A rapaziada sabe bem o que anda a fazer.
Parece que anda a brincar...
Parece, mas não anda: isto, é o jogo dos grandes e dos pequenos!
E continuamos na economia de casino...
terça-feira, 15 de outubro de 2013
UMA PERSPECTIVA NOVA DA RUA CÂNDIDO DOS REIS
![]() |
| foto Pedro Agostinho Cruz |
Primitivamente, foi
denominada Rua da Boa Recordação.
Em 26 de outubro de 1910, a Câmara Municipal figueirense passou
a designá-la por Rua Cândido dos Reis, tendo chegado a ser conhecida também por
Rua Almirante Cândido dos Reis e mais popularmente por Rua dos Casinos, por no
primeiro quartel do século XX nela se situarem três casinos.
Localiza-se entre o
Passeio Infante D. Henrique (Jardim Municipal), a nascente, e a Esplanada
António da Silva Guimarães, a poente.
O seu troço entre as Ruas da Liberdade e Bernardo Lopes é
conhecido por "Picadeiro".
P.S. -
A informação sobre a Rua Cândido dos Reis foi recolhida aqui.
Pior que isto ainda é possível?...
Triste, deprimente, muto triste mesmo: humilhá-nos, pusemos os pés pelas mãos, mentimos e rastejamos...
Tudo em vão.
Ainda mais triste é termos de dar a mão à palmatória e verificar que o homem tem razão.
Quem é que pode confiar nesta gente?
Se nem "em casa" são confiáveis, como é que podem ser lá fora? Se nada acontecer entretanto, a partir de 1 de Janeiro de 2014 o país, de uma forma geral e salvo os do costume, vai regredir aos níveis de rendimento pessoal auferidos por alturas do final do século passado ou mesmo antes. Não porque toda a sociedade portuguesa trabalhe em funções públicas, mas porque o "exemplo" do Estado costuma ser seguido (sobretudo quando é "para baixo") pelo sector privado.
Como escreve hoje o Pedro Santos Guerreiro, «o Governo enunciou um novo ciclo e criou a expectativa de menos austeridade. Mas quando abrirem o Orçamento do Estado, os portugueses terão a sensação de Álvaro de Campos na "Tabacaria": "Fui até ao campo com grandes propósitos. Mas lá encontrei só ervas e árvores, E quando havia gente era igual à outra." A austeridade é igual à outra. Ou pior.»
Tudo em vão.
Ainda mais triste é termos de dar a mão à palmatória e verificar que o homem tem razão.
Quem é que pode confiar nesta gente?
Se nem "em casa" são confiáveis, como é que podem ser lá fora? Se nada acontecer entretanto, a partir de 1 de Janeiro de 2014 o país, de uma forma geral e salvo os do costume, vai regredir aos níveis de rendimento pessoal auferidos por alturas do final do século passado ou mesmo antes. Não porque toda a sociedade portuguesa trabalhe em funções públicas, mas porque o "exemplo" do Estado costuma ser seguido (sobretudo quando é "para baixo") pelo sector privado.
Como escreve hoje o Pedro Santos Guerreiro, «o Governo enunciou um novo ciclo e criou a expectativa de menos austeridade. Mas quando abrirem o Orçamento do Estado, os portugueses terão a sensação de Álvaro de Campos na "Tabacaria": "Fui até ao campo com grandes propósitos. Mas lá encontrei só ervas e árvores, E quando havia gente era igual à outra." A austeridade é igual à outra. Ou pior.»
"Governo proíbe manifestação na Ponte 25 de Abril"
Agora, sim, ficou tudo clarinho...
Ficámos todos a saber que a Ponte que já foi de Salazar, agora, é do Passos...
Ficámos todos a saber que a Ponte que já foi de Salazar, agora, é do Passos...
Que quem já é pecador sofra tormentos, enfim! Mas as crianças, Senhor porque lhes dais tanta dor?! Porque padecem assim?!... *
O relatório do comité português da UNICEF sobre os direitos das crianças portuguesas, a que o Expresso teve acesso, revela situações dramáticas e apela à vigilância sobre as consequências da política de austeridade impostas pelo Governo de Lisboa.
* Augusto Gil
* Augusto Gil
Cada vez mais claro. Só não vê quem é cego, ou não quer ver...
O algodão não engana.
Quem conhece Portugal, sabe que em 2014, haverá mais 2% a repartir pelos accionistas e patrões.
Isto, a juntar à redução dos custos do trabalho...
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
«Tanta onda neste país e o menino tinha de vir exibir-se para esta onde estava o senhor Kelly!?», foi com estas palavras que Rui Machete repreendeu o surfista Frederico Morais, na praia de Supertubos, depois do português ter eliminado a lenda do surf mundial...
