domingo, 27 de agosto de 2023

Mesmo visto de cima, o perigo que é o Cabedelo depois da "requalificação" é bem visível...

Esta imagem do Município da Figueira da Foz obtida a partir do ar, mostra a nova paisagem do espaço público cimentado que é o Cabedelo. 
"Requalificação" disseram eles! 
Arquitectura de implantação de cimento num sítio em que tal nunca deveria ter sido permitido (estamos a falar de uma duna primária), concretizada através do princípio de quem olha de cima para os espaços a requalificar. 
Sabendo que até as criancinhas agradecem que nos baixemos para falar com elas cara a cara, podemos afirmar o que já sabíamos: esta arquitectura dos implantes de cimento não serve nem respeita a natureza. Escondeu linhas de água, arrasou as sinuosidades do terreno e a vegetação natural, para distribuir cimento, tornando o espaço uma superfície agressiva para quem quer aceder à praia para lá trabalhar: revestiram a maior parte do chão com materiais que nem ao maior pobre diabo lembrariam!..
Duvidam? Perguntem aos maiores utilizadores do Cabedelo: os surfistas. 
Depois, logo a seguir ao molhe, para sul, temos bem definida aquela "barra" que o vídeo (com mais de 75 mil vizualizações) que podem ver abaixo nesta postagem, bem demonstra e alerta pra o perigo que o Cabedelo passou constituir após a tal de "requalificação".
Outubro está quase à porta...

Sem comentários: