sexta-feira, 19 de abril de 2013
Autárquicas 2013 na Figueira... (da série, o que já lá vai e o que ainda aí vem…)
Para o ano de 2013,
foram estabelecidos os seguintes
períodos de defeso para a Pesca no rio Mondego de lampreia.
- Para a pesca de lampreia, de 24 de fevereiro a 5 de março
e de 16 de abril a 20 de dezembro;
- O período de defeso da lampreia estabelecido no Despacho n.º 31596/2008, de 26 de novembro de 2008, termina, em 2012,
a 20 de dezembro, iniciando-se a safra a partir do dia seguinte.
- Entre 24 de fevereiro e 5 de março e entre 22 de abril e 1
de maio, para além da interdição da captura, manutenção a bordo, descarga e
primeira venda de exemplares das espécies em defeso capturadas em águas
interiores não marítimas no Rio Mondego, é interdito calar redes de tresmalho
de deriva e de fundo e as asas das estacadas dirigidas à pesca de lampreia e
devem ser retiradas ou unidas e a rede levantada por forma a impedir a captura
de peixes. (Clique para ver Despacho n.º 1313 de
2013 de 22 de Janeiro).
Entretanto, em finais de Fevereiro passado, Miguel Almeida veio à boca de cena.
Hoje, li o seguinte no Diário de Coimbra.
Isto, quando toda a gente,
minimamente conhecedora do assunto, sabe
que “depois de Abril, por já ter desovado, a lampreia deixa de ter valor.”
Em tempo.
Às vezes a política é feita com autenticidade, sinceridade e verdadeiramente, mas é raro tal acontecer.
Ás vezes a política
tem coerência, mas é raro tal acontecer.
Ás vezes os políticos
são genuínos, mas é raro tal acontecer.
Percebem, agora, porque, em meu entender, certos políticos não passam de "bimbos"?..
Os câmara boys
A estrutura de recursos humanos está invertida.
O profissionalismo foi dizimado pelo clientelismo.
Em tempo.
O que nos vale é que existem excepções...
A Figueira, digo eu, é, portanto, neste caso, também, o contraponto contra natura.
Repito, digo eu...
Mas gostava de saber se mais alguém pensa assim...
O profissionalismo foi dizimado pelo clientelismo.
Em tempo.
O que nos vale é que existem excepções...
A Figueira, digo eu, é, portanto, neste caso, também, o contraponto contra natura.
Repito, digo eu...
Mas gostava de saber se mais alguém pensa assim...
Túnel ao fundo do túnel
«O nosso destino é falhar. Vamos falhar todos juntos. E sem estrebuchar. Há que educar o gosto para a beleza do falhanço colectivo. Imagine que vai ser devorado por um tigre. Não seja lírico. Já lhe disseram que não há alternativa. Lutar com o tigre é inútil (recordo que não há alternativa). O melhor é ficar quieto e deixar-se devorar. E, já agora, deitar uma pitada de sal no lombo, que o tigre gosta da carne apaladada. O trabalho do Governo é tratar deste tempero. Não se preocupe com nada.»
Crónica na íntegra aqui.
Ricardo Araújo Pereira, na Visão desta semana, sobre alternativas e falta delas.
Crónica na íntegra aqui.
Ricardo Araújo Pereira, na Visão desta semana, sobre alternativas e falta delas.
Ai Naval, Naval...
«Vir dizer que os jogadores, que não recebem há quatro meses
- depois de incumprirem todos os prazos e todas as obrigações, depois de
incumprirem com todas as promessas feitas, depois de cheques devolvidos do
presidente da Naval -, cometeram um ato ilegal pelo facto de não treinarem, eu
acho que isto é de alguém completamente desavergonhado, é perder completamente
a vergonha», disse Joaquim Evangelista.
O dirigente sindical desafiou o presidente da Naval a
esclarecer a situação, designadamente a vir dizer se há realmente algum
investidor interessado no clube da Figueira da Foz.
«Então quem são os sérios? Os sérios são os que não pagam e
não honram os compromissos? No mínimo, devem ter respeito pelos jogadores. Já
está na hora de o presidente da Naval dar a cara e dos dirigentes que lá estão
assumirem a verdade», sustentou.