“Frederico Morais afastou Kelly Slater em Peniche” – A Bola.
“Machete já pediu desculpa e repreendeu surfista português” –
Imprensa Falsa.
Paulo Portas é um fulano perigoso
Estou a ouvir a Antena 1 .
Está a falar uma
senhora, que se apresentou como não sendo de esquerda, nem de direita...
Rapidamente, porém, passou a
fazer elogios ao Paulo Portas e a
atacar a esquerda, os sindicatos, as associações de reformados...
Também, não é para admirar: ainda há muito boa gente que
acredita na boa fé e na bondade de Paulo Portas.
Incrível!.. Mas é verdade!
As mulheres da Cova-Gala que eu conheci...
foto sacada daqui
“Pés descalços na areia branca, que abria sempre caminhos
para o mar.
Olhar de muitas lutas, de coragem e sofrimento...
Luto infinito por alguém, que também por estas areias passou
e ao horizonte da vida já chegou.”
O trabalho pesado não
era ainda o pior – o pior era o sobressalto constante da sua vida.
Sentiam o coração oprimido, mas calavam-se. Sabiam perfeitamente,
pelas outras, o futuro que as esperava. Quantas conheci sempre
de luto – a começar na minha casa, com a minha avó Rosa Maia!..
As mulheres da Cova-Gala que eu conheci...
Coube-lhes sempre o pior quinhão da negra vida. Trabalhavam
o dobro dos homens e, quase sempre, viviam mais do que eles - talvez, porque sofriam muito mais.
domingo, 13 de outubro de 2013
Alguma coisa deve estar errada no meio disto!..
Gostava de perceber como é que o ministro Portas consegue 100 milhões, cortando apenas 25 mil pensões de sobrevivência!...
Ora bem: 100 milhões a dividir por 25000 pensões = 4 000 euros!..
Será que existem 25 mil pensões de sobrevivência nas
condições que o ministro Portas disse para levarem um corte de 4 mil euros!..
Da farsa à tragédia?.. Da tragédia à farsa?... Ou, simplesmente, raciocínios mal iluminados?..
A proposta preliminar de Orçamento do Estado de 2014, a que o SOL teve acesso em exclusivo, prevê uma cláusula de reversibilidade para o corte de 10% nos salários da função pública.
"A alteração do valor dos montantes (…) é reversível num contexto de crescimento económico do país e do equilíbrio orçamental das contas públicas, aferido pela verificação cumulativa das seguintes condições em dois anos consecutivos": PIB com crescimento nominal anual igual ou superior a 3% e saldo orçamental não inferior a – 0,5% do PIB.
A restituição da remuneração original, no entanto, não será feita de um dia para o outro: "ocorrerá em três anos, na proporção de um terço por cada ano", lê-se no articulado do OE que foi a discussão esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
Esta medida – de difícil concretização – é destinada principalmente aos juízes do Tribunal Constitucional, para os tentar convencer que as medidas de austeridade são transitórias.
“Parece um Governo de adolescentes e de gente imatura”!..
Já era assim, mas na véspera das autárquicas isso foi ainda mais público e notário: fez contorcionismo, deu perigosos mortais à retaguarda seguidos de atrapalhadas piruetas, em defesa das políticas do Governo Passos/ Portas - que era tudo uma questão de comunicação e de saber explicar as medidas ao povo, comentava ele...
Se não fosse o problema na comunicação, a seu ver, o povo ia aceitar que lhe fossem ao bolso, ao emprego, à conta bancária, à saúde e à educação - era tudo para o seu bem e para o bem das gerações futuras, etc. e coiso e tal...
Pois, este mesmo senhor, vem agora dizer-nos que afinal o problema deste governo não era, afinal, o tal problema na comunicação...
Ainda bem que este senhor me avisou para a realidade...
“Parece um Governo de adolescentes e de gente imatura”, isto é, em linguagem popular, não passam de rapazolas irresponsáveis...
Fiquei a saber tal graças à sagacidade e à argúcia da análise deste senhor. Obrigadinho, pá!
Se não fosse o problema na comunicação, a seu ver, o povo ia aceitar que lhe fossem ao bolso, ao emprego, à conta bancária, à saúde e à educação - era tudo para o seu bem e para o bem das gerações futuras, etc. e coiso e tal...
Pois, este mesmo senhor, vem agora dizer-nos que afinal o problema deste governo não era, afinal, o tal problema na comunicação...
Ainda bem que este senhor me avisou para a realidade...
“Parece um Governo de adolescentes e de gente imatura”, isto é, em linguagem popular, não passam de rapazolas irresponsáveis...
