segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Primeiro dia em que se paga estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz, na Gala

À primeira vista, esta foto  obtida há poucos minutos, poderia induzir-nos no erro de estarmos em pleno verão, dada a quantidade de carros estacionados no parque exterior ao Hospital da Figueira, que no verão serve como apoio para estacionamento aos utilizadores da praia.
Hoje, contudo, como sabemos,  está um dia desagradável, ventoso, escuro, a ameaçar chuva. Um dia de outono carregado... 
Então, estarão a interrogar-se os leitores: “a que se deve tal quantidade de viaturas estacionadas naquele local, num dia destes”?..
Fácil de responder: hoje, é o primeiro dia em que se paga estacionamento no parque que serve o Hospital Distrital da Figueira da Foz.
As pessoas podem apanhar frio, vento, chuva, areia na cara, mas, sempre poupam os trocos do estacionamento...
Isto, vai sendo possível, enquanto os senhores da Câmara, via Figueira Parques, não vêm este parque de estacionamento como mais um fonte de criação de riqueza municipal!..
Se querem saber, em boa verdade, na Figueira já me admiro com muita pouca coisa.

Actualização:
Comentário oportuno e genial do meu Amigo Eng. António Guimarães, na minha postagem no Facebook
Agora o argumento foi de que os banhistas ocupavam os lugares dos utentes do hospital. No verão o argumento será de que os utentes do hospital ocupam os lugares dos banhistas, indispensáveis à economia da Figueira. Assim, passarão a pagar os utentes do hospital e os banhistas. Dinheiro em caixa, plim!

A banalização da fome

Em 2010 o Arnaldo Antunes, um professor de profissão que vinha aqui desabafar do seu quotidiano profissional, escreveu um artigo intitulado A Fome nas Escolas onde narrava o seu encontro com uma mãe com 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.

Neste ano da graça de 2013 a Carla Romualdo veio denunciar outras fomes que descobriu num Hospital público e central:
era frequente as visitas comerem as refeições destinadas aos doentes. Sentavam-se ao lado dos pais, avós, irmãos, maridos ou mulheres e iam debicando do seu prato, ou ficando com a parte de leão.
A fome é a fome e é a fome, não há fomes mais fomes do que outras...
O  que foi escândalo em 2010 banalizou-se em 2013. A fome anda por aí, divertindo-se nas ruas, escalando as sopas dos pobres, descendo aos hospitais e às escolas, fazendo a alegria de tanta católica que finalmente tem pobrezinhos em abundância para a sua esmolinha dar.  

Via Aventar

Esta nossa barra (V)

Hoje de manhã, ao fazer o meu percurso pela beira mar da freguesia de S. Pedro, ao deparar com estas redes que pertenceram ao "Jesus dos Navegantes", dadas à costa alguns dias depois do naufrágio ocorrido à saída desta nossa barra, onde se perderam quatro vidas, lembrei-me disto que havia escrito há poucos dias neste blogue. 
Quantas pessoas é preciso morrer ainda para que tal aconteça?.."

Antes da divulgação da nota de imprensa

No seguimento do post anterior, e propositadamente antes da divulgação da nota da imprensa que há-de dar conta do que se passou na reunião camarária de hoje, acrescento o seguinte.
A Câmara Municipal da Figueira da Foz vai ser  ultrapassada  pelos acontecimentos, eventualmente sem o perceber.
O que não vai ser positivo.
Se devido à falta de seriedade de uma parte significativa da comunicação social figueirense a Câmara tivesse  de mudar para uma estratégia de defesa, obrigando-a  a fechar-se para conseguir alguma tranquilidade, isso poderia ser tido em conta. Mas, não me parece que tal tenha acontecido alguma vez.
Os tempos, hoje, passados 40 anos sobre o 25 de Abril de 1974, são e estão diferentes.
As coisas mudaram  e em certo sentido para melhor.
As pessoas – pelo menos aquela minoria que ainda se vai interessando por estas coisas – habituaram-se  até a aproveitar essa grande ferramenta que é a internet para acompanharem as reuniões camarárias. Maus hábitos democráticos, pelos vistos...
Apesar da eficiência com que conseguiu terminar o primeiro mandato, João Ataíde não pode alhear-se da realidade dos tempos que passam.
A realidade, em breve, vai provar-lhe isso mesmo.