Evangelista desafiou mesmo os dirigentes da Naval a dizerem
se há, de facto, um investidor e a «deixarem-se de brincadeiras com os
jogadores profissionais de futebol».
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Aldrabões..
Dívida pública superou 126% do PIB em Fevereiro...
Estão a ver o problema que foram os 0.6% do PIB devidos ao chumbo do TC!..
Haja Deus...
6% baralha e volta a... tirar...
"É puxar a brasa à minha sardinha, pois é. Estou desempregada e vejo este yo-yo da que já não é fortuna nenhuma. Se o meu coração, por este e outros motivos, sobreviver a 2012/13 podem estudar-me...
Custa, não se pense que é viver à sombra da bananeira. Sabem-me bem os primeiros dias de sol, poder aproveitá-lo. Experimentei fazer coisas que fui adiando enquanto trabalhava, pude fazer babysitting e não o trocava por nada. Mas custa bastante ser diariamente confrontada com a situação, com os 6% que afinal eram meus mas agora já não. Custam os olhares de pena e segue a vidinha (prefiro que a sigam logo), custam as não respostas, custa o subsídio comparado com o que se recebia a trabalhar. E custa-me ser só um número, isso é o que me custa mais."
Em tempo.
Peço desculpa à Marta Spinola, pois ela vota desde os seus 18 anos.
Mas este post não tem cor política, ou não pretende ter. É uma coisa mais egoísta, é sobre ela.
Custa, não se pense que é viver à sombra da bananeira. Sabem-me bem os primeiros dias de sol, poder aproveitá-lo. Experimentei fazer coisas que fui adiando enquanto trabalhava, pude fazer babysitting e não o trocava por nada. Mas custa bastante ser diariamente confrontada com a situação, com os 6% que afinal eram meus mas agora já não. Custam os olhares de pena e segue a vidinha (prefiro que a sigam logo), custam as não respostas, custa o subsídio comparado com o que se recebia a trabalhar. E custa-me ser só um número, isso é o que me custa mais."
Em tempo.
Peço desculpa à Marta Spinola, pois ela vota desde os seus 18 anos.
Mas este post não tem cor política, ou não pretende ter. É uma coisa mais egoísta, é sobre ela.
Que grandes profissionais: “paguem aos Homens”!..
Os jogadores da Associação Naval 1º. de Maio, época de
2012/2013, são um exemplo de dignidade, superação e profissionalismo, como
ontem tive oportunidade de ver ao vivo.
Numa altura em que a equipa vive um período conturbado, com
salários em atraso e com a recente decisão de subtração de 12 pontos na
classificação, a equipa figueirense ganhou um novo fôlego com a vitória ontem arrancada a ferros. Só a um minuto do final
do tempo regulamentar, a Naval conseguiu dar a volta ao marcador através de Marcelo
Santiago, no lance mais bem conseguido e vistoso de todo o encontro, que
envolveu, além do marcador do golo, Pedro Moreira e Carlitos.
A equipa da Madeira tinha inaugurado o marcador aos 19
minutos, na sequência de uma lance de
bola parada. A Naval igualou aos 57, também num lance de bola parada.
Os jogadores da Naval, apesar de todas as dificuldades,
inclusive o ostracismo da cidade – ontem, com muita boa vontade, estariam no
Bento Pessoa 100 espectadores – nunca desistiram e conseguiram dar a volta ao
resultado a 1 minuto do final.
“Paguem aos Homens” - este foi o grito que se ouviu ontem no
Municipal Bento Pessoa no decorrer da partida com o Marítimo B.
Em tempo.
Em tempo.
«Quem é sério no trabalho merece felicidade. Vamos lutar dia a dia para que esta instituição fique pelo menos na II Liga e esperar que surjam novidades positivas, porque todos temos família».
Álvaro Magalhães, tem já um percurso longo no futebol e não consegue encontrar paralelo na sua carreira para uma situação como a que está a atravessar nesta sua passagem pela Naval...
«Nem em África?»