Fiquei a saber tal graças à sagacidade e à argúcia da análise deste senhor. Obrigadinho, pá!
sábado, 12 de outubro de 2013
Quando a realidade ultrapassa a ficção...
Diário da República de 11 de Outubro de 2013:
— Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11.º e do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, designo como técnico especialista o licenciado António Paulo Martins Pereira Coelho, para exercer funções na área da diplomacia económica no meu gabinete, especialmente concentrada nas comunidades empresariais portuguesas no estrangeiro e nas relações com os países lusófonos.
2 — Não há encargos com a remuneração do designado.
3 — Para efeitos do disposto no artigo 12.º do referido decreto-lei, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho que produz efeitos a 1 de outubro de 2013.
4 — Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação na página eletrónica do Governo.
2 — Não há encargos com a remuneração do designado.
3 — Para efeitos do disposto no artigo 12.º do referido decreto-lei, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho que produz efeitos a 1 de outubro de 2013.
4 — Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação na página eletrónica do Governo.
1 de outubro de 2013.
Em tempo.
Como escreve Rui Curado da Silva no Facebook, "a lata desta pandilha é infinita. Não julguem que o povo vai ficar de braços cruzados quando vai trabalhar para o governo (de borla ou não) um indivíduo que é suspeito de variadíssimas falcatruas, uma delas a da Tecnoforma com o primeiro-ministro".
O “olho fotográfico” do Pedro Agostinho Cruz
![]() |
| foto Pedro Agostinho Cruz |
O “olho fotográfico” do
Pedro Agostinho Cruz, mostra-me, a partir do alto da Torre do Relógio, em primeiro
plano a Esplanada Silva Guimarães (parte)*, o Forte de Santa Catarina e o espelho de água. Depois, o estuário do Mondego. Mais ao fundo, na outra
margem, o Cabedelo, parte da Morraceira, a Gala e a Cova – S. Pedro, freguesia.
Através do “olho fotográfico”
do Pedro Agostinho Cruz, avisto a Figueira e a outra margem de uma forma
totalmente diferente.
OUTRA MARGEM, este blogue, ajuda-me a mostrar aos que passam por aqui,
aquilo que o “olho fotográfico” do Pedro Agostinho Cruz me fez ver, numa perspectiva completamente nova - algo que amo profundamente, que
tinha guardado para mim, mas resolvi partilhar.
As funções da RTP
Já se percebe por que razão Paulo Portas, num gesto único de autoridade, não deixou fechar a RTP: o governo precisava, como sempre, de uma estação que não hesitasse em fazer a sua propaganda. Qualquer propaganda, desde o chamado "alinhamento" à desavergonhada fraude do programa de anteontem O País Pergunta, um puro "tempo de antena" de Pedro Passos Coelho. Não é por acaso que se escolheu a quarta-feira anterior à discussão e apresentação do Orçamento (sábado, domingo e terça, 15). A maioria tinha de ser amaciada, o público de ser metodicamente enganado e o primeiro-ministro de estabelecer a sua supremacia na coligação. O País Pergunta conseguiu tudo isto e, pior ainda, misturar à coisa um cheirinho democrático para maior sossego dos tolos.
Chamadas de números privados
Cada vez há menos mistério nestas nossas desinteressantes vidas...
Mas, ainda há lugar à excepção...
De vez em quando, muitas vezes a altas horas da noite, recebo chamadas de um número privado...
Começo logo a
imaginar quem é que poderá estar do outro lado e não atendo...
Uma, ou duas vezes, porém, em que acordei com o telemóvel a tocar e atendi sem verificar de onde provinha a chamada,desligaram sem dizer nada. Do outro lado, apenas silêncio!..
Comecei a ter mais cuidado.
E, como nos dias que correm, esta, é uma das poucas coisas que me resta
na vida, como ficção, não atendo.
Assim, consigo manter o interesse pela vida e pelo
suspense...
Obrigado, a quem se dá ao trabalho de me ligar em modo privado.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Treinador medroso, estrelas a jogar a passo... Enfim, mais do mesmo: serviços mínimos...
Eu confesso que não estive lá muito atento mas, hoje, alguém viu por ai a jogar os craques da selecção de futebol?
Francisco José Martinho dos Santos tinha 30 anos...
Vivia em condições miseráveis com a mulher, de 21, e o filho, de quatro, na “ilha” de Campanhã que o PÚBLICO retratou na reportagem “SOS na zona pobre”. Francisco José, feito “homem fantasma” numa rixa que o deixou impossibilitado de trabalhar, esperava que a Câmara do Porto lhe atribuísse uma casa. Esteve perto de o conseguir, mas um engano deixou a família a viver entre as mesmas paredes podres.