Na Figueira, a primeira reunião camarária à porta fechada, depois do 25 de Abril de 1974, realiza-se hoje...

foto sacada daqui
Hoje,  é um dia que vai ficar na história da democracia da nossa cidade: realiza-se a primeira reunião da Câmara da Figueira da Foz à porta fechada desde o 25 de Abril de 1974.
Tal, registe-se, fica a dever-se à maioria absoluta de João Ataíde obtida nas autárquicas do passado dia 29 de setembro.
As forças políticas com assento na assembleia municipal, mas sem representação na vereação camarária, por unanimidade, em declarações hoje publicadas no jornal AS BEIRAS, estão contra  a decisão da maioria absoluta de Ataíde e dos seus vereadores.
António Baião, dirigente local do PCP e candidato que ficou a cerca de 40 votos de ter sido eleito vereador:
“Sendo a decisão apenas justificada com os dossiês reservados, não concordo nem compreendo, porque todas as matérias devem ser do conhecimento dos munícipes. Portanto, não compreendo a necessidade de se realizarem reuniões de câmara à porta fechada.”
João Paulo Tomé, deputado municipal do Bloco de Esquerda:
“Não concordo. As reuniões de câmara até deviam ser mais públicas do que são.
Até parece que as pessoas (os decisores) têm coisas para esconder… Pondo-me na posição de quem tem a responsabilidade de governar o concelho da Figueira da Foz, governaria à frente de toda a gente, para não haver dúvidas e em nome da transparência.”
Vânia Isabel Batista, deputada municipal do CDS/PP, eleita na lista da coligação “Somos Figueira”.
"Não concordo com a decisão.
Respeito-a, porque é legal e o executivo tem maioria absoluta, que lhe foi dada pelos figueirenses nas eleições autárquicas.
No entanto, não consigo descortinar a necessidade de fechar as reuniões ao público. Este tipo de decisões afasta cada vez mais os eleitos dos eleitores."
Mesmo no seio da maioria socialista,  a medida gerou alguns incómodos.  Sabe-se que  até no executivo, dois vereadores e também militantes do PS  - Carlos Monteiro e António Tavares – revelaram  discordância, no recato dos bastidores da vereação socialista, tendo, no entanto, votado a favor da proposta do presidente Ataíde na reunião de câmara do passado dia 24 de outubro -  que é aliás a sua única tomada de posição pública conhecida.
Também na oposição camarária, logo na primeira reunião, deu para notar algumas divergências...
Miguel Almeida, foi o único a votar  contra. João Armando Gonçalves e Azenha Gomes, optaram pela abstenção. Anabela Tabaçó, esteve ausente.
E pronto.
Hoje,  vai ficar consumada a vontade de João Ataíde: fechar a primeira das duas reuniões de câmara mensais ao público e aos jornalistas.
Se a medida vai ter  caráter experimental, ou vai vigorar no decorrer de todo o actual mandato, é o que veremos nos próximos capítulos.
Entretanto, aos poucos que ainda se interessam pelo que se passa na sua cidade, resta aguardar pela divulgação da prometida  nota de imprensa,  sobre a primeira reunião camarária fechada da história da democracia figueirense pós 25 de Abril de 1974.
Para memória futura: tal fica a dever-se a uma maioria absoluta do Partido Socialista.
Terá o dr. Mário Soares, o Patriarca do PS, e um apoiante interventivo na eleição desta maioria absoluta alcançada por João Ataíde, conhecimento do facto?
Será com decisões destas que se vai conseguir reforçar a participação dos figueirenses na vida colectiva da sua cidade?
As pessoas, como sabemos, cada vez comparecem em menor número aos actos eleitorais. 
E se  os políticos sempre pensassem nisso - principalmente, fora das campanhas eleitorais!..

domingo, 3 de novembro de 2013

Amor...

