se passou na reunião camarária de hoje, acrescento o seguinte.
A Câmara Municipal da Figueira da Foz vai ser  ultrapassada  pelos acontecimentos, eventualmente sem o perceber.
O que não vai ser positivo.
Se devido à falta de seriedade de uma parte significativa da comunicação social figueirense a Câmara tivesse  de mudar para uma estratégia de defesa, obrigando-a  a fechar-se para conseguir alguma tranquilidade, isso poderia ser tido em conta. Mas, não me parece que tal tenha acontecido alguma vez.
Os tempos, hoje, passados 40 anos sobre o 25 de Abril de 1974, são e estão diferentes.
As coisas mudaram  e em certo sentido para melhor.
As pessoas – pelo menos aquela minoria que ainda se vai interessando por estas coisas – habituaram-se  até a aproveitar essa grande ferramenta que é a internet para acompanharem as reuniões camarárias. Maus hábitos democráticos, pelos vistos...
Apesar da eficiência com que conseguiu terminar o primeiro mandato, João Ataíde não pode alhear-se da realidade dos tempos que passam.
A realidade, em breve, vai provar-lhe isso mesmo.

Na Figueira, a primeira reunião camarária à porta fechada, depois do 25 de Abril de 1974, realiza-se hoje...

foto sacada daqui
Hoje,  é um dia que vai ficar na história da democracia da nossa cidade: realiza-se a primeira reunião da Câmara da Figueira da Foz à porta fechada desde o 25 de Abril de 1974.
Tal, registe-se, fica a dever-se à maioria absoluta de João Ataíde obtida nas autárquicas do passado dia 29 de setembro.
As forças políticas com assento na assembleia municipal, mas sem representação na vereação camarária, por unanimidade, em declarações hoje publicadas no jornal AS BEIRAS, estão contra  a decisão da maioria absoluta de Ataíde e dos seus vereadores.
António Baião, dirigente local do PCP e candidato que ficou a cerca de 40 votos de ter sido eleito vereador:
“Sendo a decisão apenas justificada com os dossiês reservados, não concordo nem compreendo, porque todas as matérias devem ser do conhecimento dos munícipes. Portanto, não compreendo a necessidade de se realizarem reuniões de câmara à porta fechada.”
João Paulo Tomé, deputado municipal do Bloco de Esquerda:
“Não concordo. As reuniões de câmara até deviam ser mais públicas do que são.
Até parece que as pessoas (os decisores) têm coisas para esconder… Pondo-me na posição de quem tem a responsabilidade de governar o concelho da Figueira da Foz, governaria à frente de toda a gente, para não haver dúvidas e em nome da transparência.”
Vânia Isabel Batista, deputada municipal do CDS/PP, eleita na lista da coligação “Somos Figueira”.
"Não concordo com a decisão.
Respeito-a, porque é legal e o executivo tem maioria absoluta, que lhe foi dada pelos figueirenses nas eleições autárquicas.
No entanto, não consigo descortinar a necessidade de fechar as reuniões ao público. Este tipo de decisões afasta cada vez mais os eleitos dos eleitores."
Mesmo no seio da maioria socialista,  a medida gerou alguns incómodos.  Sabe-se que  até no executivo, dois vereadores e também militantes do PS  - Carlos Monteiro e António Tavares – revelaram  discordância, no recato dos bastidores da vereação socialista, tendo, no entanto, votado a favor da proposta do presidente Ataíde na reunião de câmara do passado dia 24 de outubro -  que é aliás a sua única tomada de posição pública conhecida.
Também na oposição camarária, logo na primeira reunião, deu para notar algumas divergências...
Miguel Almeida, foi o único a votar  contra. João Armando Gonçalves e Azenha Gomes, optaram pela abstenção. Anabela Tabaçó, esteve ausente.
E pronto.
Hoje,  vai ficar consumada a vontade de João Ataíde: fechar a primeira das duas reuniões de câmara mensais ao público e aos jornalistas.
Se a medida vai ter  caráter experimental, ou vai vigorar no decorrer de todo o actual mandato, é o que veremos nos próximos capítulos.
Entretanto, aos poucos que ainda se interessam pelo que se passa na sua cidade, resta aguardar pela divulgação da prometida  nota de imprensa,  sobre a primeira reunião camarária fechada da história da democracia figueirense pós 25 de Abril de 1974.
Para memória futura: tal fica a dever-se a uma maioria absoluta do Partido Socialista.
Terá o dr. Mário Soares, o Patriarca do PS, e um apoiante interventivo na eleição desta maioria absoluta alcançada por João Ataíde, conhecimento do facto?
Será com decisões destas que se vai conseguir reforçar a participação dos figueirenses na vida colectiva da sua cidade?
As pessoas, como sabemos, cada vez comparecem em menor número aos actos eleitorais. 
E se  os políticos sempre pensassem nisso - principalmente, fora das campanhas eleitorais!..

domingo, 3 de novembro de 2013

Amor...

A presidente da câmara de Tomar, Anabela Freitas, PS, nomeou o companheiro, Luís da Silva Ferreira, PS, para chefe de gabinete de apoio à presidência. 
Se isto não é amor, por onde anda o amor?

A Figueira profunda

De 4 em 4 anos temos campanha eleitoral autárquica.
Pouco tempo depois, pelo que tenho observado nos últimos 10 dias,  já deu para constatar que a campanha eleitoral para as autárquicas, de setembro passado, aqui na nossa cidade, foi,  provavelmente,  o momento colectivo em que a comunidade de destino comum, que somos, ficou mais à mostra nos últimos tempos.
Entretanto, para o bem e para o mal, já deu para ver um pouco de tudo.
E -  o que é mais preocupante, se pensarmos em termos do nosso futuro colectivo - sobretudo,  muito de nada.

Celebração do Dia Nacional do Mar vai realizar-se na Praia de Mira (16 de novembro) e em Lisboa ( 19 de Novembro)

para ler melhor clicar na imagem