Francisco José morreu à espera. José António Pinto, técnico assistente social da Junta de Freguesia de Campanhã, conhecido como “Chalana”, deu a notícia ao autor da reportagem, o jornalista Paulo Moura, através de uma carta que pode ler na íntegra clicando aqui.
António Samuel Matias vai tomar posse como o novo presidente da junta de freguesia de S. Pedro
Dia 19, pelas 11h30, vai tomar posse a nova Assembleia de Freguesia de S. Pedro, saída do acto eleitoral de 29 de setembro p.p.
O novo Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro é António Samuel Matias.
O novo Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro é António Samuel Matias.
A Preguiça, da autoria do mestre escultor Laranjeira Santos, que se encontrava no jardim do Museu Municipal Santos Rocha desde as obras de intervenção do Jardim Municipal (2005) foi transferida para o espelho de água frente ao Forte de Santa Catarina
DAQUI.
SE QUER FICAR A CONHECER A ESTÓRIA D´A PREGUIÇA, CONTADA POR LARANJEIRA SANTOS, O SEU AUTOR, EM PRIMEIRO PLANO NA FOTO DE PEDRO AGOSTINHO CRUZ, CLIQUE AQUI.
SE QUER FICAR A CONHECER A ESTÓRIA D´A PREGUIÇA, CONTADA POR LARANJEIRA SANTOS, O SEU AUTOR, EM PRIMEIRO PLANO NA FOTO DE PEDRO AGOSTINHO CRUZ, CLIQUE AQUI.
Portugal - e o futuro?..
"A imagem deste recorte do passado é uma espécie de “sonho molhado” de Passos Coelho. Um país de funcionários que têm apenas o essencial para a sobrevivência e que, na falta de transportes públicos em quantidade suficiente, se desloquem para os empregos a pé... ou de bicicleta." - daqui
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Concelhia de Coimbra do PSD demite-se em bloco...
"... a demissão deve-se ao facto dos elementos da concelhia entenderem que, após a derrota de dia 29 de setembro, se fecha um ciclo na vida concelhia do partido."
Em tempo.
Resultados PPD/PSD.CDS-PP.PPM.MPT, na Figueira: SOPA (31,77%).
Andamos é todos enganados...
| foto Público |
O arranque do
programa da RTP “O País Pergunta”, tendo
como primeiro artista e convidado especial, Pedro Passos Coelho, não podia ter
deixado mais estupefacto e surpreendido o país real.
Se aquela montra - os
20 cidadãos escolhidos – tem algo a ver e é representativa da sociedade
portuguesa, seguramente que temos andado todos a laborar num enorme e crasso
erro de análise, pois Portugal é um país dos mais desenvolvidos da Europa, em
particular, e do mundo em geral...
Por outro lado, “não é todos os dias que um PM tem direito a um talk show de duas horas na televisão”...O Primeiro-Ministro ontem esteve muito à-vontade na televisão. Não cantou a Nini, mas pronto, também não se pode ter tudo.
Estacionamento no Hospital vai começar a ser pago
Tal como estava previsto, desde há meses, o estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz, sito na Aldeia da Gala, vai passar a ser pago!..
A Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz tinha previsto colocar parqueamento pago no parque do hospital há mais tempo.
Esteve previsto para entrar em vigor em 1 de Setembro de 2013. Todavia, quiçá por motivos eleitorais, foi adiado.
Agora, acabaram-se todas as duvidas. AS BEIRAS de hoje adiantam os pormenores, dados pelo presidente do conselho de administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Adriano José Carvalho Rodrigues : numa primeira fase, denominada de experimental, que deverá ter início na próxima semana, prolongando-se cerca de um mês, continua a ser grátis. Depois, quem mantiver a viatura estacionada mais do que 15 minutos passa a pagar.
Esteve previsto para entrar em vigor em 1 de Setembro de 2013. Todavia, quiçá por motivos eleitorais, foi adiado.
Agora, acabaram-se todas as duvidas. AS BEIRAS de hoje adiantam os pormenores, dados pelo presidente do conselho de administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Adriano José Carvalho Rodrigues : numa primeira fase, denominada de experimental, que deverá ter início na próxima semana, prolongando-se cerca de um mês, continua a ser grátis. Depois, quem mantiver a viatura estacionada mais do que 15 minutos passa a pagar.
A aplicação do tarifário e do sistema foram articulados com a
empresa municipal Figueira Parques.
Os funcionários do hospital vão pagar um “valor simbólico” –
2,5 euros por mês.E pronto: no inverno podem estacionar gratuitamente fora dos parques do Hospital e sujeitam-se a uma molha; no verão, com os parques fora do Hospital ocupados pelos veraneantes, venham a pé, de táxi, de bicicleta... Desenrasquem-se!
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)