A presidente da câmara de Tomar, Anabela Freitas, PS, nomeou o companheiro, Luís da Silva Ferreira, PS, para chefe de gabinete de apoio à presidência. 
Se isto não é amor, por onde anda o amor?

A Figueira profunda

De 4 em 4 anos temos campanha eleitoral autárquica.
Pouco tempo depois, pelo que tenho observado nos últimos 10 dias,  já deu para constatar que a campanha eleitoral para as autárquicas, de setembro passado, aqui na nossa cidade, foi,  provavelmente,  o momento colectivo em que a comunidade de destino comum, que somos, ficou mais à mostra nos últimos tempos.
Entretanto, para o bem e para o mal, já deu para ver um pouco de tudo.
E -  o que é mais preocupante, se pensarmos em termos do nosso futuro colectivo - sobretudo,  muito de nada.

Celebração do Dia Nacional do Mar vai realizar-se na Praia de Mira (16 de novembro) e em Lisboa ( 19 de Novembro)

para ler melhor clicar na imagem 

Bom domingo

sábado, 2 de novembro de 2013

Na Figueira, a democracia está saudável e recomenda-se...

No passado dia 24 de Outubro, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde, um independente eleito numa lista do PS, tornou público e foi aprovado pelos vereadores da maioria, que os jornalistas e o público só podem estar presentes na segunda reunião de câmara do mês.
Passados 9 dias ficam, para memória futura, as reacções tornadas públicas das principais forças partidárias na Figueira, numa matéria que considero fundamental para a qualidade da democracia na nossa cidade.
PS  - “as acusações de autoritarismo ou absolutismo, por uma reunião de câmara por mês ser fechada ao público, não passam de meras acusações «baratas» para tentar manchar o arranque de um mandato autárquico claramente legitimado pelos figueirenses”.
PSD – “a Câmara não deve nem pode viver fechada em si mesma e a possibilidade das reuniões de Câmara poderem ser descortinadas pelos figueirenses era um reforço entre a ligação de eleitos e eleitores. Desde que vivemos em democracia é a primeira vez que tal acontece.”
CDS – que eu tenha conhecimento, nada a registar.
CDU – que eu tenha conhecimento, nada a registar.
BE – que eu tenha conhecimento, nada a registar.
MRPP – que eu tenha conhecimento, nada a registar.

A partir de janeiro Governo sorteia carros para quem pedir factura

A “lotaria de facturas”  arranca em janeiro.
Para já, vai sortear automóveis.
O sorteio será semanal e destina-se a incentivar os consumidores a pedirem facturas com o seu número de contribuinte.
Para ficar habilitado tem que pedir para incluir o número de identificação fiscal no “recibo”.
Será que foi esta a fórmula encontrada por esta administração do País para dar corpo ao suposto milagre económico em 2014?..
Uma vez que estamos a falar de um casino, que vai abranger todo o território continental e ilhas adjacentes (incluindo certamente as Selvagens e as Desertas...), idealizado para "salvar" o circo em que está transformado o nosso País, com os palhaços pobres a serem cada vez mais, "tá-se" mesmo a ver que, em 2014, vamos ter "uma festança do caralho".

"Transparência"

João Vaz, consultor de ambiente e sustentabilidade, hoje na sua crónica semanal no jornal AS BEIRAS.
“Raramente, nos últimos dez anos, apareceu o nome da Figueira da Foz associado a “boas notícias” nas primeiras páginas de jornais nacionais.
Esta 5.ª feira, o jornal Público noticiava que a “Figueira da Foz é a mais bem posicionada segundo índice que avalia os conteúdos publicados nos sites das 308 câmaras”.
Nos domínios do “urbanismo”, “contratação pública” sabemos que a Figueira melhorou substancialmente.”