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Nem tudo o que reluz é oiro…
A verdade é o que já se sabia da jogada…
Basta pensar uns
segundos. A troika percebeu que o novo Estado novo do gasparismo não iria poder
suspender a democracia, até porque, pelo menos até aqui, a UE exige que os seus
membros sejam estados democráticos…
É fácil de pereceber, que um projecto de destruição do Estado Social,
no decorrer de vários anos, só poderá ser lançado e concretizado com o apoio de
todos os partidos daquilo que chamam arco da governação, seja lá isso o que for.
Enquanto o PS não contou nas sondagens, a troika tratou Seguro abaixo de cão…
Mas, agora, ao perceberem que estão apoiados, no interior de
Portugal, por um governo cada vez mais fantoche, lembraram-se de que o PS também existe...
Vai daí, da noite pró dia, o subserviente Passos, perante a
troika, mas arrogante, perante os portugueses em geral, passa a querer ser dialogante com Seguro, note-se, no mesmo dia em que a troika o ia fazer…
Entretanto, Seguro já falou: «no essencial, não houve nada de novo nas reuniões com o primeiro-ministro e com a troika».
Mas, atenção, digo eu que há muito deixei de acreditar no
Pai Natal: entre aquilo que se diz em privado e o que se diz à comunicação social, podem existir grandes
diferenças...
Modernices…
Deus guiou Moisés.
A Estrela guiou os Reis Magos.
O Espírito Santo
guiou Pedro, o primeiro Papa.
O Excel, ainda por cima “marado”, guiou Victor Gaspar.
Resultado da “modernice”…
Quem se lixou fomos nós!..
Linha da Beira Alta: o futuro a Deus pertence?..

Dentro de um mês «haverá um encontro com vários parceiros regionais, incluindo potenciais clientes interessados numa linha de transporte de mercadorias», no sentido de «avaliar a sustentabilidade económica» do ramal ferroviário da Figueira da Foz/Pampilhosa.
A revelação foi feita por Jorge Bento, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM), após uma reunião mantida com os responsáveis da Refer.
Via Diário de Coimbra
terça-feira, 16 de abril de 2013
Ordens da "troika" cumprem-se e não se discutem...
A troika ordenou que Pedro Passos Coelho escrevesse uma carta a António José Seguro a ordenar-lhe que esteja presente numa reunião amanhã. A direcção de António José Seguro diz que a carta é uma encenação, mas... vai.
Ordens são ordens e lá nisso o rapaz é cumpridor.
Via O país do Burro
Ordens são ordens e lá nisso o rapaz é cumpridor.
Via O país do Burro
Estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz, sito na Aldeia da Gala, vai passar a ser pago!..
Para já, esta, é a
notícia do dia, na Figueira.
“Para a próxima semana,
talvez, nos vejam na televisão.
E porque, o Conselho de Administração do Hospital da Figueira, EPE, decidiu atribuir à Figueira Parques EPE, a concessão do estacionamento vedado.
Assim se informa que os utentes do Hospital passarão a pagar, que os visitantes, como se de um parque de diversões se tratasse, passarão a pagar, que os funcionários passarão a pagar.
Isto tudo em nome da defesa e segurança dos utilizadores!!!!!!!
Boa questão para os Amigos do Hospital se pronunciarem.
A continuar por este caminho o Hospital e sua respectiva Administração, amigos, certamente achará muitos.
E já agora, nem numa fábrica de chouriços, qualquer Administração, teria a coragem de impôr tais regras, quer a visitantes, quer a funcionários.”
E porque, o Conselho de Administração do Hospital da Figueira, EPE, decidiu atribuir à Figueira Parques EPE, a concessão do estacionamento vedado.
Assim se informa que os utentes do Hospital passarão a pagar, que os visitantes, como se de um parque de diversões se tratasse, passarão a pagar, que os funcionários passarão a pagar.
Isto tudo em nome da defesa e segurança dos utilizadores!!!!!!!
Boa questão para os Amigos do Hospital se pronunciarem.
A continuar por este caminho o Hospital e sua respectiva Administração, amigos, certamente achará muitos.
E já agora, nem numa fábrica de chouriços, qualquer Administração, teria a coragem de impôr tais regras, quer a visitantes, quer a funcionários.”
Necessidade de tempo inteiro para os negócios?..
“Miguel Relvas demitiu-se do cargo de ministro no princípio do mês, agora resolveu cortar com o Parlamento.”
