quinta-feira, 7 de novembro de 2013

EDITAL

Joaquim Namorado
Foi afixado
nos locais do costume
que É PROIBIDO MENDIGAR.

Logo mão que se descobre
escreveu a tinta por baixo
MAS NÃO É PROIBIDO SER POBRE.

Há pessoas que nos estimulam. São as pessoas  que nunca se renderam ao percurso da manada.
Joaquim Namorado foi desses raros Homens e Mulheres que conheci.
Considerava-se um figueirense de coração e de acção – chegou a ser membro da Assembleia Municipal, eleito pela APU.
Teve uma modesta residência na vertente sul da Serra da Boa Viagem. Essa casa, aliás, serviu de local para reuniões preparatórias da fundação do jornal Barca Nova.
Muito mais poderia ser dito para recordar Joaquim Namorado, um Cidadão que teve uma vida integra, de sacrifício e de luta, sempre dedicada à total defesa dos interesses do Povo.
Nos dias 28 e 29 de Janeiro de 1983, por iniciativa do jornal Barca Nova, a Figueira prestou-lhe uma significativa Homenagem, que constituiu um acontecimento nacional de relevante envergadura, onde participaram vultos eminentes da cultura e da democracia portuguesa.
Na sequência dessa homenagem, a Câmara Municipal da Figueira, durante anos, teve um prémio literário, que alcançou grande prestígio a nível nacional.
Santana Lopes, quando passou pela Figueira, como Presidente de Câmara, decidiu acabar com o “Prémio do Conto Joaquim Namorado”.
Hoje,  a cidade que está a ser construída por quem, pelos vistos, já não quer saber disto para nada, continua a ignorá-lo.
É contra isso que o continuo a recordar.
Pessoas destas fazem falta.

1 comentário:

COURATO disse...

Calma camarada o coadjuvante joão portugal no cumprimento das suas funçoes de zelador da oferta turistica do municipio está já a pensar na atribuição de um premio literario não de Joaquim Namorado mas sim um prémio para a melhor explanação sobre os couratos do -rodrigues-.o vencedor terá direito a uma viagem turistica de barco pela vala das abadias.