Em tempo.
Certamente vagamente relacionado com o que está acima...
Na primeira reunião de Câmara do executivo municipal, actualmente em funções, foi aprovada a distribuição de pelouros pelos vereadores a tempo inteiro.
O “Urbanismo” foi retirado a António Tavares. 
Ana Carvalho, tanto quanto se sabe, inexperiente em funções autárquicas, ficou com este importantíssimo pelouro.
É por este Pelouro que passa o incentivo  e apoio na implementação e na concretização das políticas municipais, actividades e deliberações, definidas no âmbito das Grandes Opções do Plano, para as áreas do planeamento e gestão urbanística no concelho da Figueira da Foz.

Ontem de manhã na Nazaré

Ontem, estive na Nazaré. Na água estiveram Garrett McNamara, Andrew Cotton, Eric Rebiére, entre outros.Tirei a foto acima. O Pedro Agostinho Cruz, a ver o mesmo que eu, tirou estas. Profissional é profissional.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

É só o que consigo escrever...

Vejam. Basta clicar aqui  e  aqui.

Garanto: se um dia tiver um cão vou dar-lhe o nome de Doutor e passeá-lo pela zona do Hospital da Gala...

Vai ser giro, chamá-lo aos gritos no largo da praia do Hospital.
- “Ó Doutor não vás pra aí” -  entenda-se: para o parque a pagar do Hospital  Distrital da Figueira da Foz -  agora, a partir de segunda-feira...
- “Não cagues aí , Doutor… Ó Doutor não faças isso, Doutor...  Não vás por aí, Doutor …. Oh valha-me deus, Doutor... Tu é que fizeste a merda e agora eu é que vou ter que apanhar com ela,  Doutor!..
- “O Doutor não tem emenda, anda muito mal comportado, Doutor... Não mije no pneu do automóvel, Doutor... O estacionamento já é tão caro, Doutor”!..
Ainda vou arranjar um cão e dar-lhe o nome de Doutor...
Um mundo de estórias espera por mim, quando eu tiver um cão chamado Doutor, e o levar até à Praia do Hospital.

Esta nossa barra (IV)

foto Pedro Agostinho Cruz
As comemorações do Dia do Porto da Figueira da Foz começaram na quarta-feira passada, no dia em que se celebraram 47 anos após a inauguração das obras exteriores, com a construção de dois molhes.
A iniciativa decorreu no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.
Entretanto, o molhe norte foi prolongado recentemente.
Este ano, já morreram 6 pessoas na barra da Figueira da Foz.
Os pescadores, em janeiro passado, alertaram para a realidade desta nossa barra...
Os responsáveis – os que projectaram e mandaram executar a obra do prolongamento do molhe norte, apesar dos avisos que foram feitos – continuam alheios à realidade.
Num país a sério, já teria sido mandado abrir um inquérito para apurar o que se passa, na realidade, com a barra da Figueira da Foz...
Alguém tem conhecimento que tenha acontecido tal coisa?..
Quantas pessoas é preciso morrer ainda para que tal aconteça?..
O importante,  é que o primeiro semestre de 2013, para o Porto da Figueira, afirmou-se como o melhor semestre de sempre do cais comercial, relativamente à quantidade de mercadorias movimentadas, ultrapassando a barreira de um milhão de toneladas.
Para o presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), José Luís Cacho   o porto está “a atingir os objectivos que tinham sido projectados para o seu crescimento”. Vamos continuar a trabalhar para conseguirmos atingir os dois milhões de toneladas”.
Pelo caminho, vão ficando as pessoas que vão morrendo nos acidentes marítimos à entrada da barra. Mas, isso, é só um pormenor que preocupa alguns patetas como eu. O importante são os números das toneladas.

aF213


Em transe...

"Apanhei um Taxi. O Taxista estava a ler um livro. Perguntei-lhe o que lia. Era o novo livro do Sócrates! Haja confiança no mundo."
Carlos Zorrinho

Como hoje é dia 1 de novembro...



Tributo a José Carlos Ary dos Santos


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Coincidências


António Lobo Antunes, na Visão:

"Perguntam-me muitas vezes por que motivo nunca falo do governo nestas crónicas e a pergunta surpreende-me sempre. Qual Governo? É que não existe governo nenhum. Existe um bando de meninos, a quem os pais vestiram casaco como para um baptizado ou um casamento".