Pelos vistos, Relvas, resignado, resolveu afastar-se de São Bento.
Registe-se a decisão.
Relvas, perdido, nos Passos Perdidos, seria tudo menos um espectáculo bonito...
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Momento ecuménico
É bonito ver que somos todos irmãos…
Em tempo.
Há quem diga, que nós
somos o que conseguimos comer...
clube do Aprígio Santos em maus lençóis...
Jogadores da Naval não treinaram em protesto contra salário
Liga confirma perda de 12 pontos
O treino no estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, estava marcado para as 10:00, mas os jogadores reuniram-se uma hora antes e, segundo uma fonte do plantel, decidiram tomar esta posição colectiva face ao atraso de pagamento de quatro meses de salários. In Expresso
Liga confirma perda de 12 pontos
A Naval perdeu esta segunda-feira 12 pontos na Segunda Liga, por dívidas a dois clubes brasileiros, após a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter dado sequência à decisões do Comité Disciplinar da FIFA. In Record
Via Pessoal da Corda
Comentário político, ou conversa de tasca?..
Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, na TVI: "Gaspar não tem a categoria política de Salazar"!..
Em tempo.
Embora isto seja difícil de decifrar, alguém terá de ficar mal na fotografia.
Será Salazar, Vítor Gaspar, ou Marcelo Rebelo de Sousa?..
Em tempo.
Embora isto seja difícil de decifrar, alguém terá de ficar mal na fotografia.
Será Salazar, Vítor Gaspar, ou Marcelo Rebelo de Sousa?..
«JOSÉ ALBERTO»
Lugre bacalhoeiro de casco de aço e com quatro mastros construído em 1923 na Dinamarca, no estaleiro da firma H. C. Christensen, de Warstre. Foi baptizado pelo seu primeiro proprietário (Red. Damp-og Seilskibs A/S, de Marstal) com o nome de «Caroline» e navegou com carga geral até 1935, ano em que foi adquirido pelos armadores portugueses da Sociedade de Pesca Oceano Lda, da Figueira da Foz. Segundo várias fontes, o «José Alberto» retomou o nome do primeiro navio da cidade da foz do Mondego a ser preparado (em 1902) para a pesca do bacalhau. O lugre de 1935 apresentava 687 toneladas de arqueação bruta e media 60 metros de comprimento fora a fora por 9,90 metros de boca por 3,50 metros de pontal. Podia carregar mais de 11 000 quintais de peixe salgado. Foi-lhe adaptado, em 1937, uma máquina Deutz de 480 bhp de potência. A sua tripulação compreendia 69 homens entre marinheiros e pescadores. Foi seu primeiro comandante (até 1939) o capitão João de Deus. Depois de muitos anos de serviço útil nos longínquos mares do Canadá e da Groenlândia, o «José Alberto» perdeu-se -durante a campanha de pesca de 1968- na zona de Virgin Rocks (Terra Nova), devido a um incêndio que se declarou a bordo e que não foi possível extinguir. Felizmente todos os seus homens puderam colocar-se a salvo antes do soçobro deste malogrado navio bacalhoeiro, que deixou imensas saudades na população figueirense.
Via A Ler Navios
Via A Ler Navios
O MARIDO DA LAURA PODERÁ SER INCONSTITUCIONAL?
Como é que se explica ao político que só percebe de tráfico de relações humanas, e nada de relações humanas, que atrás de cada desempregado, está um flagelo, financeiro, é verdade, mas também, uma calamidade...humana?
Via FINALMENTE SOU UM GAJO DESEMPREGADO
Via FINALMENTE SOU UM GAJO DESEMPREGADO
domingo, 14 de abril de 2013
A EUROPA NO GOVERNO *
"Aqui importa-se tudo. Leis, ideias, filosofias,
teorias, assuntos, estéticas, ciências, estilo, modas, maneiras, pilhérias,
tudo vem em caixotes pelo paquete. A civilização custa-nos caríssimo, com os
direitos de Alfândega: e é em segunda mão, não foi feita para nós, fica-nos
curta nas mangas..."
Eça de Queiroz, in Os Maias
* Título do post sacado daqui
Profundo PSD
O Conselho Nacional do PSD aprovou um voto de louvor ao militante Miguel Relvas, no dia em que este deixou o Governo, subscrito, em primeiro lugar, por Sabrina Furtado, Luís Montenegro e Luís Menezes.