O guião

O célebre guião, este guião, esta coisita, não é um ponto de partida. A ser qualquer coisa é um ponto de chegada. É o fim da linha. É o epílogo que arrasa as últimas aparências que ainda sobravam sobre este grupo de estagiários que o país teve a infelicidade de eleger. É a prova documental de que o Governo não sabe o que está fazer – cumpre metas contabilísticas impostas externamente –, e nem imagina para onde irá a partir daqui.

Daqui

Um citação e uma pergunta e o "bem dos figueirenses"...

Cito: 
- “temos que entender que nos dias de hoje os municípios vivem num ambiente de concorrência entre si, e o momento em que alguns assuntos estratégicos podem ser tornados públicos, deve ser detalhadamente estudado e programado”.

Pergunto: 

- sendo este o verdadeiro motivo da decisão de vedar o acesso ao público e à comunicação social a uma das reuniões mensais, será que ainda teremos aqui a justificação para o atraso ou, mesmo, a não publicação das actas das reuniões estrategicamente realizadas à porta fechada?..

aF212


Política figueirense!..

"O deputadinho por Coimbra" 
O PS da Figueira reagiu à tomada de posição pública da concelhia PSD local e publicou um comunicado sobre a “coisa”.
No documento, o Secretariado concelhio do PS da Figueira da Foz afirma que “as acusações de autoritarismo ou absolutismo, por uma reunião de câmara por mês ser fechada ao público, não passam de meras acusações «baratas» para tentar manchar o arranque de um mandato autárquico claramente legitimado pelos figueirenses”
É desta forma, que o PS começa por reagir ao comunicado da Concelhia do PSD publicado esta semana.
Os socialistas acrescentam que “a transparência na gestão da coisa pública não se mede pelo número de reuniões abertas ao público”. E “a prova disso”, acrescenta, “está na gestão de 12 anos do PSD, relativamente aos quais muitos dossiês ainda continuam por explicar, apesar de, nesse mesmo tempo, as duas reuniões serem abertas ao público”.
Tendo sido assim – e foi – pergunta-se: para quê então a peregrina ideia de fechar ao público e aos jornalistas uma das duas reuniões de câmara deliberativas que se realizam em cada mês?..  
Continuando a citar o comunicado do Secretariado local do PS, liderado pelo deputado e  vereador João Portugal, a decisão do executivo camarário deve-se “ao recato que algumas matérias delicadas exigem”.
Cá para mim, a Câmara apercebeu-se rapidamente do negativo que era para a Figueira, num país como Portugal, a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), ter colocado a nossa cidade no primeiro lugar do ranking da transparência municipal, entre as 308 congéneres portuguesas, cuja média é de 33 pontos, numa escala de 100.
O estudo apresentado em Lisboa, segundo  nota de imprensa do gabinete da presidência da câmara, foi feito com base no levantamento da informação disponível nas páginas oficiais das autarquias na internet. A da Figueira da Foz obteve uma classificação de 61 pontos, conquistando, deste modo, o primeiro lugar no “pódio” da transparência municipal.
Isto, realmente, é transparência a mais.
Com a crise que  atravessamos, houve  que tomar medidas de  austeridade urgentes nesse sentido...
O guião foi apresentado e aprovado na reunião camarária do passado dia 24 do corrente, quinta-feira, pelo presidente Ataíde.
Vou procurar estar atento à próxima reunião da Assembleia  Municipal.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em nome do Outra Margem, quero agradecer ao Santana, ao Sócrates, ao Portas, ao Miguel, ao Ataíde, ao Tavares, ao Monteiro, à Ana, ao Portugal... Bem, havia tanta gente para agradecer... A verdade é que, sem eles, seria difícil manter este blogue...

“Agradeço a todos os figueirenses que depositaram a sua confiança nas listas do Partido Socialista e que apostaram em avançar com confiança. Tudo faremos para estar à altura do desafio e para vos servir da melhor maneira. “

Purga no PSD

PSD quer expulsar 396 militantes que apoiaram adversários nas autárquicas...Mas,número total pode ultrapassar os 500!.. 
Sentidos pêsames às vítimas.

Grandes primeiras páginas, ou as grandes conquistas, habitando nas pequenas, por um instante... (II)


Lembram-se desta imitação barata de Barack Obama?..

Em 2011, Passos era um homem feliz e apaixonado. Para o comprovar, abriu a porta do apartamento em Massamá e nem as suas quatro cadelas foram poupadas - apesar de velhotas lá tiveram de entrar na campanha para as legislativas. 
E é assim que o seu Governo lhes agradece. 
Passos é um ingrato!..

A “coisa” ainda vai dar muito que falar e escrever...

Pela primeira vez, depois do 25 de Abril de 1974, um executivo camarário PS, com maioria absoluta, tendo como presidente de Câmara o Dr. João Ataíde, votou, para passar a vigorar daqui para a frente, que os jornalistas e o público só possam estar presentes na segunda reunião de câmara do mês.
Entretanto, convém não esquecer, que  a “coisa”  para ser aprovada teve o voto a favor de João Portugal, Carlos Monteiro, João Ataíde,  Ana Carvalho e António Tavares, as abstenções de Azenha Gomes e João Armando Gonçalves e um único voto contra, o de Miguel Almeida. ..
Anabela Tabaçó,  como se pode ver na foto Figueira na Hora, não participou nesta sessão.
Para mais tarde recordar, pois a “coisa” ainda vai dar muito que falar e que escrever...
Uma Câmara Municipal é um órgão democrático do Poder Local, onde o presidente só consegue impôr a sua vontade se tiver o apoio ou a conivência da maioria dos vereadores.

Toda a verdade sobre cães e gatos

“Apesar das notícias assustadoras sobre a nova legislação a propósito dos animais de companhia, foi uma noite tranquila cá em casa: o Portas foi ao caixote e depois adormeceu no sofá, a Cristas esteve horas a ronronar e nem sequer comeu, o Pires de Lima já sabe mudar de canal com uma das patas de trás e o Aníbal, como sempre, lambeu uns e outros abanando o rabo. Se continuarem assim, pode ser que a vizinhança não ladre por aí o que não deve e o Governo até ponha ovos logo que regresse aos mercados. Eu, pianinho, cocei a orelha esquerda e fui-me deitar.”

terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Se não tivessem chumbado o PEC4, os portugueses poderiam ter em suas casas cães e gatos com fartura."

- José Sócrates

Vendedores da banha da cobra

foto Pedro Agostinho Cruz
Durante anos - estávamos no tempo do Sócrates, primeiro ministro - trabalhei à noite em Coimbra.
Tive oportunidade de conhecer Coimbra a altas horas da noite e da madrugada.
Encontrei seres humanos abandonados, deitados no chão, cobertos por jornais, cobertores velhos, sujos e rotos  e caixas de cartão. Ao viajar pelas pelas ruas, encontrei  estas pessoas, alta madrugada, completamente desligadas do mundo, enquanto a cidade descansava.
Chuva, sol, vento e frio - aquele frio vindo dos lados da Lousã - e eles, indiferentes, continuavam a repousar sobre o cimento duro das arcadas dos prédios – o mais duro dos leitos-  num sono tão profundo que chegava a  imaginar que sonhavam.
Mas, o que poderiam sonhar estas pessoas?
Agora, que tenho tempo para  percorrer  a Figueira, de dia,  cada vez encontro mais lojas fechadas, casas abandonadas, pessoas a desesperar e desiludidas.
É a actualidade do meu país e da minha cidade.
Entretanto, com a chegada da troika, cresceu  a instabilidade, o medo, a incerteza, a tristeza - nossa e dos nossos amigos e conhecidos.
Todos os dias aumenta o desemprego, a pobreza, a fome, a austeridade, o fosso entre classes sociais.
Mas, pelos vistos existe outro país: o do milagre  dos vendedores da banha da cobra!

Vêm aí mais problemas para os animais...

Planeamento canino...