O documento descreve a atuação de Miguel Relvas como "de inexcedível lealdade à causa pública posto ao serviço de Portugal e dos portugueses" e enaltece "o seu contributo como militante e dirigente do partido, particularmente nos últimos cinco anos".
O documento descreve a atuação de Miguel Relvas como "de inexcedível lealdade à causa pública posto ao serviço de Portugal e dos portugueses" e enaltece "o seu contributo como militante e dirigente do partido, particularmente nos últimos cinco anos".
Posse dos novos membros do Governo...
![]() |
Cardoso da Costa, Pedro Lomba, Emídio Guerreiro, Teresa Morais, Poiares Maduro
e Marques Guedes: os novos governantes num alinhamento curioso foto ENRIC VIVES-RUBIO |
- Portas estava «demasiado longe» para assistir à tomada de posse
sábado, 13 de abril de 2013
Vieram para fazer o que fizeram… Vieram para fazer o que estão a fazer…
1. O governo irlandês conseguiu um prolongamento do
pagamento da dívida. Parece que a simpatia se estendeu a Portugal, apesar de
todos os esforços de Vitor Gaspar.
2. O alargamento do prazo em sete anos significa que
pagaremos menos mil milhões de euros por ano. Uma quantia mais ou menos
idêntica à que foi vilmente boicotada pelo tribunal constitucional.
3. Um esquerdista impenitente como eu retira daí que afinal
vale a pena negociar com a Europa. Mas, já se sabe, estou intoxicado pelos
jornalistas do “Público”.
4. A austeridade continua. Será alargada aos desempregados e aos doentes, ou seja, aos “bens não transacionáveis”...
Isto vai lá.
Os filhos da democracia...
Quase 40 anos depois do fim da ditadura de
Salazar/Caetano, o Estado social e a escola pública, educou e formou aqueles
que estão a proceder à sua destruição.
E, pasmem, foram os que dentro do sistema, os que
foram eleitos pelos Portugueses, os que seguiram as regras da democracia, os que estão a fazer todo o
trabalhimo!
Estes são os verdadeiros filhos do 25 de
Abril?..
Ou do 25 de Novembro?..
A Democracia tem destas coisas.
Vejamos, dois exemplos:
Declaração de interesses.
Neste momento, desde meados de outubro p.p., após 41 anos de carreira contributiva para a segurança social, estou desempregado.
Os 6% que me querem retirar, do meu ponto de vista, é um roubo.
Sinto-me roubado e não posso apresentar queixa na esquadra mais próxima.
Portanto, ninguém irá preso...
E se não se prende ninguém por me roubar a mim e a centenas de milhares de portugueses, porque carga de água é que se há-de prender alguém por assaltar um banco ou uma carrinha de valores?...
Mais: já agora, se me querem roubar, a mim e a centenas de milhares de desempregados, porque é que esse tal de gaspar não elabora um decerto a mandar fuzilar, por exemplo 500.000 desempregados?...
Será porque, por enquanto, é contra a lei fundamental do país?...
Pois, se é só por isso, é um muito fraco argumento: roubar 6% também o é!..
Veleiro alemão naufragado quarta-feira já foi removido da praia do Cabedelo...
O veleiro alemão, naufragado na quarta-feira à entrada do porto da Figueira da Foz, foi removido esta manhã da praia do Cabedelo, numa operação que envolveu uma grua de grandes dimensões e decorreu ao longo de cinco horas.
Mais pormenores aqui.
Mais pormenores aqui.
«Este Governo parecia estar de pedra e cal e agora abana por todos os lados»
Jerónimo de Sousa afirmou que o actual Governo chegou ao
poder “prometendo o que sabia que não ia cumprir”, “fazendo agora da
chantagem a sua tábua de salvação”. O líder comunista considerou que a decisão
do Tribunal Constitucional (TC), que “obriga o Governo a devolver os subsídios
que roubou”, foi dramatizada pelo PSD para ser, juntamente com a própria
Constituição da República Portuguesa, “a origem de todos os problemas actuais e
riscos futuros do país” quando, assegurou Jerónimo de Sousa, estão em causa
“apenas umas décimas” do défice das contas públicas. “Este Governo é
responsável por um valor que equivale a três vezes mais do que o representado
pelas quatro normas chumbadas pelo TC”, garantiu. “Este Governo é que já
destruiu 430.000 empregos; já empurrou para a emigração mais de 250.000
pessoas”, acusou. O objectivo da dramatização pelo Governo, defendeu o
secretário-geral do PCP, é levar avante “as políticas de liquidação das
prestações sociais e dos serviços públicos (…) favorecendo interesses privados”,
como, acredita, “há muito estava programado pelo actual Governo com o FMI e a
Troika”. A solução, diz Jerónimo de Sousa, é “devolver a palavra ao povo” e
“não dar tréguas a esta política”. Defendendo “o valor estratégico da luta”, o
líder comunista sublinhou que “este Governo parecia estar de pedra e cal e
agora abana por todos os lados”.
Estaleiros Navais do Mondego, ferrovia e arroz
Jerónimo de Sousa não esqueceu, na sua intervenção, os
problemas que afectam mais directamente a Figueira da Foz. Sobre os Estaleiros
Navais do Mondego (ENM), lembrou “os 236 navios construídos”, e a mão-de-obra
altamente especializada numa área crucial para o país, lamentando “todo o
processo que culminou na venda a uma empresa sem condições financeiras nem
experiência na construção naval”.
Aos produtores de arroz do Baixo Mondego, Jerónimo de Sousa
deixou uma palavra de solidariedade, apontando o dedo aos sucessivos ministros
que “vão sempre dizendo que há dinheiro para a obra hidroagrícola, mas esta
nunca avança”.
Aumentar impostos… ao capital
“Ora agora governas tu, mal; ora agora governo eu, mal”,
ironizou Jerónimo de Sousa, a propósito dos chamados partidos do arco do poder.
A receita, partilhada também, “continuará a ser a de aumentar impostos e
sacrifícios sempre aos mesmos, deixando de fora o capital”. Com críticas
directas aos “donos” dos grandes grupos económicos que retiraram as suas sedes
fiscais de Portugal, “Pingos Doces e Continentes”, o secretário-geral do PCP
lamentou que “esses capitalistas com as costas quentes ainda tenham a
arrogância de defender que a solução passa por salários ainda mais baixo,
julgando que podem falar como antes do 25 de Abril”.
A manter-se o rumo, Jerónimo de Sousa afirma que “o
desemprego aumentará, o país ficará mais pobre e nunca conseguirá pagar a
dívida”. Em sentido contrário, o PCP defende “a renegociação total da dívida,
em todos dos prazos”, já que as modificações parciais se destinam, acredita, a
perpetuar a dívida e a dependência, assegurando juros cada vez maiores aos
credores. Apoiar políticas de aumento da produção, de reindustrialização, de
agricultura e das pescas, pondo travão às PPPs onde, acusa, “a montanha pariu
um rato”, e às rendas excessivas nas energias, “em que nos atiraram areia para
os olhos”, é a solução defendida pelo PCP, “tendo como objectivo o pleno
emprego”.
« É possível derrotar este Governo e salvar o país»
“Portugal precisa de um Governo que não seja um pau
mandado”, disse Jerónimo de Sousa. Para que isso aconteça, sublinhou, “é
preciso acreditar que é possível derrotar este Governo e salvar o país” e,
acrescentou, “não há solução patriótica e de Esquerda sem o PCP”.
“Queremos ruptura, mudança e participação numa política de
Esquerda”, afirmou, “mas não queremos um ou dois ministérios, para depois
sermos co-responsáveis de uma política de Direita”, concluiu.
Texto de Andreia Lemos, sacado ao Figueira na Hora
Fotos António Agostinho
O Governo quer pôr desempregados, doentes e reformados a descontar sobre descontos que já fizeram!..
Vítor Gaspar afirmou nesta sexta-feira em Dublin, Irlanda, que uma das medidas com que o Governo conta preencher o buraco orçamental deste ano será um "redesenho" das contribuições que serão impostas aos beneficiários dos subsídios de desemprego e de doença.
Subscrever:
Mensagens (Atom)














